ENEM e Vestibular

Programa Universidade para Todos: tire todas as suas dúvidas

Você sabia que existe um jeito para alunos de baixa renda cursarem o Ensino Superior com bolsas de até 100%? Entenda como funciona o Programa Universidade para Todos (Prouni).

5
minutos de leitura

Entrar para uma faculdade é o sonho de muitas pessoas, afinal, depois que a porta da faculdade se abre para você, várias outras no mercado de trabalho começam a se abrir também. É por isso que o Programa Universidade para Todos (Prouni) é tão importante para os brasileiros, sendo capaz de mudar a realidade do nosso país.

Aseguir, você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre o Programa, desde os detalhes sobre a sua criação até os passos para participar do processo de seleção e conseguir uma bolsa de estudos em qualquer modalidade. Boa leitura!

O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)?

É uma política, criada e mantida pelo governo federal, por meio da qual são oferecidas bolsas integrais em instituições da rede para estudantes de baixa renda que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tais bolsas podem ser integrais ou parciais, isto é, com desconto de 100% ou 50% da mensalidade respectivamente.

Mas nem sempre foi assim. À época de sua criação, eram concedidas também bolsas parciais que cobriam 25% do valor da mensalidade aos estudantes que desejassem fazer uma graduação e cursos sequenciais de formação específica. Todavia, desde 2021, foram feitas algumas mudanças e as regras para participação ficaram da seguinte maneira:

  1. Integrais — destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa
  2. Parciais — destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Quais são os principais objetivos do Prouni?

Expandir o acesso à Educação Superior

O programa permite a estudantes de baixa renda que não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada tenham acesso a uma formação de qualidade.

Reduzir a desigualdade social

Uma pesquisa de 2020 revelou que, após concluírem seus estudos, os profissionais com diploma superior alcançam uma renda 182% maior. Isso levando em conta que eles já trabalhavam durante a formação.

Estimular a busca por conhecimento

Ao longo de sua história, o Brasil sofreu com várias "fugas de cérebro" - termo utilizado para denominar a emigração de brasileiros graduados que optam por trabalhar em outros países. Nesse contexto, o Prouni contribui para a economia ao promover a qualificação profissional de mais pessoas.

Incentivar a competitividade

O mercado de trabalho é um lugar naturalmente competitivo e, ao colocar mais pessoas competentes para disputar as mesmas vagas, acontece um processo de seleção muito mais rigoroso. Assim, a necessidade por continuar aprendendo e inovando aumenta, contribuindo tanto para as próprias pessoas envolvidas quanto para o país como um todo.

Passo a passo para participar do Prouni

Passo 1 - Verifique se você atende aos requisitos

A primeira exigência — além de atender à baixa renda familiar — é ter feito o ENEM mais recente. Você também precisa ter obtido uma média igual ou superior a 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Outro requisito é não possuir diploma universitário. Por fim, pelo menos uma das características a seguir devem existir:

  • Ter cursado o Ensino Médio em escola pública e particular (mesclado) desde que tenha sido como bolsista;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola particular também como bolsista integral;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escolas públicas;
  • Portar alguma deficiência.

Além disso, há uma exceção para os requisitos de diploma e de renda: ser professor da rede pública e estar trabalhando como efetivo no magistério da educação básica. Quem faz parte deste grupo possui autorização para concorrer às bolsas de estudo do Programa também, desde que para cursos de licenciatura.

Passo 2 - Acompanhe as datas de inscrição

O processo de inscrição e seleção do Prouni é feito duas vezes por ano, no início do primeiro e do segundo semestre. Dessa forma, fique atento às datas divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), pois as inscrições só podem ser feitas no período determinado.

Passo 3 - Faça o cadastro no sistema

A terceira etapa é acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior e entrar na área do Prouni. Siga as instruções que aparecerem na tela para inscrever-se, preenchendo todos os campos com atenção para não correr o risco de não ser aceito por erro de digitação.

Passo 4 - Escolha as opções de curso e instituição

Ao finalizar o seu cadastro, o sistema do MEC mostrará as opções de cursos e as instituições disponíveis. Selecione as opções às quais pretende concorrer.

Passo 5 - Concorra às bolsas

Durante o período de inscrição, o sistema calculará automaticamente a nota de corte de cada curso com base nas notas dos candidatos que se inscreveram. Se a sua nota do Enem for igual ou superior à nota de corte, você estará concorrendo à bolsa.

Passo 6 - Aguarde o resultado

Ao final do período de inscrição, o sistema divulgará o resultado. Então, se você for um dos selecionados, deverá comparecer à IES em que foi aprovado para comprovar as informações prestadas e também efetuar a sua matrícula.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe a Afya nas redes sociais para saber em primeira mão quando houver uma nova publicação em nosso Blog. Estamos no Facebook e no Instagram.