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Jogos digitais: saiba de quais profissões este mercado precisa

Você sabe quais profissões estão por trás da idealização, produção e distribuição de jogos digitais? Não? Bom, então, clique aqui para descobrir!

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Um dos setores que cresceram – e muito – durante a pandemia foi o mercado de jogos digitais. No Brasil, a expansão foi de 140% de acordo com um levantamento do número de transações feitas em plataformas e consoles pela Visa. Para uma área que é relativamente nova na economia, tal crescimento surpreende e alimenta expectativas de que o sonho de trabalhar com games está cada vez mais realizável.

Mas você sabe exatamente quais são os profissionais que estão por trás da idealização, produção e distribuição de jogos digitais? Não? Bom, então, chegou a hora de descobrir. Confira abaixo quatro profissões das quais o mercado de games precisa.

Programador ou Desenvolvedor

Esse é o profissional que trabalha nos bastidores, mas sem o qual simplesmente não existe jogo nenhum. Dá narrativa ao design, tudo que foi idealizado pela equipe criativa sai do papel e transforma-se em jogo por meio de códigos minuciosamente escritas pelos programadores, também conhecidos como desenvolvedores.

Quando pensamos que cada mínimo detalhe tem um linha própria de código, já fica claro que um único jogo não é feito por apenas um programador, mas por um time. Então, as ofertas de vagas para esta área em específico são muitas e bastante valorizadas.

Em contrapartida, apesar de haver demanda, há também uma altíssima concorrência para se trabalhar em estúdios de produção de jogos digitais. Nesse sentido, destaca-se aquele profissional que domina diferentes linguagens de programação, que possui experiência prévia com desenvolvimento, inclusive de aplicativos para computador e mobile.

Além disso, é muito importante desenvolver soft skills, como paciência e proatividade, para revisar milhares de vezes uma mesma linha de código, com olhar apurado. E também hard skills, como ciência de dados e UX, para ter uma visão geral do game que está sendo desenvolvido a partir das outras áreas também e ser capaz de contribuir criticamente.

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Engenheiro de Som

Também conhecido no mercado por Sound Designer ou Designer de Som, traduzindo para o português, este profissional é quem produz e edita as trilhas e efeitos sonoros dos jogos digitais. Assim como muitos filmes e séries, diversos games ganham a simpatia do público e ratificam seus lugares na cultura Geek graças às suas músicas e sons específicos.

Não à toa, desde 2000, produtoras de jogos digitais podem participar do Prêmio Grammy nas categorias de Melhor Música, Melhor Álbum de Trilha Sonora e Melhor Composição Instrumental para Filme, TV ou outra mídia visual. E olha que, à época, os games nem tinham a qualidade e a definição de imagem e som que podem ser experimentados hoje.

Mas, na prática, com o constante avanço da tecnologia o potencial que os jogos digitais ainda podem alcançar em questão de interatividade e imersão por meio de ambientação musical é simplesmente infinito. Isso significa que, se você realmente que se você tem um bom ouvido para captar a essência do som e para composição, talvez esta seja a sua carreira ideal.

Inclusive, mesmo que você não tenha aptidão para criar uma trilha sonora do zero, mas tenha habilidade técnicas para mixagem e captação de efeitos sonoros reais, você ainda pode ter sucesso como engenheiro de som. Mais uma vez, a atenção aos detalhes faz-se imprescindível, agora, em relação às imperfeições que só podem ser percebidas pelo sentido da audição.

Por fim, uma característica menos conhecida deste profissional é a sua capacidade de entender os seres humanos e suas diferentes emoções. Afinal, seu trabalho só é eficaz quando a trilha causa medo, alegria, desconfiança, entre outras sensações nos jogadores ao longo de cada fase.

Publicitário ou Analista de Marketing

Após a graduação, esses profissionais podem trabalhar em vários lugares: agências, cujo enfoque já é a comunicação; institutos de pesquisa, que prestam consultoria de mercado, entre muitas outras possibilidades. No caso do mercado de jogos digitais, as produtoras de games são empresas que possuem um setor responsável pela promoção e distribuição de seus produtos.

Nestas áreas de criação e planejamentos são trabalhados os “4Ps da Publicidade”: preço, produto, praça e promoção. Isto é, por quanto o jogo será vendido, como ele deve ser e quais melhorias podem ser feitas para que seja bem-sucedido, em quais plataformas estará disponível para compra e quais serão as formas de promovê-lo para que o lucro obtido seja o máximo possível.

Cada uma destas quatro etapas exigem profundas pesquisas de público alvo, que interfere tanto no conteúdo do produto quanto na promoção, pois não adianta investir no marketing de redes sociais que seus consumidores principais não utilizam. Há também a necessidade de descobrir as lojas ideias e, a depender da categoria do game, quanto poderá ser cobrado por ele.

Em nível de criatividade exigido, estas profissões ficam atrás apenas dos roteiristas e game designers, responsáveis por construir narrativas, personagens, etc. Ser inovador e pensar fora da caixa também são características imprescindíveis, além de um grande interesse por análise de dados, uma vez que as ideias devem estar alinhadas com uma estratégia e metas de venda específicas.

Algum millenial aí se lembra dos CDs Demo? Aquele disco que podia ser comprado com uma versão inferior de estreia, para que o jogo fosse testado? Pois é. Isso era e ainda é feito por meio dos modelos em “Fase Beta”, para testar a recepção do público ao produto, descobrir o que pode e deve ser melhorado a fim de oferecer a melhor experiência aos jogadores no lançamento oficial.

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Produtor ou Gerente de Projetos

Responsável por supervisar todas as etapas de produção dos jogos, organizar orçamentos, estabelecer metas e garantir que cada parte do trabalho seja entregue dentro do prazo. Muito se engana quem acredita que este é um trabalho menos “mão na massa” do que os demais setores envolvidos no processo de criação e distribuição do game.

Por tratar-se de um produto criativo e multidisciplinar, alterações serão necessárias mais de uma vez, com certeza. No entanto, isso pode deixar de ser parte do trabalho e tornar-se um problema, caso tal mudança no projeto não seja feita em cadeia e de forma ordenada, impactando negativamente outras fases e procedimentos.

E quem é que vai coordenar este movimento, mantendo uma boa comunicação entre roteiristas, designers, programadores, engenheiros e publicitários? Isso mesmo, o produtor executivo ou gerente de projetos em cargo. Portanto, esta não é uma profissão a ser subestimada.

Além das soft skills que já citamos anteriormente, há muitas outras que devem ser desenvolvidas por quem deseja atuar nesta área do mercado de jogos digitais. Por exemplo, adaptabilidade e resiliência, pois como dissemos imprevistos fazem parte do processo criativo; e empatia e automotivação, pois não serão vários times sob a sua supervisão, precisando de estimulo e que suas necessidades sejam compreendidas.

Outra função bastante diplomática dos produtores executivos é mediar as interações entre a distribuidora de games e o estúdio de produção. Ou seja, habilidades para negociar, administrar recursos e gerir pessoas são fundamentais para construir uma carreira de sucesso.

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Mercado de Jogos Digitais no Brasil

Segundo dados da Newzoo, o mercado brasileiro de games é o 10º maior do mundo em faturamento e, de acordo com pesquisa feita pelo Sioux Group e Go Gamers, quase 75% da nossa população consome algum tipo de jogo eletrônico. Parece que você está no país certo para começar a sua carreira, não é mesmo?

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