Carreira e Mercado

Saúde no trabalho: como evitar o burnout e outras doenças ocupacionais

Está se sentindo meio estressado? Confira o nosso post com dicas de como evitar o burnout e outras doenças ocupacionais, advindas do ambiente de trabalho!

5
minutos de leitura

Como evitar o burnout e outros problemas do tipo? Anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem devido a complicações relacionadas ao ambiente de trabalho. Os dados, fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram uma realidade alarmante.

Diante disso, é importante focarmos na promoção da saúde no trabalho e em estratégias que visem a otimização dessa realidade. Assim, evitar doenças ocupacionais pode se tornar algo mais palpável, culminando na redução de números tão expressivos.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e aprenda a cuidar de seus futuros pacientes e também da sua própria saúde enquanto trabalhador!

Quais são as principais doenças do trabalho?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as principais doenças ocupacionais e como cada uma delas se manifesta em nossa saúde. Sabendo destas informações é possível identificar os problemas e elaborar estratégias de como evitar o burnout e outras doenças do trabalho. Confira!

LER e Dort

São problemas que afetam os músculos, tendões e nervos quando fazemos movimentos repetitivos ou ficamos em posições desconfortáveis por um longo tempo no trabalho. Isso pode acontecer, por exemplo, se passamos muito tempo digitando no computador ou usando ferramentas manuais.

Problemas de visão e audição

Ficar muito tempo olhando para telas de computador pode cansar os olhos e prejudicar a visão. Não obstante, estar exposto a barulhos altos no trabalho pode danificar a audição ao longo do tempo.

Asma ocupacional

É quando algumas substâncias no ambiente de trabalho desencadeiam sintomas de asma, como falta de ar e tosse. Isso pode acontecer em locais onde há muita poeira, produtos químicos ou fumaça.

Doenças psicossociais

São problemas emocionais, como ansiedade e estresse crônico, que podem surgir devido ao trabalho, especialmente se o ambiente não for muito adequado, se houver muita pressão ou se não nos sentirmos apoiados pelos colegas. Essa é uma realidade muito frequente no campo da saúde, pois os profissionais da Medicina trabalham com o bem mais precioso de todos: a vida; mas na maioria das vezes têm recursos escassos.

Problemas na coluna

Se ficarmos muito tempo em posições ruins, ou levantarmos peso de forma errada no trabalho, podemos acabar com dores nas costas, hérnias de disco e outros problemas na coluna. Isso é comum em trabalhos que exigem muitos movimentos repetitivos ou carregar coisas pesadas.

Síndrome de burnout

Este problema acontece quando nos sentimos completamente esgotados, tanto física quanto emocionalmente, devido ao trabalho. O burnout, ou estafa mental, pode acontecer quando estamos sobrecarregados, não recebemos reconhecimento ou não conseguimos separar o trabalho da vida pessoal.

Além disso, ter que lidar com outras doenças do trabalho, como as listadas acima, também pode contribuir para o esgotamento, pois é mais um desconforto e preocupação para colocar na conta.

Como evitar o burnout e outras doenças ocupacionais?

Agora, é hora de você entender quais estratégias podem ser utilizadas para reduzir a incidência de doenças no trabalho e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores em geral. Saber como evitar o burnout e outras doenças advindas do ambiente de trabalho é valioso para todos! Vamos lá?

Gerencie sua carga de trabalho

É importante entender seus limites e capacidades. Tente organizar suas tarefas de forma realista, priorizando aquelas mais importantes ou urgentes. Se perceber que está sobrecarregado, não hesite em falar com seu supervisor para reavaliar suas responsabilidades ou buscar apoio adicional, se necessário.

Não se esqueça de que se comunicar abertamente sobre sua carga de trabalho pode ajudar a evitar o acúmulo de estresse e a manter um equilíbrio saudável.

Priorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Embora seja importante se dedicar ao trabalho, também é essencial reservar tempo para atividades pessoais e familiares. Tire folgas para descansar e recarregar as energias com frequência, não espere realmente precisar delas, pois quando isso acontece significa que já chegamos no nosso limite e fica mais difícil evitar o burnout.

Para isso, se desconecte do trabalho após o expediente, evitando verificar e-mails ou mensagens relacionadas ao trabalho. Encontre hobbies ou atividades que o ajudem a relaxar e a manter uma vida equilibrada.

Busque apoio quando necessário

Você não está só! Se estiver enfrentando dificuldades no trabalho ou lidando com altos níveis de estresse, não hesite em buscar apoio. Isso pode incluir conversar com um colega de confiança, procurar orientação de um supervisor ou utilizar os recursos de apoio oferecidos pela empresa, como programas de aconselhamento ou assistência ao empregado.

Não se esqueça de que você não precisa enfrentar os desafios sozinho e que há recursos disponíveis para ajudá-lo.

Cuide da sua saúde física

O bem-estar físico é fundamental para o bem-estar geral, combinada aos cuidados com a saúde mental. Certifique-se de fazer pausas regulares durante o dia de trabalho para descansar e alongar-se. Mantenha-se ativo, seja por meio de pequenas caminhadas durante o expediente, ou praticando exercícios regularmente fora do trabalho.

Além disso, uma alimentação saudável e balanceada também é importante para manter os níveis de energia e a concentração ao longo do dia. E, claro, priorize o sono adequado, garantindo que esteja descansando o suficiente todas as noites.

Mantenha uma atitude positiva

Sua atitude influencia no seu bem-estar. Contribua para um ambiente de trabalho positivo, sendo gentil e respeitoso com seus colegas. Reconheça o trabalho em equipe e esteja aberto a colaborar e compartilhar ideias.

Assim, tente resolver conflitos de forma construtiva, comunicando-se de maneira clara e respeitosa. Uma atitude positiva não só contribui para um ambiente de trabalho mais agradável, mas também pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a produtividade.

Encontre maneiras de lidar com o estresse

Todos enfrentam situações estressantes no trabalho de tempos em tempos. Nesse sentido, é importante encontrar maneiras saudáveis de lidar com o estresse para evitar que ele se acumule. Experimente técnicas de respiração profunda, meditação ou ioga para relaxar.

Para tal, faça pausas curtas durante o dia para recarregar as energias. Encontre atividades que o ajudem a relaxar e a se desconectar do trabalho, seja lendo um livro, ouvindo música, ou praticando um hobby que lhe traga prazer.

Dê feedback e sugestões

Por fim, como colaborador, você tem uma perspectiva única do ambiente de trabalho e pode oferecer insights valiosos sobre maneiras de melhorá-lo. Se tiver preocupações ou ideias de melhoria, não hesite em compartilhá-las com seu supervisor ou com a equipe de recursos humanos.

O feedback construtivo pode ajudar a identificar áreas de oportunidade e implementar mudanças positivas que beneficiem todos os colaboradores.

Agora você já sabe como evitar o burnout e outras doenças ocupacionais

Assim, não deixe de seguir as recomendações passadas ao longo do texto e de compartilhar o conhecimento. Sua saúde e a de seus pacientes e de todos a sua volta agradece!

Antes de ir, aproveite para assinar a newsletter da Graduação Afya e passe a receber avisos sobre as nossas publicações diretamente no seu e-mail!