A tecnologia promoveu melhorias em diversos ramos do conhecimento, permitindo que as informações fossem transformadas, os processos fossem melhorados, otimizou tarefas e modificou de maneira geral nossa vida em sociedade. Entre os pilares que a tecnologia promove é a melhoria das vidas das pessoas na sociedade. Dessa maneira, tecnologia pode e deve ser utilizada para aumentar a acessibilidade em nosso mundo, criando uma sociedade mais inclusiva. Nessa linha, o projeto de pesquisa criou soluções de hardware e software para acessibilidade. Promovendo assistentes pessoais que reconhecem pessoas e objetos e também soluções com arduino para identificação de cores e obstáculos.
Esse projeto teve início como um projeto de iniciação científica com financiamento da FUNADESP. Ao longo dos seus dois anos de desenvolvimento teve também a participação de vários alunos nos projetos desenvolvidos na disciplina de PCA.
O projeto é coordenado pelos professores Daniel de Oliveira e Miguel Carvalho e conta com a participação dos professores: Anderson Nascimento, Alexandre Louzada, Natália de Oliveira e Marco Antônio que colaboram com orientações, ideias e sugestões.
Agradecimento especial a UNIGRANRIO, PROPEP, PROGRAD e FUNADESP (pelo financiamento da iniciação científica) e a todos os alunos e professores que participaram do projeto.
Veja o software: