Carreira e Mercado

Medicina do futuro: 5 tendências que você deve acompanhar

A Medicina do futuro é cada vez mais uma realidade. Conheça 5 tendências tecnológicas que estão transformando a atividade de médicos e profissionais de saúde!

3
minutos de leitura

Com os avanços tecnológicos acontecendo de forma tão acelerada, muitas pessoas se perguntam como será a Medicina do futuro. Para entender os próximos passos da relação entre Medicina e tecnologia, podemos analisar as tendências que já estão presentes nas universidades e hospitais e vêm se difundindo cada vez mais.

Conheça a seguir 5 tendências para o futuro da Medicina e saiba como elas podem influenciar na atuação médica.

O que é Medicina do futuro?

O termo Medicina do futuro faz menção ao conjunto de práticas e soluções que já estão sendo implementadas na saúde - ganhando, inclusive, mais espaços e adeptos.

Neste contexto, a tecnologia tem um papel de destaque, visto que permeia muitas dessas práticas. Por meio de recursos e equipamentos inovadores, o médico é capaz de oferecer novas possibilidades aos seus pacientes – do agendamento ao tratamento.

Leia também: Medicina digital: esteja preparado para a telessaúde e para o paciente

São diversas tendências para o futuro, e algumas já estão mais presentes na Medicina atual do que outras. A seguir, conheça algumas das principais:

1- Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial na Medicina baseia-se no uso de dispositivos capazes de analisar grandes volumes de dados a partir de algoritmos pré-definidos. Com essa análise, os computadores são capazes de reproduzir tarefas que antes só eram feitas por médicos, como propor soluções de forma precisa e ágil.

Além disso, a IA pode ser utilizada para outras tarefas, como agendamento de consultas, tratamento de doenças e verificação da literatura científica.

2- Genética molecular

A genética molecular possibilita o diagnóstico precoce e, por consequência, a prevenção e o tratamento de diversas condições clínicas. A técnica se dá pela análise do DNA e do RNA dos pacientes, onde é possível encontrar alterações não diagnosticadas por outros exames.

3- Telemedicina

É uma das tendências mais utilizadas no momento. No Brasil, vinha sendo discutida há alguns anos e, depois de sua regulamentação pelo Conselho Federal de Medicina, tornou-se uma ferramenta importante na relação entre médicos e pacientes no contexto da pandemia.

A telemedicina apresenta uma série de vantagens e benefícios, pois facilita o acesso à saúde. Isso significa não apenas a comodidade de não precisar sair de casa, mas também o atendimento de populações distantes e isoladas.

Para o profissional de saúde, a telemedicina oferece mais praticidade e produtividade, já que também evita deslocamentos e permite mais atendimentos em menos tempo.

Pode ser do seu interesse: Terapias digitais: o que são e como são usadas para tratar pacientes

4- Internet das Coisas (IoT)

Com a chegada do 5G ao Brasil, as possibilidades da Internet das Coisas na Medicina se tornaram ainda maiores. O conceito da IoT é a interconexão de diferentes objetos por meio de uma conexão de internet sem fio. Portanto, esses aparelhos conseguem coletar e transmitir dados entre si. 

Para a área de saúde, a Internet das Coisas já é utilizada em prontuários eletrônicos, acompanhamento de sinais vitais, monitoramento do consumo de medicamentos e na automatização de processos.

5- Cirurgia Robótica

O uso de robôs em cirurgias está cada vez maior. Muito utilizada em especialidades como Urologia, Ginecologia e Cirurgia bariátrica, a Cirurgia Robótica está se consolidando como uma opção prática e confiável para os cirurgiões.

Nela, um braço mecânico, movido por um joystick, é controlado pelo médico, que se orienta com o auxílio de câmeras de alta definição. Além da extrema precisão e segurança, os braços mecânicos também possuem mais autonomia de movimento que a mão humana, proporcionando aos médicos mais agilidade.

Os médicos do futuro

Assim como a Medicina do futuro, os médicos do futuro também estão em pauta. Afinal, os profissionais devem estar aptos a utilizar as novas práticas e tecnologias no cotidiano.

Muitas tarefas realizadas exclusivamente por um médico estão sendo automatizadas, e ao contrário do que se pode pensar, isso não é um aspecto negativo para os profissionais de saúde. 

Leia também: Médico do futuro: 6 habilidades esperadas para esse profissional

Com os dados confiáveis e rápidos oferecidos pelas novas tendências, os médicos poderão focar em atividades mais complexas da Medicina, além de ter uma atuação mais próxima dos pacientes.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências para a Medicina do futuro, que tal conhecer as unidades Afya que oferecem o curso medicina mais perto de você?