ENEM e Vestibular

Saiba o que você deve estudar para o Enem 2023

Já foram mapeados alguns padrões de matérias que você precisa estudar para o Enem. Confira!

5
minutos de leitura

Estudar para o Enem não é uma tarefa tão simples. Ao contrário dos demais vestibulares que costumam seguir um padrão de assuntos abordados em cada matéria, você pode esperar de tudo aqui. 

Tudo mesmo. Diferentemente do Enem, os vestibulares tradicionais anunciam em seus editais quais livros serão pauta para as questões de literatura. Se você está acostumado com esse formato mais mastigado, nosso artigo vai ser uma mão na roda.

Isso porque certos padrões já foram mapeados na prova desde a sua implementação. Assim, mesmo sendo generalista, o Enem sempre dedica boa parte de seus cadernos às matérias que listamos abaixo. 

Confira e compartilhe com seus amigos!

Matemática e suas tecnologias 

Estatística

Na hora de estudar estatística para o Enem, preste bastante atenção aos conceitos de média, mediana, moda, desvio padrão e probabilidade. Isso será importante em várias questões, inclusive, com gráficos a serem interpretados.

Geometria

O caderno de Matemática e suas tecnologias também é recheado de círculos, cubos e outras joias raras para você calcular área e volume. Portanto, a geometria precisa estar na sua lista de estudos para que entender essas formas e trabalhar seus ângulos seja uma tarefa fácil na hora da prova. Aperfeiçoe o básico que é o teorema de Pitágoras e, depois, invista mais tempo em fórmulas mais complexas.

Trigonometria e Funções

Saber como trabalhar funções lineares, quadráticas e exponenciais é um conhecimento cobrado de forma recorrente no Enem. Elas podem aparecer em problemas que precisam de interpretação. Por exemplo, se a reprodução de uma bactéria em uma placa de petri duplica a cada instante, qual será o tamanho da colônia em X tempo?

Linguagens, códigos e suas tecnologias 

Português

Você, com certeza, já sabe que precisa ficar superatento à gramática e à ortografia correta na hora da redação. Porém, questões fechadas envolvendo esses conhecimentos também aparecem no caderno de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ler livros de ficção é um hábito que ajuda muito em ambos os casos, pois favorece sua compreensão textual.

Língua Estrangeira

Nem todo mundo tem a chance de fazer um cursinho de idiomas durante a adolescência e, às vezes, as aulas na escola não são profundas o suficiente. Se esse é o seu caso, você precisa encontrar um jeito de estudar a língua estrangeira que escolheu (espanhol ou inglês) para o Enem. São apenas cinco questões, mas cada ponto conta!

Literatura

Estudar literatura é item básico para o Enem. Todo ano há questões sobre os movimentos literários, como o classicismo e o humanismo, estilos de época, figuras de linguagem, entre outras informações. Também precisa estar claro para você os conceitos de tema, enredo, personagem e gênero para saber diferenciá-los e escolher a resposta correta. 

Ciências humanas

História

É provável que durante todos os seus anos de colégio, você não veja todos os períodos históricos em detalhes. Mas está tudo bem! Afinal, alguns deles são mais frequentes nos vestibulares, como a Segunda Guerra Mundial, Era Vargas, Ditadura Militar brasileira, Revolução Industrial e Iluminismo. De qualquer forma, reserve um tempo para fazer um apanhado geral e, assim, não ser pego de surpresa.

Geografia

Essa disciplina pode ser dividida em duas áreas distintas: geografia física e geografia geopolítica. A primeira envolve conhecimentos sobre relevo, clima, hidrografia, eventos climáticos, entre outras informações importantes. Já a segunda aborda os conflitos mediados pela Organização das Nações Unidas (ONU), questões sociais como imigração, refúgio de exilados, etc.

Filosofia e Sociologia

Você deverá responder entre 7 a 9 questões de filosofia e sociologia no caderno de Ciências Humanas do Enem. Parece pouco, mas definitivamente não é! Então, estude bastante as teorias de Sócrates, Platão e Aristóteles. Dê uma passada também pelos pré-socráticos e não se esqueça das correntes mais modernas e contemporâneas, que contam com filósofos como Foucault e Jean-Paul Sartre, por exemplo.

Ciências da natureza

Química

Estudar química para o Enem é fazer um bom apanhado de todos os conceitos aprendidos durante os três anos do Ensino Médio. Química orgânica, estequiometria, reações e ligações químicas, todas elas estarão presentes no seu caderno de Ciências da Natureza. Antes, porém, preocupe-se especialmente em compreender os conceitos em aplicações do cotidiano, pois é assim que normalmente as questões são apresentadas.


Física

A física é uma disciplina complexa que costuma ter mais haters do que fãs. Mas, independentemente do lado em que estiver nessa equação, você precisa se sair bem na hora da prova. Então, recomendamos que estude principalmente mecânica, termodinâmica, ondas, eletricidade, magnetismo e óptica. Isso tudo também levando em consideração aplicações que possam ser vistas no dia a dia.

Biologia

Enfim, chegamos à última matéria. Para os estudantes que desejam cursar Medicina ou algum curso da área da Saúde, a biologia é a princesa dos olhos. Entretanto, não dá para estudar apenas o que você gosta da disciplina quando se trata do Enem. Além de mergulhar em genética e os sistemas do corpo humano, dedique-se também à botânica, ecologia e evolução, entre outros temas importantes. 

Agora, se você não quer esperar até o fim do ano para começar a sua graduação, existem duas opções. Inscreva-se com a sua nota do Enem de outro ano ou no vestibular de uma das IES Afya listadas abaixo.

Região Norte:

Região Sul:

Região Nordeste:

Região Sudeste: