Escolha profissional

Você é introvertido? Descubra as profissões que mais combinam com o seu perfil

8
minutos de leitura

Extrovertidos e introvertidos têm qualidades distintas, com pontos fortes e fracos. Desse modo, quem utilizar melhor as suas habilidades pode se destacar no mercado, conforme a área escolhida para a atuação. Há muitas profissões para pessoas introvertidas, que são centradas, com capacidade de dominar os próprios pensamentos e usar a criatividade a seu favor.

As pessoas introvertidas podem ser ignoradas caso busquem cargos que não sejam compatíveis com o seu perfil, devido à sua personalidade que costuma ser mais calma. No entanto, a compreensão sobre os introvertidos está mudando à medida que mais talentos percebem que as suas características pessoais podem ser relevantes para quem deseja ser líder.

Deseja conhecer as principais profissões para o low profile? Continue a leitura e descubra as oportunidades para quem tem um perfil mais introvertido!

Quais são os principais desafios enfrentados pelas pessoas introvertidas?

Os introvertidos precisam gastar muita energia para processar as informações ao seu redor. Diante disso, eles podem se sentir exaustos se ficarem expostos em ambientes sociais por muitas horas, e isso deve ser levado em conta na hora de escolher uma carreira.

Afinal, existem profissões que demandam muita interação com colegas, líderes e/ou clientes e outras que demandam menos. Compreender isso faz toda a diferença para a performance no mercado de trabalho!

Pensando nisso, separamos alguns dos principais desafios no mercado de trabalho que podem ser enfrentados por pessoas introvertidas e algumas dicas de como você pode tentar superá-los. Acompanhe!

Dificuldade de comunicação

Um profissional introvertido normalmente tem dificuldades para se expressar e comunicar com clareza aquilo que pensa. A tendência dos introvertidos é ficarem escondidos pelos cantos das salas, mas essa conduta ocorre porque o diálogo é um desafio para essas pessoas. Busque dicas para melhorar as suas conversas e causar impressões positivas nos ouvintes.

Os introvertidos podem passar por muitas situações frustrantes por não conseguirem se expressar com precisão. Eles podem ter problemas para iniciar conversas com outras pessoas ou ao tentar falar sobre algo que têm bastante conhecimento em público. Mas podem aprimorar essa habilidade se estiverem dispostos a trabalhar em prol desse objetivo. Se esse for o seu caso, o melhor caminho é estudar sobre a comunicação não violenta, importante para qualquer profissão.

Recebimento de estímulos

Pessoas introvertidas podem facilmente ser super estimuladas ou sobrecarregadas pelo ambiente externo. Por este motivo, se sentem mais confortáveis em casa ou em locais menos estimulantes, onde conseguem recarregar as suas energias. Antes de falar, um introvertido precisa pensar, razão pela qual é interessante preparar as respostas com antecedência. Quando for questionado, pense um pouco, se for preciso, depois responda.

Não fique ansioso por permanecer em silêncio enquanto as outras pessoas aguardam a sua próxima palavra. Os ouvintes não vão criticar se você precisa de alguns minutos extras para dar uma resposta importante. O modo como a sua mente funciona o obriga a ser um comunicador verbal mais lento e isso faz parte da natureza humana.

Aparência de grosseria

Os introvertidos são quietos por natureza. Consequentemente, precisam superar visões erradas de grosseria ou indiferença que as outras pessoas têm a seu respeito. Além disso, quem é introvertido gosta de passar o tempo sozinho, seja dentro ou fora de casa. Os profissionais à sua volta podem pensar que você é rude, egocêntrico ou indiferente.

Procure dar o máximo de atenção possível às pessoas que estão à sua volta. Faça mais esforço para conversar com os seus colegas de trabalho ou entes queridos e deixe-os saber que você pensa neles. Ainda que não dialogue frequentemente, uma mensagem de bom dia no WhatsApp ou simplesmente curtir e comentar suas postagens nas redes sociais pode ajudar muito.

Escolha da carreira

Alguém que é considerado introvertido precisa ter mais cuidado ao escolher sua profissão. Existem cargos que exigem excelente capacidade de comunicação e talvez você não consiga se dar bem ao desempenhar certas atribuições. Contudo, você poderá transformar a sua introversão em uma vantagem competitiva se souber como deve agir em cada situação.

Procure maneiras para fazer com que a sua necessidade de ficar quieto funcione a seu favor, tanto em sua vida pessoal quanto na sua carreira profissional. Os introvertidos conseguem ter bastante sucesso quando é preciso ouvir outras pessoas. Por isso, encontre uma profissão que permita exercer essa competência natural, como terapeuta ou assistente social.

Linguagem corporal

Introvertidos podem usar a linguagem corporal para comunicar o desconforto que sentem quando não têm mais energia para dar continuidade às interações sociais. Isso pode causar nos outros a sensação incorreta de que você não se importa com as informações que estão tentando transmitir, ou que não gosta da companhia de seus colegas.

Talvez seja necessário ser franco e explicar o motivo do estresse. Dê dicas sutis e tente controlar a linguagem corporal o máximo possível para evitar impressões erradas a seu respeito. Não se preocupe demais com a opinião dos outros, pois fazer a coisa certa para si mesmo é mais importante do que as pessoas acreditam.

Isolamento social

Não é errado precisar de algum tempo de qualidade sozinho. Entretanto, certifique-se de não se afastar de forma rude das pessoas se elas estiverem tentando iniciar uma conversa. Evite permanecer por muito tempo em isolamento, já que essa pode ser a sua tendência natural, mas não deve virar rotina.

É fundamental investir no autoconhecimento, ou seja, entender o que de fato o estimula demais e descobrir o que pode ser feito para lidar com a exaustão mental. Torne-se consciente dos fatores que o estimulam demais, como cafeína, reuniões, ligações telefônicas, música muito alta ou ruído de fundo. Encontre uma maneira eficaz de responder a esses gatilhos e procure controlar o seu ritmo.

Falta de autoconfiança

E embora existam pessoas introvertidas e inseguras, a introversão em si não é uma indicação de que alguém não tem autoconfiança. Alguns introvertidos podem não parecer confiantes, mas são seguros em relação ao que estão fazendo. Perceba se você se sente confiante sobre determinadas condições e expresse isso com palavras para que outros profissionais consigam ter essa compreensão.

Um introvertido confiante em suas habilidades soft skills e hard skills é muito diferente do extrovertido autoconfiante. Ele pensa que não tem nada a provar para os outros e que não precisa ser a pessoa mais extrovertida da sala. Na realidade, a quietude é a sua força e não precisa ser necessariamente entendida como uma fraqueza. No entanto, muitas vezes o óbvio precisa ser dito e faz parte do mundo corporativo mostrar o seu valor aos outros, pense nisso!

Quais são as profissões para pessoas introvertidas?

Os introvertidos podem ser pessoas altamente sociáveis ​​e ter excelentes habilidades interpessoais para obter suas conquistas. Ao contrário de um profissional extrovertido, que se sente energizado ao trabalhar em grupos e liderar reuniões, o introvertido pode preferir mais tempo para trabalhar de forma independente. Isso não significa que ele será tímido ou evitará as interações sociais, mas que possuem uma tendência a isso.

Então, vale a pena dar uma olhada nesta lista de profissões para pessoas introvertidas que elaboramos, pois entendemos que nelas os low profile têm maiores chances de se destacar!

Engenheiro de software

Os engenheiros de software são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de diferentes tipos de tecnologias. Por isso, também são chamados de desenvolvedores de aplicações. Esses profissionais são solucionadores de problemas relacionados aos programas ou aplicativos utilizados no cotidiano das empresas ou comunidades. Eles precisam identificar qual problema o usuário está enfrentando para depois projetar, testar e desenvolver a solução ideal.

A carreira de desenvolvedor full stack é uma ótima opção para introvertidos porque a maior parte do seu trabalho envolve escrever códigos, testar e corrigir bugs. Essas atividades requerem trabalho independente, apesar de que eles tenham que estar preparados para colaborar com as suas equipes. Antes de contratar esse profissional, as empresas avaliam as habilidades técnicas do candidato.

Editor de textos

Um introvertido pode se sentir realizado se for um editor de texto. O profissional revisa textos em busca de erros ortográficos, gramaticais e estilísticos para corrigi-los antes da sua publicação. Os editores também podem verificar a realidade dos fatos descritos e garantir que o conteúdo escrito atenda ao guia de estilo da marca da empresa para ser publicado.

Por outro lado, editores são profissionais que conseguem pegar uma simples ideia e transformá-la em um conteúdo pronto para a publicação. Eles oferecem sugestões para os redatores sobre como melhorar a sua redação, ajudam a definir o tom da voz e apontam as sessões que não estão claras o suficiente.

Redator

Os redatores podem trabalhar para plataformas online, revistas, jornais, editoras de livros ou empresas de mídia digital ou serem contratados para apoiar empresários em seus esforços de conteúdo. Dentre as profissões para pessoas introvertidas, a de redator pode ser a ideal para você que gosta de escrever, pois você ficará responsável pela edição de e-books, postagens em blogs, sites e muito mais. Há profissionais que fazem parceria com escritores ou membros de uma equipe editorial.

Contador

Contadores trabalham com questões tributárias e financeiras. As suas atividades podem incluir previsões, orçamentos, relatórios financeiros, impostos, folha de pagamento e auditorias. Esses profissionais fazem faculdade de Ciências Contábeis podem trabalhar para uma organização empresarial específica internamente ou para uma empresa de contabilidade que presta serviços para clientes externos.

Entre as suas atribuições se destaca ainda a revisão de políticas contábeis organizacionais e a criação de relatórios financeiros. A função principal do contador consiste em processar números e esse tipo de tarefa é realizada sozinho. Por isso, se trata de uma ótima profissão para introvertidos.

Mecânicos industriais

Geralmente, os mecânicos industriais são técnicos críticos que trabalham sozinhos para atender equipes, que favorece a essa carreira estar na nossa lista de profissões para pessoas introvertidas. Os profissionais precisam se sentir confortáveis ​​para consertar maquinários e, em alguns casos, colaborar com outras pessoas fornecendo dicas. Um mecânico utiliza uma variedade de ferramentas e tecnologias para realizar as suas tarefas profissionais, bem como se especializam em sistemas de diversos setores.

Diretor de Marketing

Essa profissão exige a identificação, o planejamento e a execução das estratégias de marketing para uma empresa. Um diretor de marketing pode estar apto para supervisionar vários tipos de conteúdos, como áudios, impressão, mídia social, digital e vídeos. Ele pode trabalhar em conjunto com redatores, vendedores e estrategistas.

O objetivo do diretor de marketing é compreender o público-alvo de um negócio para conseguir gerar reconhecimento para as suas marcas, serviços e produtos. Esse é um cargo de liderança, que envolve também gerenciar outras pessoas, conforme o tamanho da empresa para a qual trabalham, o que pode ser um desafio para os introvertidos. Apesar disso, essa atribuição pode ser interessante, porque o tempo é dividido igualmente entre trabalho independente e colaborativo.

Designer gráfico

Os principais deveres de um designer gráfico envolvem o uso de um software para criar recursos visuais personalizados que adicionem apelo estético, comuniquem ideias e melhorem o fluxo de informações. Isso é executado por meio de ativos impressos, como materiais de vendas, publicações, pôsteres e muito mais, ou com o auxílio de ativos digitais, como sites e aplicativos.

Os designers gráficos atuam conforme as necessidades da empresa, por exemplo, criando ativos relacionados à marca, materiais de marketing, logotipos, embalagens de produtos etc. Muitos profissionais dessa área têm especialização em técnicas e estilos de design, podem atuar em agências ou ter o seu próprio estúdio para trabalhar como freelancer.

Engenheiro mecânico

Um engenheiro mecânico desenvolve a capacidade de estudar, desenvolver, projetar, testar e construir máquinas. A Engenharia Mecânica é uma área especializada que depende de formação acadêmica para pessoas que desejam exercer a função como solucionadores de problemas. Esses engenheiros mecânicos precisam identificar e construir soluções, bem como efetuar reparos à medida que constroem e manipulam equipamentos.

Cientista de dados

Cientistas de dados criam estruturas que ajudam os empresários a aproveitar as informações disponíveis para tomar decisões de negócios mais assertivas. Eles podem efetuar a implementação de modelos, executar testes, fazer experimentos com dados e lidar com algoritmos estatísticos. Alguns desenvolvem produtos, realizam ajustes e otimização contínuos das soluções tecnológicas.

Um cientista de dados tem como objetivo melhorar os resultados dos negócios das mais variadas áreas. Uma grande parte do seu trabalho se concentra no desenvolvimento de estruturas, o que é ideal para pessoas introvertidas. Existe a necessidade de manter um certo nível de colaboração com engenheiros de softwares, analistas, empreendedores e outros cientistas.

Designer de interiores

Para ter sucesso na carreira como designer de interiores, você precisará de conhecimento prático e criatividade para usar os programas de realidade virtual. As competências podem ser obtidas por meio de uma graduação, cursos específicos ou plataformas de aprendizagem online. Os designers focados em projetos são livres para trabalhar por conta própria, embora precisem colaborar e dar feedbacks para clientes.

E então, conseguiu definir se você gosta menos de interação social?

Existem muitas outras profissões para pessoas introvertidas, como especialistas em tecnologia da informação (TI) e Inteligência Artificial ou gerente de SEO. Há indivíduos que prefiram também ser arquitetos, paisagistas ou engenheiros da construção civil. Seja qual for a sua vocação, identifique uma vaga que traga satisfação e realização pessoal.

Quer obter mais dicas sobre carreiras? Assine a newsletter e em breve receberá novos conteúdos!