Graduação e cursos

Pensando em fazer Marketing? Saiba tudo sobre o curso e a carreira

O curso de Marketing é uma boa alternativa para quem está indeciso entre Publicidade e Administração. Saiba mais aqui!

6
minutos de leitura

Ofertado em formato de tecnólogo e de graduação, o curso de Marketing é uma alternativa, com um mundo inteiro de oportunidades, para quem está indeciso entre Publicidade e Administração.

A viralização do termo Marketing Digital em meados da década de 2010 fez com que os profissionais da área precisassem brigar por um espaço onde tivessem voz. Isso porque o acesso a conteúdos gratuitos sobre a área foi sendo cada vez mais facilitado, com a expansão da internet, e acabou que muita gente “tornou-se especialista” no assunto da noite para o dia.

Mas isso, claro, não é real. Os especialistas de verdade são só aqueles que fazem o curso de Marketing e logo ingressam no mercado para adquirir experiência. A seguir, você vai descobrir o que esperar da faculdade e algumas possibilidades de carreira.

Como é o curso superior de Marketing 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que esta graduação pertence à área de Humanas, mais especificamente à faculdade de Comunicação. Isso significa que ler, escrever e ter desenvoltura para falar em público são hard e soft skills que todo profissional deve desenvolver em algum ponto da carreira.

Precisa ser todas? Não necessariamente. Como você verá adiante, o curso de Marketing se desmembra em várias frentes no mercado, que exigem diferentes especializações. No entanto, o ideal é que se tenha um certo nível de qualidade em cada uma, pois saber expor suas ideias é um fator comum a todas. 

Seja por escrito ou num pitch de três minutos, seu cliente espera receber uma proposta surpreendente. E a leitura, da literatura aos livros técnicos, é uma excelente fonte de argumentos.

No mais, você vai aprender no curso de Marketing a analisar o comportamento de consumo das pessoas; construir estratégias de venda e de negociação; pensar criativamente campanhas para divulgação de produtos e serviços; planejar o posicionamento de marcas, entre várias outras coisas empolgantes. 

Empolgantes e criativas, mas sempre com os dois pés firmados na estratégia. Afinal, o seu objetivo é alcançar as metas que foram combinadas com o cliente, para o negócio dele alçar novos voos. 

E como você vai aprender tudo isso? Com uma grade curricular cheia de matérias que vão colocar a sua cabeça para pensar fora da caixa. Veja a seguir quais são elas.

Disciplinas da graduação

Em geral, todo curso superior de Marketing oferece as mesmas disciplinas, embora seus nomes possam variar dos que listamos abaixo:

  • Antropologia e Cultura Brasileira
  • Comportamento de Compra e de Consumo
  • Comunicação e Expressão
  • Custos e Orçamentos
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Diagnóstico e Consultoria Empresarial
  • Direito do Consumidor
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia
  • Estratégias de Preço
  • Estratégias Mercadológicas
  • Gerência de Vendas
  • Gestão de Projetos em Marketing
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor
  • Gestão em Marketing
  • Gestão Financeira e Análise de Investimento
  • Logística Empresarial
  • Marketing de Serviços
  • Marketing Digital
  • Marketing e Comportamento do Consumidor
  • Marketing Internacional
  • Matemática
  • Modelos de Administração
  • Pesquisa de Mercado
  • Planejamento de Vendas e Pós-venda
  • Princípios do Direito
  • Processos Gerenciais
  • Promoção, Publicidade e Propaganda
  • Segmentação e Posicionamento
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnologias de Gestão

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Possibilidades de carreira

Como mencionamos anteriormente, você não vai se decepcionar com a variedade de caminhos que poderá seguir após a conclusão do seu curso de Marketing.Tem espaço para quem é mais criativo, mais estratégico, para quem quer liderar e para quem quer receber demandas prontas. 

Descubra qual combina mais com o seu perfil a seguir.

