ENEM e Vestibular

Tiradentes: 6 obras para entender a Inconfidência Mineira

Se você não sabe quem foi Tiradentes ou o que é a Inconfidência Mineira, esta é a sua chance de conhecer essa parte da história do Brasil.

4
minutos de leitura

Se você não sabe quem foi Tiradentes ou o que é a Inconfidência Mineira, está na hora de conhecer essa parte da história do Brasil.

Dia 21 de abril é comemorado um dos poucos feriados não religiosos do nosso país e não há ser humano feliz na Terra que não goste de um folga, concorda? Ainda mais quando acontece de ser prolongada, emendando com o final de semana. 

Dá tempo de colocar os estudos em dia e ainda descansar bastante. Sem falar que existem formas de aprender conteúdos que sempre caem no Enem de uma forma divertida.

Para ajudar você com isso, selecionamos 6 filmes, livros e séries sobre a Inconfidência Mineira. Confira a lista completa!

1."Os Inconfidentes" (1972)

Gosta de filme antigo? Então você vai amar este clássico da cinematografia brasileira. Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, o longa narra a história do movimento pela perspectiva do poeta Tomás Antônio Gonzaga.

Ele também foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, responsável por reunir intelectuais, militares, padres e comerciantes contra a Coroa Portuguesa. A trama envolve uma série de encontros secretos, trocas de correspondências criptografadas e planos de ataque a diversas autoridades locais.

2. "Tiradentes" (1999)

Este filme, dirigido por Oswaldo Caldeira, conta a história de Joaquim José da Silva Xavier. Ou seja, do homem e líder da Inconfidência Mineira que é homenageado no dia 21 de abril.

Ao assistir a esta obra, você vai aprender tudo sobre Tiradentes, desde a sua juventude, quando trabalhava como dentista, até a sua participação no movimento conspiratório contra Portugal. Assim como sobre o contexto da época, suas desigualdades, da exploração mineradora à escravidão.

3. "Joaquim" (2017)

Embora seja um filme de ficção com a intenção de retratar um outro lado de Tiradentes, esta obra mostra muito bem a realidade em que o povo viveu durante a Inconfidência Mineira. As inúmeras disputas por ouro, o preconceito e os motivos da luta pela independência.

Em vez de ver Tiradentes como herói, você vai ter uma ideia do homem comum que ele pode ter sido. Mais um minerador ávido por ascender na sociedade do Brasil colonial, que acabou se rebelando contra o sistema.

4. Liberdade, Liberdade (2016)

Também ficcional, esta é uma novela da Rede Globo que explora  muito bem os conflitos sociais da capitania de Minas Gerais durante o período da Inconfidência Mineira. Dessa vez, a produção trouxe a filha de Tiradentes como protagonista da narrativa, como quem segue os passos do pai na luta pela independência. 

Várias tramas paralelas, como romances e perseguições, sobre as quais não podemos atestar a veracidade, são retratadas para dar dinamismo à história. No entanto, vale a pena assistir para conhecer as questões raciais e econômicas da época.

5. "Gonzaga e a Inconfidência Mineira" (1948)

Agora, vamos ao primeiro livro da nossa lista, que é um clássico da literatura brasileira. Gonzaga e a  Inconfidência Mineira foi escrito por Almir de Oliveira e é outra obra que traz a história do poeta que mencionamos antes, Tomás Antônio. 

Além de ter sido preso e cumprido pena na Fortaleza da Ilha das Cobras no Rio de Janeiro, ele ainda teve todos os seus bens confiscados pela Coroa Portuguesa. Tudo isso por ter participado ativamente do movimento separatista da Inconfidência Mineira, contra a taxação do outro e a favor da independência.

6. "Grande Sertão: Veredas" (1965)

Não, nós não vamos terminar esta lista com qualquer dica. Grande Sertão: Veredas é uma das obras mais conhecidas do icônico Guimarães Rosa, sendo também uma das mais cobradas em vestibulares. 

Apesar de não ser exatamente sobre a Inconfidência Mineira ou sobre o Brasil do século 19, este livro apresenta uma visão poética da vida no sertão, dentro do universo cultural e histórico de Minas Gerais. São abordados temas como a violência e questões sociais da República Velha, que foram consequências da colonização. 

E aí? Gostou das nossas dicas?

Então, não deixe de nos seguir no Instagram, LinkedIn, Facebook e Youtube

Além disso, também temos outras dicas culturais em nosso Blog. Aqui está outra lista que você precisa conferir: