Especialidades

Afinal, o que faz um proctologista?

Confira nosso artigo para descobrir o que faz um proctologista e como se encontra o mercado de trabalho para essa especialidade!

3
minutos de leitura

Quando o assunto é especialidades médicas, a maioria delas têm suas funções facilmente compreendidas ao mencionar o título. É o caso da pediatria e oftalmologia, por exemplo. Mas e o proctologista, o que ele estuda e no que ele atua?

Muitas vezes confundido com urologia, a proctologia é uma especialidade com características e campo de atuação próprios. Por isso, se você está cogitando realizar esta especialização, é importante conhecer a área.

O que faz o médico proctologista?

Também chamado de coloproctologista, o profissional é responsável pelo diagnóstico, prevenção e procedimentos cirúrgicos de doenças que atingem os intestinos delgado e grosso, bem como ânus, cólon e reto.

Leia também: Conheça as principais especialidades na Medicina

Entre as doenças mais comuns as quais o médico proctologista realiza tratamento estão a hemorroidas, fissuras anais, prisão de ventre, obstrução intestinal, prolapso retal, incontinência fecal e até mesmo doenças inflamatórias dos intestinos.

Além disso, é função do proctologista avaliar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nas regiões do reto e do ânus. Entre elas, HPV, gonorreia, clamídia e herpes genital. 

Quando o proctologista se especializa em procedimentos cirúrgicos, recebe o título de cirurgião coloproctologista. 

Como atua o proctologista?

Na primeira consulta com um proctologista, o profissional perguntará os motivos pelos quais o paciente decidiu procurar um especialista da área. Em seguida, questiona sobre os sintomas e dores do presente momento, bem como funcionamento do intestino, histórico de doenças na família e, eventualmente, sintomas alérgicos com algum medicamento.

As questões acima têm o objetivo de referenciar o médico na investigação e realização do diagnóstico do paciente. Além das perguntas, o proctologista também pode solicitar exames físicos, como os listados abaixo:

  • Defecografia (imagem de estudo da defecação);
  • Ultrassonografia endoanal (avaliação de fístulas anorretais);
  • Anuscopia (análise de alterações na região anal);
  • Colonoscopia (análise e investigação de alterações no intestino grosso e final do intestino delgado);
  • Manometria anorretal (análise de casos de constipação e/ou incontinência fecal). 

Panorama do mercado de trabalho

Segundo dados da demografia Brasil 2020, existem pouco mais de 2.000 médicos com especialidade em coloproctologia no país. O número é pequeno, e representa apenas 0,5% do total de graduados em medicina.

A maioria dos profissionais se concentram, em valores absolutos, na Região Sudeste, onde estão mais de 50% dos médicos especializados em proctologia. Os estados com maior razão especialista por 100 mil habitantes, no entanto, são Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal.

Os números podem soar como fator desmotivante para quem deseja seguir esse caminho, mas, na verdade,podem representar justamente o oposto. 

Com um número de profissionais abaixo do que seria o necessário para um país como o Brasil, o mercado oferece possibilidades de atuação em proctologia, especialmente para quem está disposto a trabalhar em regiões com menor número de profissionais.

Confira também: Conheça a história da AIDS no Brasil

Quanto ganha um proctologista?

A média salarial pode variar muito de região para região do país. Isso porque os ganhos também estão associados à demanda por profissionais da área.

Por exemplo, em São Paulo, a média inicial de salário para um proctologista é de aproximadamente R$7.126,81. Já no Amazonas, a média salarial para um profissional com o mesmo nível de experiência é de R$10.691,05. 

Como se tornar um proctologista?

Para se tornar um médico proctologista, é necessário obviamente cursar os 6 anos da faculdade de Medicina e depois a especialização em coloproctologia.

Como em toda especialidade, a proctologia exige do profissional a constante busca por estudo e aperfeiçoamento, se atualizando quanto aos novos métodos e recursos para avaliar, prevenir e tratar doenças.

Existe também a possibilidade do proctologista ingressar na carreira acadêmica, por meio de mestrado e doutorado, para realizar pesquisas e lecionar em nível superior.

Quer saber mais sobre outras especialidades médicas? Acompanhe nosso blog!