Planejamento

Investigar, conduzir pesquisas e cavar fundo na internet. Estas são as funções de quem se especializa em planejamento. Tudo isso para descobrir quais são os potenciais clientes do seu cliente e como vocês conseguirão alcançá-lo. Deu para entender?

Calma, que a gente vai esmiuçar essa ideia abstrata em tarefas mais concretas. Por exemplo, o lugar em que você trabalha foi contratado por uma empresa que vende queijos artesanais que estão no vermelho. 

Assim que essa demanda chega, o setor de planejamento de marketing é acionado para descobrir como aumentar a receita e o lucro da empresa. Vários motivos podem estar por trás da queda do número de vendas e o seu trabalho é descobrir qual é ele. 

Se for mais de um, qual é o mais relevante? O ideal é que apenas um ponteiro seja mexido por vez, para que a campanha seja mais assertiva e os resultados obtidos posteriormente sejam mais precisos. 

É um problema no produto, no preço, na praça ou na promoção? Você vai descobrir isso durante as suas investigações, com o auxílio de algumas ferramentas. 

Vai precisar pesquisar a estimativa de market share da empresa, fazer projeções para o faturamento, como está a satisfação dos clientes e quais mídias eles consomem. Isso só para citar algumas informações.

Produção de conteúdo

Esta é a área de quem gosta de viajar em conceitos, contar histórias e encontrar soluções criativas para os problemas que foram diagnosticados pelo setor de planejamento. Se você procurar no LinkedIn, verá que o storytelling é uma habilidade muito valorizada atualmente. 

E não é para menos! As grandes campanhas de branding, promoção ou mesmo de marketing de oportunidade são aquelas que conseguem conquistar seu público alvo pela emoção.

Assim, a Criação é acionada em uma empresa ou agência para trabalhar em cima dos insumos sobre:

  • Como é o produto/serviço do cliente; 
  • Qual seu preço e competitividade no mercado;
  • Onde é vendido e para quem
  • Quais são os canais que podem alcançar tais pessoas.

Com tudo isso em mão, começa um outro tipo de planejamento: o criativo. Seu trabalho será entender qual deve ser a abordagem e, depois, como ela deverá ser envelopada em texto, design e vídeo para que os melhores resultados de venda sejam alcançados.

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Mídia

Planejamento pronto, criativos feitos? Chegou o momento do time de mídia brilhar com o “canal de tração”. Com tudo que aprendeu no curso de Marketing, o profissional que trabalha nessa área faz o mapeamento de quais são os pontos ON e OFF ideais para veicular os anúncios criados.

Para tanto, são levados em consideração um  outro tipo de comportamento humano: quando, como e quais redes sociais são utilizadas e para o quê se utiliza a internet. Outra coisa importante na hora de escolher a mídia e seus formatos é o orçamento.

Leva-se o valor do contrato para aquela campanha a fim de otimizar cada centavo. Sem estratégia, mesmo com muito dinheiro investido, os resultados não chegam, mas se os criativos forem veiculados nos pontos mais eficientes, uma campanha pequena pode ser muito bem-sucedida em seu propósito. 

Gerenciamento de dados

Braço direito da Mídia, o setor de Gerenciamento de Dados é para quem tem um perfil mais analítico. Campanhas com orçamento maiores, por exemplo, têm a possibilidade de trabalharem o remarketing de seus produtos e serviços, com novos criativos.

Isso acontece por tentativa e erro, com otimização de criativos, melhoria de argumentos e da segmentação de público, enfim! Uma boa quantidade de engrenagens que podem ser aprimoradas para alcançar os objetivos do cliente. 

Mas como ou melhor quem descobre o que está emperrando um processo de crescimento? O profissional que fez o curso de Marketing e se especializou no levantamento, organização e análise de dados.

Todo anúncio veiculado deixa uma pegada para trás, assim como as interações que as pessoas têm com ele também. Esse rastro é um pote de ouro para ser investigado e colocado à prova na continuidade de uma campanha.

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