ENEM e Vestibular

Inglês ou Espanhol: qual opção escolher para o Enem?

Já decidiu se vai escolher inglês ou espanhol no Enem? Neste post, ajudamos você a optar!

6
minutos de leitura

Ao longo do ensino fundamental e médio, uma das matérias exigidas é a língua estrangeira. Normalmente inglês ou espanhol. Ambas são úteis para desenvolver habilidades de comunicação e para ampliar o acesso a outras formas de conhecimento. Porém, quando chegar a hora de entrar na faculdade, você tem uma decisão importante: fazer a prova de inglês ou espanhol no Enem.

Ambas opções podem impactar diretamente sua nota e, consequentemente, suas chances de aprovação na faculdade. Por isso, é uma boa ideia pensar com cuidado e encontrar aquela que te dá a maior vantagem.

Acompanhe e entenda melhor como escolher entre a prova de inglês ou espanhol no Enem.

Como funciona a prova de língua estrangeira do Enem?

Antes de tomar sua decisão, é importante entender como funciona o Enem. Ao fazer a sua inscrição no vestibular, você também precisa escolher uma das línguas estrangeiras disponíveis, inglês ou espanhol. São dois idiomas bastante falados no mundo inteiro e que são muito presentes no dia a dia.

Ambas são provas objetivas, que incluem gramática e interpretação de texto, similar à prova de língua portuguesa. Porém, o tipo de conteúdo cobrado tende a focar nos fundamentos do idioma, compreensão e na forma como sentenças são estruturadas. Não é necessário fazer questões discursivas nem nada do tipo.

O quão importante é escolher entre inglês ou espanhol no Enem?

Assim como acontece na redação do Enem, a prova de inglês ou espanhol envolve principalmente interpretação de texto. Mesmo as questões de gramática demandam que você compreenda uma mensagem em outro idioma, que segue sua própria lógica e estrutura.

A prova de língua estrangeira, mesmo que inclua apenas poucas questões, representa pelo menos 10% da nota obtida dentro do caderno. Naturalmente, o peso é maior se você quer estudar uma língua estrangeira na faculdade. Porém, se esse é o caso, você já deve ter feito sua escolha.

Como saber se é melhor fazer a prova de inglês ou de espanhol?

Considerando o peso que a língua estrangeira tem na hora de calcular a nota no Enem, é compreensível que tenha suas dúvidas na hora de escolher o inglês ou espanhol. A menos que você já tenha um bom domínio de um dos idiomas, pode ser complicado tomar essa decisão.

Veja aqui alguns critérios que você pode usar para fazer sua escolha.

Considere seu conhecimento atual

Um bom ponto de partida que você já deve ter considerado é quando você domina o idioma em questão. Algumas pessoas têm contato com inglês ou espanhol em seu dia a dia por outros caminhos. Podem ser familiares, na televisão ou na internet. Se uma delas já parece mais natural para você, então deve ser a melhor escolha.

Apenas tome cuidado para não confundir a familiaridade com o domínio do conteúdo da prova. Entender e saber falar uma língua estrangeira não é o bastante. Você ainda deve estudar a gramática, exercitar sua interpretação de texto e ampliar seu vocabulário até o dia da prova.

Preferência para a língua que você estudou mais recentemente

Se você não tiver um nível de familiaridade muito alto com nenhum dos dois idiomas, a próxima sugestão é escolher aquele que você tem estudado. Para os novos vestibulandos, seria aquele que você estudou no ensino médio.

A questão aqui é escolher o idioma que estiver mais fresco na sua memória. Pode até ser que você tivesse um ótimo domínio do espanhol alguns anos atrás. Porém, isso é irrelevante se você não conseguir recuperar esse domínio até o dia do seu vestibular.

Na dúvida, escolha por afinidade

Pode parecer brincadeira, mas é um conselho legítimo. Em alguns casos, o melhor critério que você tem à sua disposição é apenas o quão natural ou confortável você se sente com um idioma ou outro.

Por exemplo, se você assiste séries em inglês, então provavelmente já absorveu um pouco do idioma passivamente. Assim, no mínimo, você deve ter mais facilidade para absorver o conteúdo durante seus estudos.

E para quem não domina inglês nem espanhol?

Escolher entre a prova de inglês ou espanhol no Enem sem nenhum ponto de referência é o caso mais complicado. Se você não tem nenhum domínio prévio, como saber o melhor idioma?

Muitas pessoas concluem que o espanhol é a melhor escolha, pois são duas línguas de origem latina. E sim, muitas palavras e a estrutura das sentenças são similares, o que ajuda no entendimento. Porém, essa similaridade também pode ter o efeito oposto. Por exemplo, a palavra “cachorro” em espanhol significa “filhote”. Então, em espanhol, você pode ter um “cachorro de gato”, ou “filhote de gato”.

Às vezes, justamente por ser mais distinto, o inglês acaba sendo mais fácil de dominar depois que você aprende. A dificuldade aqui está em aprender como as sentenças são construídas, novas palavras, etc. Algo desafiador, mesmo para quem tem bastante contato com a língua.

Como estudar para a prova de língua estrangeira do Enem?

O estudo da língua estrangeira deve sempre fazer parte do seu checklist do Enem. Confira aqui algumas dicas que vão te ajudar a se sair melhor na sua prova, seja de inglês ou espanhol.

Pratique todo dia

Como qualquer outra matéria, a sua língua estrangeira precisa ser parte da sua rotina de estudos. Tente ao menos revisar o conteúdo diariamente, para ajudar a internalizá-lo com o tempo.

Torne a língua parte do seu dia a dia

Séries, música, livros, jogos, há muito conteúdo sendo produzido diariamente em inglês e espanhol. Quanto mais você puder integrá-lo na sua rotina, mais familiaridade terá com o idioma.

Divirta-se enquanto estuda

Aprender outras línguas não precisa ser só uma obrigação. É algo que abre várias portas para novas formas de entretenimento e conhecimento. Sendo assim, não se esqueça de adotar essas formas de diversão como parte do seu aprendizado.

Escolher inglês ou espanhol no Enem pode ser difícil a princípio. Não só pelo domínio das línguas, mas pelo impacto no seu vestibular. Seja qual for a sua escolha, o ideal é começar a estudar o quanto antes para garantir a sua aprovação.

Quer continuar acompanhando nossas dicas para você entrar na faculdade? Então assine nossa newsletter e já vá se preparando para o vestibular!