Escolha profissional

O que é Sistemas de Informação?

Saiba por que seguir carreira na área de Sistemas de Informação é uma escolha promissora e como você pode encontrar boas oportunidades antes mesmo de terminar a graduação.

5
minutos de leitura

Os fundamentos dos sistemas de informação estão em nosso dia a dia. Ao acessar um aplicativo delivery, fazer login em sua rede social favorita, entrar no site do seu banco para pagar uma conta ou ler uma notícia, você está enviando e recebendo informações por meio de sistemas elaborados para esse fim.

Administrar o fluxo de dados que circulam diariamente por esses sistemas é uma tarefa para o egresso do curso de Sistemas de Informação. Mas, afinal de contas, o que você sabe sobre esse tema? Se está pensando em escolher essa carreira, descubra mais sobre o assunto a seguir.

Entendendo os fundamentos de Sistemas de Informação

Via de regra, o conceito de Sistema de Informação é aplicável a todo mecanismo projetado com a finalidade de coletar, processar, armazenar e transmitir informações, de maneira a facilitar o acesso de usuários interessados, solucionando problemas e atendendo às suas necessidades. Assim, todo projeto bem estruturado é desenvolvido por meio de soluções que cumprem as finalidades às quais foram programados para executar.

Um bom exemplo é o desenvolvimento e a utilização de um software para controlar a disponibilidade de estoque e o volume de vendas dentro de um negócio. Outra função pode estar relacionada à cyber segurança dos programas utilizados por empregados e prestadores de serviço para garantir que a empresa cumpra as determinações impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Embora cada componente execute uma função específica, todos eles estão inter-relacionados em prol do cumprimento de uma meta comum. Podemos destacar a importância da conversão de dados em informações. Ou seja, da criação de filtros capazes de obter conhecimento a partir de materiais brutos, pois eles são essenciais para acelerar a tomada de decisões mais assertivas, principalmente, diante da grande massa de dados distribuídos pela Internet hoje.

Leia também: teste vocacional para a faculdade: funciona mesmo ou não?

O que leva as empresas a investirem em Sistemas de Informação?

Em tempos onde as empresas devem se adequar a padrões de exigência cada vez mais altos, a exploração dos fundamentos de Sistemas de Informação transformou-se em um importante diferencial capaz de potencializar a competitividade das organizações. Isso porque, de modo geral, a sua informatização reduz drasticamente a ocorrência de falhas, permitindo que elas sejam identificadas e corrigidas mais rapidamente.

Além disso, sistemas computacionais centralizam a gestão dos diferentes processos de uma empresa, possibilitando que os resultados alcançados sejam analisados de forma individual ou integrada. Visto que o volume de informações produzido por uma organização é muito elevado, vale lembrar que a checagem e conferência feita por seres humanos desperdiça muito tempo. Com a automação, as pessoas podem concentrar seus esforços em atividades onde o seu trabalho é realmente necessário.

Em suma, é por isso que muitas profissões foram extintas com a expansão da Internet. Mas quem está por trás da concepção de cada rede e cada software funcionando dentro de seus vários níveis ainda são seres humanos formados em Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Engenharia de Computação, entre outros cursos correlatos. Tais pessoas, sejam elas: analistas, desenvolvedores ou engenheiros - dificilmente serão substituídas no mercado.

Onde estão as oportunidades para quem cursa Sistemas de Informação?

O mercado para o analista de sistemas é bastante promissor, assim como para qualquer outro bacharel que trabalhe com Tecnologia da Informação (TI). Em áreas mais específicas, há até um excedente de vagas não preenchidas pela falta de profissionais qualificados e, apenas no Brasil, a previsão é de que mais de 420 mil postos de trabalho serão criados até 2025.

E você nem precisa se apegar a esse número, pois no campo da tecnologia é bastante comum encontrar oportunidades de emprego 100% remotas, inclusive, em empresas do exterior. Logo, você realmente deveria colocar na sua lista de objetivos tornar-se fluente em inglês, espanhol, mandarim ou alemão para ampliar o seu leque de opções, com remunerações em dólar ou euro.

Como explicamos anteriormente, organizações dos mais diferentes setores e portes, como instituições financeiras, indústrias e e-commerces dependem diretamente de sistemas de informação. Aliás, é um equívoco acreditar que a automação é vantajosa apenas para grandes companhias ou multinacionais, basta observar em pequenas e médias startups de base tecnológica, como simples soluções impactam muitos usuários e, consequentemente, os resultados da empresa.

No fim das contas, o bacharel graduado em Sistemas de Informação pode gerenciar todo o setor de TI de seu cliente ou atuar prestando assessoria para vários deles ao mesmo tempo, no desenvolvimento de softwares sob encomenda. Ou seja, trata-se deum grande mercado de oportunidades para empreendedores também.

Agora que você descobriu tudo isso, aproveite para acessar a página do vestibular da Unigranrio e faça sua inscrição o quanto antes.

Tags
Nenhuma TAG relacionada.