O que é tecnologia em gestão ambiental?
Saiba quais são as responsabilidades do profissional em Gestão Ambiental. Conforme as empresas e a sociedade se preocupam mais com a preservação do meio ambiente, cresce também a demanda pelo gestor ambiental, que assume um papel importante nas empresas, na medida em que elas precisam de projetos.
A preocupação com o meio-ambiente e com o impacto humano nos recursos naturais é cada vez maior na sociedade. Por isso, o tecnólogo em Gestão Ambiental assumiu um papel importante nas empresas, na medida em que elas precisam de projetos de preservação e sustentabilidade.
O gestor ambiental tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho, mas muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre sua atuação profissional. Elaboramos esse blog post para você entender o que é tecnologia em Gestão Ambiental e descobrir as possibilidades dessa carreira. Confira!
Tecnólogo em Gestão Ambiental
O tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional preparado para planejar, desenvolver e gerenciar projetos em diversos compartimentos ambientais além da atuação em empresas de consultoria ambiental. Ele cursou a graduação tecnológica na área, um curso de nível superior com duração de 2 anos, voltado para a atuação prática no mercado de trabalho.
Na rotina da profissão, o gestor ambiental é responsável por investigar problemas ambientais e então elaborar projetos para minimizá-los. Ele também é capaz de recuperar áreas degradadas, criar programas de educação ambiental e planejar o uso sustentável de recursos naturais.
Seja como funcionário da empresa ou trabalhando de forma autônoma, como consultor, o tecnólogo em Gestão Ambiental verifica o cumprimento da legislação do setor, podendo emitir certificados e realizar auditorias.
Mercado de trabalho
Muitas empresas já são reconhecidas pelo cuidado com a natureza, além de existirem certificações específicas, como o ISO 14001, que as organizações tentam obter para mostrar seu comprometimento com a sustentabilidade. Essa certificação é exigida por alguns países no momento da exportação.
Além disso, o Brasil possui uma das legislações ambientais mais modernas do planeta, com regras rígidas sobre o uso de recursos naturais. Por isso, há demanda por profissionais capazes de adequar a atuação de empresas para cumprirem as leis e obterem certificados.
As oportunidades para o gestor ambiental dividem-se entre as empresas privadas e os órgãos públicos. Organizações como indústrias e cooperativas de produção agrícola contratam esse profissional em diversas funções. Em redes de comércio varejista ele desenvolve projetos de educação ambiental e sustentabilidade.
Já no setor público, ele pode ingressar em secretarias de meio ambiente, em órgãos ambientais ou atuar em obras governamentais. No ramo público, esse profissional pode contribuir com sugestões para a legislação ambiental, implantar e gerenciar projetos e fiscalizar o cumprimento das normas do setor nas empresas privadas.
Curso de Gestão Ambiental no RJ
A graduação em Gestão Ambiental pode ser presencial ou na modalidade de Ensino a Distância, sendo ambas reconhecidas pelo MEC e pelo mercado de trabalho. Nelas, o estudante aprende sobre o funcionamento dos ciclos naturais e sobre o impacto das atividades humanas no ecossistema.
Na grade curricular do curso de Gestão Ambiental no RJ estão disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. O aluno estuda legislação ambiental, gestão da poluição atmosférica, tratamento de resíduos industriais, perícia e auditoria ambiental, estatística e várias outras matérias. Há ainda atividades práticas de cartografia e de monitoramento ambiental.
Junto às atividades em laboratório, a experiência em estágios é muito importante na formação desse profissional. É por meio deles que o futuro gestor ambiental trilha sua carreira e aprende com profissionais já formados.
Entendeu o que é tecnologia em Gestão Ambiental? Se ainda houver alguma dúvida, comente aqui ou entre em contato conosco nas redes sociais! Faça o download do e-book sobre nosso curso de Gestão Ambiental no RJ para saber mais detalhes sobre ele!
Leia também: Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudar-lo a escolher