Estágio e carreira

Orgulho Nerd: entenda como ser esse estudante pode te levar mais longe

Descubra aqui vários motivos para tornar-se um CDF – ou simplesmente assumir que é um nerd, sim, e com muito orgulho.

4
minutos de leitura

Embora hoje exista o dia do Orgulho Nerd, por muito tempo, as pessoas estudiosas foram retratadas com um estereótipo negativo em filmes e séries. Eram sempre os personagens com poucos amigos, que não sabiam se comunicar bem e que não serviam para nenhum esporte.

Mas, e se disséssemos que um atleta aficionado pelo que faz pode ser um nerd, será que você o veria de forma diferente?

Bom, para não deixar dúvidas, decidimos apresentar a definição desse termo antes de entrar nos méritos do mundo geek. Com certeza, você descobrirá vários motivos para tornar-se um CDF – ou simplesmente parar de fingir que não é um.

Qual a definição de nerd? E o que diz o senso comum?

De acordo com o dicionário de Oxford, o significado da palavra nerd é: “uma pessoa extremamente entusiasmada e conhecedora de um determinado assunto, especialmente de interesse especializado ou de nicho”. Ou seja, talvez você seja um e nem sabe!

Por que há essa possibilidade? Existe outra palavra que é muito utilizada como sinônimo de nerd, mas que acabou totalmente segmentada pelo senso comum com o passar do tempo. Estamos falando do termo “geek”.

Popularmente, uma pessoa geek seria um nerd cujo interesse obsessivo é uma área da tecnologia, um videogame, histórias em quadrinho ou uma obra cinematográfica. Assim, a Meca dos geeks é a Comic-Con ou CCXP – uma convenção internacional de cultura pop que também acontece no Brasil.

Todavia, mesmo que você nunca tenha visto um anime ou lido uma só página escrita por J.R.R.Tolkien, você ainda pode ser um nerd. Basta haver um assunto que faz os seus olhos brilharem e que você estuda com afinco para ser merecedor desta alcunha. Isso tem tudo a ver com o próximo tópico.

Vencendo pelos estudos

Nerds são incansáveis quando o assunto lhes interessa. Logo, se escolher um curso com o qual realmente gostaria de trabalhar todos os dias, você será um dos destaques da sua turma com facilidade porque, em geral, estudar será um prazer de verdade.

É claro que, de vez em quando, você ficará exausto e com raiva ao precisar quebrar muito a cabeça para entender uma matéria mais complexa. Mas as suas chances de desistir serão muito menores, pois aquele conhecimento a ser desbloqueado na mente é algo que faz sentido para a sua vida.

E esse hábito de estudar por vontade vai te acompanhar sempre, mesmo após sair da faculdade – podendo ser até mais forte. Afinal, poderá escolher de fato quais cursos extras e especializações você fará para tornar-se um profissional afiado.

Seu currículo será mais rico à medida que for aprendendo novas habilidades, sejam elas hard ou soft skills. Todo conhecimento que é especializado é muito valioso pelo simples motivo de que poucas pessoas têm esse domínio, fazendo muitas portas se abrirem no mercado de trabalho.

Quanto mais você estudar um determinado assunto, mais saberá como solucionar problemas relacionados à sua execução. Entender o que uma coisa é – o que necessariamente significa conseguir explicar sua definição em poucas palavras – trata-se de um diferencial.

A maioria das pessoas sabe apenas o que fazem, isto é, suas funções, para o que elas servem. Mas se um dia parar de funcionar, só quem sabe o que ela é saberá como consertá-la. Esse alguém será, sem dúvidas, um nerd.

Tecnologia é tudo e o futuro é agora

O mercado de trabalho está mudando a uma velocidade assustadoramente rápida e, hoje, poucas profissões não envolvem o uso de algum tipo de tecnologia. Ter adaptabilidade tecnológica é, portanto, um ativo muito bom para manter-se relevante às empresas.

Assim, ser um nerd com ênfase em ser geek pode ser muito benéfico para a sua carreira.  Entender sobre a máquina, seus dispositivos, softwares e recursos talvez seja o que impedirá alguém de ser substituído pela inteligência artificial, porque é essa pessoa quem saberá os caminhos que ainda precisam ser ensinados a ela.

Jogos on-line e o trabalho em equipe

Não dá para jogar on-line sozinho. Todo personagem possui uma função especial única, e você precisa das habilidades dos outros para conseguir cumprir seus objetivos do jeito certo. Na vida real, funciona da mesma forma.

Mesmo o profissional generalista, normalmente no comando, precisa das habilidades dos especialistas para que os projetos de cada setor rodem corretamente. Por exemplo, um CMO (Chief of Marketing Office) precisa de um Gerente de Branding para que os projetos desse setor rodem.

Assim, o trabalho em equipe que você aprende por ser um geek que gosta de League of Legends (LOL) pode ser muito valioso no seu ambiente de trabalho. Então, aproveite esse lado da sua personalidade para apurar essa mad skill enquanto se diverte.

Além disso, jogos on-line possuem estratégia, e boas estratégicas requerem criatividade – outra habilidade que pode destacá-lo na multidão. Pense nisso e abrace o orgulho em ser nerd.

Confira mais dicas de como turbinar o seu desempenho no mercado de trabalho por meio de outros artigos do nosso blog. A seção Estágio e carreira é dedicada exclusivamente para isso.