ENEM e Vestibular

Onde estudar em BH? 5 lugares gratuitos para você quebrar o tédio

Selecionamos essas opções para te ajudar a não perder a motivação para estudar. Confira!

5
minutos de leitura

Estudar para o vestibular ou para as provas da faculdade, às vezes, é uma tarefa árdua. Nem todo dia acordamos com disposição para lidar com livros, artigos, listas de exercícios e demais cobranças acadêmicas. Normalmente, quando isso acontece, nossa única motivação é vislumbrar a reta final, com nossos objetivos conquistas.  

Mas esse não precisa ser o seu único recurso para vencer o desânimo. Você pode quebrar a monotonia dos estudos simplesmente mudando o cenário ao seu redor. Muitas pessoas que trabalham remotamente já estão acostumadas a fazer isso na sua rotina, e esse modelo pode ser facilmente adaptado para quem é estudante.  

A gente sabe que, nessa fase da vida, a grana costuma ser curta. Então, pode confiar, que não haverá nada de cafeterias superfaturas ou ambientes que estimulam o consumismo na nossa lista de sugestões. Apenas espaços que oferecem infraestrutura sem custo, mas com total conforto para dar um gás na sua atenção.  

Até porque, o que o mineirinho gosta mesmo é da simplicidade que o faz se sentir à vontade mesmo quando está fora de casa. Veja a seguir 5 lugares gratuitos para você conseguir manter a disciplina e estudar com qualidade em Belo Horizonte (MG).  

1. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A instituição oferece um vasto acervo com obras literárias, acadêmicas e didáticas para pessoas com vários níveis de instrução, incluindo PCD, pois há também livros em braile e formatos adaptados disponíveis. Ou seja, trata-se de um espaço que promove inclusão ao atender diversos estudantes de forma gratuita e eficiente.

Tá calor e não tem ar-condicionado em casa? Na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais você vai encontrar um ambiente climatizado, com estrutura confortável para estimular seus estudos e suas pesquisas.  

Endereço: Praça da Liberdade, 21, 3º andar – Savassi

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h, com variações entre os setores.

2. Centro de Referência das Juventudes

Mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte, seu objetivo é garantir a livre expressão das diversas manifestações artísticas das comunidades periféricas da cidade. Ou seja, estamos falando de um lugar de pertencimento para todas as minorias, incluindo pessoas pretas, com deficiência e LGBTQIAPN+.

Mas, calma, que lá também tem um espaço onde reina o silêncio. Pegue seus cadernos e livros, dirija-se à biblioteca e tenha uma experiência muito mais enriquecedora de estudo até tarde da noite, quando você pode fazer um intervalo e explorar as atividades que estiverem acontecendo nos outros ambientes.  

Localização: Rua Guaicurus, 50 – Centro

Horário de funcionamento: terça a sexta-feira das 10h às 22h; sábados das 9h às 18h

3. Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Esta é uma opção que oferece áreas ao ar livre equipadas com bancos e mesas, criando um ambiente perfeito para ler e resolver exercícios enquanto recarrega as energias por meio do contato com a natureza. Com sua atmosfera tranquila e arborizada, o local é ideal para quem prefere revisar conteúdos em voz baixa.

Em alguns pontos do Parque há Wi-Fi disponível. No entanto, não recomendamos o uso de notebooks por se tratar de um lugar aberto na região central da capital mineira. Leve apenas o seu celular como suporte para se localizar e verificar as horas, e evite ficar com ele na mão o tempo todo.  

Localização: Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro

Horário: terça a domingo, 6h às 18h

4. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH)

No segundo andar do CCBB BH, há um espaço funcional equipado com mesas de estudo e tomadas, perfeito para quem quer estudar fora de casa sem gastar nada para isso. Sua arquitetura impressionante e atmosfera cultural geram uma boa mudança de cenário para fugir do tédio, além de ser uma forma de enriquecer seu repertório acadêmico.  

Você poderá, por exemplo, criar uma dinâmica, com momentos de foco e descontração para seus estudos por meio de suas diversas exposições temporárias. Para pré-vestibulandos, explorar esta opção será uma ótima oportunidade de exercitar habilidades essenciais para um bom desempenho no Enem, como interpretação de obras artísticas e senso crítico.  

Localização: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Horário: quarta a segunda, 10h às 22h

5. Centro Cultural Salgado Filho

Por fim, eis aqui nossa última sugestão de lugar gratuito onde você também encontra ambientes silenciosos e bem iluminados para estudar em BH. O Centro Cultural Salgado Filho oferece salas de leitura, além de proporcionar uma atmosfera propícia para pesquisas acadêmicas sem as distrações que encontramos em casa.  

Uma vantagem do local é que sempre há uma programação para os visitantes, que pode incluir, por exemplo, eventos sobre educação e carreira. Por ser menos concorrido que a Biblioteca Estadual, vai ser mais fácil marcar um horário para estudar com sossego, facilitando a absorção do conteúdo e melhorando o seu rendimento.

Localização: Rua Nova Ponte, 22 – Salgado Filho

Horário: verificar no site da Prefeitura de BH

Gostou deste conteúdo? Encontre outras dicas de estudo em nosso blog. A seção Enem e vestibular é totalmente voltada para ajudar estudantes como você a alcançarem o seu potencial máximo!

Tags
Nenhuma TAG relacionada.