ENEM e Vestibular

Veja como estudar Ciências Humanas para o Enem

Por abarcar vários temas importantes para o conhecimento, estudar Ciências Humanas para o Enem é fundamental para um bom desempenho na prova Veja!

6
minutos de leitura

As Ciências Humanas abarcam vários assuntos que falam sobre as pessoas, a sociedade e os relacionamentos, tanto do ponto de vista político quanto do histórico e ambiental. No contexto do Brasil e do mundo, esta área envolve todos os movimentos, os fatos importantes e as consequências de cada evento.

Não à toa, as Ciências Humanas têm grande relevância dentro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A disciplina traz 45 questões objetivas de múltipla escolha que valem 100 pontos, distribuídas entre as matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Quanto às temáticas, o esperado é que existam dois eixos temáticos principais no Enem. O primeiro trata do exercício da cidadania e da reivindicação por liberdade. O segundo eixo refere-se aos  Direitos Humanos, incluindo igualdade de gênero, racismo e homofobia.  

Considerando este contexto, alguns dos temas que podem compor as questões são: eleições, manifestações, cidadania, liberdade de imprensa e de expressão.

Leia também: Qual o perfil de cada uma das áreas: Humanas, Exatas ou Biológicas

O que priorizar no estudo de Ciências Humanas para o Enem?

Como muitos assuntos amplos são tratados dentro das Ciências Humanas, dá para se ter uma ideia dos temas cobrados com base nas provas dos anos anteriores. A divisão por temas fica da seguinte forma:

Brasil Colônia

É impossível falar do Brasil sem citar o período de colonização, desde a chegada da frota portuguesa até a criação da República. Entender os acontecimentos do período, as revoltas e a cronologia dos fatos lhe ajudará a entender todo o contexto, levando sempre em consideração os comportamentos e relações entre as pessoas e o governo.

Geografia física

Em um país de geografia e clima tão diversos, estudar a parte física é fundamental. Sendo assim, temas como relevos, vegetação, cartografia e meio ambiente merecem atenção. Os impactos do aquecimento global no nosso país e no mundo também fazem parte deste pacote.

Guerras Mundiais

Estudar os motivos e desdobramentos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial é de extrema importância para entender como os resultados destes conflitos impactam nossas vidas até hoje e ajudam a contextualizar os conflitos contemporâneos entre diversos países. O atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia certamente entra nesta lista.  

Globalização e urbanização

Globalização, mudanças internacionais e o crescimento das cidades, além das atuais crises de imigração, em especial para a Europa e países desenvolvidos, são temas de geopolítica que também precisam ser priorizados.

Ética e justiça

Perguntas sobre ética, justiça e moralidade costumam aparecer nas provas. Liberdade de expressão, fake news e mudanças de comportamentos e controle de grandes empresas pelas redes sociais incluem-se neste tópico.

Fundamentos da democracia

Os conceitos da filosofia de Aristóteles e Platão aplicados no nosso cotidiano são os que mais caem nas avaliações. A democracia, criada pelos gregos, está entre elas - ainda mais no contexto sociocultural em que nos encontramos hoje. Entender sobre eleições, representações e estruturas de poder é fundamental para uma boa prova.

Relações de trabalho

É comum encontrar na prova algumas questões sobre a evolução do trabalho, movimento operário e características do mercado que sofreram constantes e rápidas transformações nos últimos anos. Informar-se também sobre as perspectivas de futuro pode ajudar você a apresentar bons argumentos na prova.

Tecnologia e comunicação

A sociologia dedica-se a entender os impactos da tecnologia e comunicação na vida das pessoas - e, nos últimos anos, esses desdobramentos foram imensos. O que mudou e o que mais podemos encontrar pela frente, quais são as tendências? Estude e reflita sobre isso.

Pode interessar você: 9 alimentos que dão mais energia para os estudos

Foco e organização podem fazer a diferença nos estudos

Agora que você já sabe o que pode cair na prova de Ciências Humanas do Enem, que tal montar um plano de ação para facilitar os estudos? Para isso, as dicas são:

Não decore, entenda

É fundamental que, com tantos fatos, datas e contextos muitas vezes semelhantes, você se preocupe mais em entender do que decorar as informações que estudar.

Crie uma sequência

Criar uma ordem cronológica dos fatos pode lhe ajudar a organizar os estudos, além de facilitar o entendimento da evolução de cada um deles. Até porque, por exemplo, estudar a Idade Média depois da Segunda Guerra pode não fazer tanto sentido, certo?

Fique antenado

Tudo em Ciências Humanas está relacionado à maneira como vivemos e nos relacionamos. Acompanhar os noticiários e documentários levará você a pensar quanto os fatos passados estão conectados aos presentes. Além de aumentar sua bagagem cultural, acompanhar jornais impressos, on-line, TV, discussões nacionais e internacionais é um ótimo jeito de se preparar para as questões do Enem.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outros colegas. E se você tem interesse em temas sobre estudos, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog.