Na correria dos estudos, a alimentação muitas vezes é deixada de lado ou regada a lanches rápidos e pouco nutritivos. Porém, uma boa refeição pode ser a chave para manter a energia e a concentração. Por isso, trouxemos aqui 5 receitas saudáveis para os estudantes.
As receitas que você vai conhecer a seguir podem ser uma fonte estável de energia para estudar, pois ajudam a enfrentar a rotina sem quedas bruscas de disposição. Seja para a preparação do vestibular, seja para sua rotina de estudos na faculdade, você vai gostar de inserir esses pratos rápidos e fáceis no dia a dia.
Ficou com curiosidade? Continue a leitura para descobrir quais são as receitas fáceis e saudáveis que todo estudante deveria saber na ponta da língua!
1. Omelete simples
Sabe aqueles dias em que o relógio parece correr mais rápido que a capacidade de estudar? O omelete é a resposta! Essa receita é fácil, rápida e uma explosão de sabor. Veja quais são os passos para criar um omelete simples:
- Em uma tigela, bata dois ou três ovos. Se preferir, adicione uma pitada de sal e pimenta para realçar o sabor;
- Aqueça uma frigideira com um fio de azeite ou óleo em fogo médio. Despeje os ovos batidos na frigideira;
- Enquanto os ovos cozinham, adicione pedaços de queijo e vegetais cortados, como tomate ou cebola, para incrementar o omelete;
- Cubra a frigideira com uma tampa para auxiliar no cozimento por cima.
Em poucos minutos, o omelete estará pronto! Quando os ovos estiverem firmes, você só precisa dobrar o omelete ao meio e deslize para o prato.
2. Sanduíche de abacate e frango
Quando o tempo é escasso, mas a necessidade de uma alimentação saudável é grande, um sanduíche de abacate e frango é a solução perfeita para nutrir o corpo e a mente durante os estudos. Veja como é fácil:
- Cozinhe ou grelhe um peito de frango até ficar totalmente cozido. Uma vez pronto, desfie-o usando dois garfos ou corte em pedaços menores. Reserve;
- Em uma tigela, amasse um abacate maduro com um garfo até obter uma consistência cremosa. Adicione o suco de meio limão, sal e pimenta a gosto. Misture bem até que todos os ingredientes estejam combinados;
- Espalhe o purê de abacate em fatias de pão integral;
- Coloque o frango desfiado ou cortado sobre o purê de abacate. Distribua uniformemente para que cada mordida tenha um pouco de frango;
- Coloque outra fatia de pão integral por cima para formar o sanduíche. Pressione suavemente para unir os ingredientes. Pronto!
Se quiser, você pode adicionar camadas de tomate fresco, folhas de alface, rodelas de cebola roxa ou rúcula para dar textura e sabor ao recheio do sanduíche. E também pode colocar o sanduíche na sanduicheira para dar uma torradinha!
3. Bolo de caneca
Quando surge aquela vontade de um docinho para dar um ânimo, que tal um bolo de caneca? É fácil de preparar, leva poucos minutos e é uma ótima opção para saciar a vontade de um doce rapidinho. Você vai precisar de:
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de cacau em pó;
- 3 colheres de sopa de leite;
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
- 1/4 colher de chá de fermento em pó.
Para que a receita fique mais saudável você pode utilizar farinha integral no lugar da branca, açúcar cristal ou mascavo ao invés de refinado e leite desnatado, que tem menos gordura que o integral. A preparação é simples. Em uma caneca, misture a farinha de trigo, o açúcar, o cacau em pó e o fermento em pó. Depois, siga três passos:
- Despeje o leite e o óleo na caneca com os ingredientes secos;
- Mexa bem até formar uma massa homogênea;
- Leve a caneca ao micro-ondas e cozinhe em potência alta por 1 minuto e 30 segundos a 2 minutos (o tempo pode variar de acordo com a potência do seu micro-ondas). Fique de olho para não transbordar).
Quando o tempo acabar, verifique se o bolo está cozido espetando um palito. Se sair limpo, está pronto! Deixe esfriar um pouco antes de degustar.
4. Croque-monsieur na frigideira
Não se deixe enganar pelo nome francês, o "croque-monsieur" nada mais é que a combinação de pão, queijo derretido e presunto, tudo dourado e aquecido na frigideira até atingir uma textura crocante por fora e um recheio derretido por dentro.
Os ingredientes são simples e fáceis de encontrar na despensa. Você vai precisar de fatias de pão de sanduíche, queijo – na receita original utiliza-se o queijo tipo emmental ou gruyère (que possuem um sabor mais intenso e são ótimos para derreter), mas você pode usar a mussarela comum também –, fatias de presunto para um toque salgado, e queijo ralado para gratinar e adicionar aquela crocância irresistível ao topo do sanduíche.
A preparação é igualmente descomplicada:
- Entre duas fatias de pão de sanduíche, coloque duas fatias de queijo e meia fatia de presunto;
- Espalhe queijo ralado no topo do sanduíche para dar um toque especial de sabor;
- Aqueça uma frigideira em fogo médio. Coloque os sanduíches na frigideira pré-aquecida e cozinhe cada lado até o queijo derreter e a superfície ficar dourada.
Para finalizar, retire os croque-monsieur da frigideira, corte ao meio se preferir, e pronto! Em apenas 5 minutos, sua refeição está pronta e deliciosa para ser saboreada.
5. Crepioca de queijo com tomate e orégano
Dentre as receitas saudáveis a Crepioca é uma opção culinária que combina o sabor e a leveza da crepe com a versatilidade e os benefícios nutricionais da tapioca.
Para a nossa versão da crepioca de queijo com tomate e orégano, você vai precisar de dois ovos e duas colheres de sopa de goma de tapioca hidratada, os ingredientes-base para a crepioca. Além disso, duas fatias de queijo de sua preferência, um tomate cortado em rodelas e o orégano.
A preparação é simples:
- Em uma tigela, misture os ovos com a goma de tapioca até obter uma massa homogênea;
- Aqueça uma frigideira antiaderente e despeje a massa, espalhando para formar uma fina camada;
- Assim que a massa começar a firmar, adicione uma fatia de queijo, as rodelas de tomate e o toque de orégano;
- Dobre a crepioca ao meio, formando uma meia-lua, tampe a frigideira e deixe cozinhar até que o queijo derreta e a massa fique dourada. Em poucos minutos, você terá sua crepioca deliciosa!
É importante saber qual é o momento certo de virar a crepioca para que o queijo derreta por completo e a massa atinja a consistência. Fique atento ao dourado da parte inferior antes de virar para garantir que a crepioca fique bem preparada.
Esperamos que essas receitas saudáveis tenham despertado seu interesse!
Lembre-se: não é preciso fazer mudanças drásticas de uma vez só. Experimente incluir uma dessas receitas por vez na sua rotina de estudos. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua saúde e na sua vida como estudante. Então, mãos à obra e bom proveito!
Se gostou do conteúdo, aproveite para assinar a newsletter da Afya e começar a receber por e-mail todas as nossas novidades e dicas de estudo!