Como criar ou retomar o hábito da leitura pode transformar seus estudos
Com todos os dados que trouxemos neste texto, você ficará ansioso para retomar o seu hábito da leitura.
Em novembro de 2023, uma pesquisa revelou dados alarmantes sobre o hábito de leitura dos adolescentes no Brasil. Segundo o levantamento, mais de 65% dos alunos brasileiros de 15 a 16 anos nunca leram um livro com mais de 10 páginas. Do restante, somente 9,5% leu algum material com mais de 100 páginas.
Mas o que está por trás desses dados é o mais relevante. Uma análise mais aprofundada mostrou que tais baixos índices de leitura implicavam também em uma queda no desempenho em matérias como matemática e ciências.
Isso não é à toa, pois o ato de ler está no cerne do aprendizado. A leitura é um trabalho de múltiplas habilidades: assimilar conceitos, interpretar ideias e usar a imaginação para construir cenários, personagens e tudo que os envolve.
Há, porém, uma boa notícia no meio disso tudo. Apesar de não lerem muito, a pesquisa revelou que os jovens brasileiros veem a leitura com bons olhos. Na média mundial registrada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é destaque, pois mais de 40% dos estudantes afirmam gostar de falar sobre livros.
Além disso, o estudo também revelou que, em geral, os estudantes que chegam aos níveis mais altos de aprendizagem têm melhores hábitos de leitura. A seguir, você vai descobrir o porquê disso e como retomar o seu relacionamento com os livros.
Benefícios da leitura para o cérebro
Ouvimos muito falar sobre como exercitar-se na academia ou fazer algum esporte é bom para a saúde física, contribuindo para o tônus muscular e para a melhoria da capacidade cardiorrespiratória. Ler exerce a mesma função para o cérebro, estimulando-o.
Em 2013, um estudo realizado por pesquisadores do Rush University Medical Center em Chicago, IL – publicado na revista Neurology – descobriu que a leitura, entre outras atividades para a mente, pode retardar a demência. Ou seja, o hábito da leitura traz benefícios tanto para o presente quanto para o futuro.
Outra pesquisa, realizada pela Universidade Emory, revelou que nosso cérebro “sente” os eventos sobre os quais lemos como se estivéssemos vivenciando-os. Assim, nossas soft skills para sermos empáticos e solidários com as pessoas aumentam.
Sabe como mais o hábito da leitura beneficia o seu cérebro? Reduzindo o seu estresse! Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, a leitura pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. É mais do que o alívio que sentimos ao ouvir música ou passeando.
Vocabulário e criatividade contam muito
Sabe quando você está com dúvida sobre como escrever uma palavra e, de repente, aparece a imagem dela escrita na sua mente? Isso só acontece porque você já leu ela em algum lugar.
Entende o quanto isso é importante agora? Imagine-se em pleno primeiro dia de prova do Enem, precisando escrever uma boa redação para conquistar a sua vaga no Ensino Superior e faltam-lhe as melhores palavras para explicar seus argumentos. Ninguém quer passar por isso.
Ler com frequência vai expandir o seu vocabulário e seu repertório, contribuindo para seus trabalhos também na faculdade, quando exigirem de você uma ideia fora da curva. Por fim, exercitar a sua imaginação vai torná-lo um profissional mais criativo, destacando-o no mercado de trabalho.
Retomando o hábito da leitura em 4 passos
Do que são feitos os hábitos? Por definição, trata-se de um comportamento regular adquirido por recorrência frequente ao longo do tempo, podendo ser positivos ou negativos. Ou seja, são feitos de estímulo, vontade, ação e repetição - em tese, exatamente nessa ordem.
Por exemplo, o seu costume de usar as redes sociais até três horas da manhã assistindo reels em vez de dormir é um hábito que prejudica a sua saúde. Para quebrá-lo, descansando mais e melhor durante a noite, existem alguns recursos como desligar o celular ou colocá-lo no modo avião 10 minutos antes de se deitar.
Assim, você corta o estímulo de forma que fica mais fácil controlar a sua vontade, tomando a decisão [ação] de não mexer no celular naquele momento e, depois, repete isso todas as noites. Faz sentido, certo?
Poucas pessoas reconhecem essa origem dos bons e maus hábitos e, consequentemente, que reduzir estímulos tóxicos e aumentar os estímulos benéficos em sua vida são duas escolhas quase sempre individuais. Logo, criamos um passo a passo simples para você tentar retomar o seu hábito da leitura.
Aqui está:
- Tire um livro da prateleira e coloque-o perto do seu campo de visão, onde você pode acessá-lo facilmente;
- Reconheça o pensamento de que você colocou o livro ali por um motivo quando estiver com tempo livre ou entediado;
- Ceda à vontade de abri-lo ou alimente o desejo por conhecer a história que ele carrega;
- Repita estes três passos com frequência mesmo que não seja todos os dias.
Gostou deste conteúdo?
Navegue pelo Blog Graduação para já desenferrujar seus olhos e o seu cérebro ao hábito da leitura. A seção Enem e vestibular tem vários textos valiosos para alavancar seu desempenho nas provas e ajudá-lo a entrar no Ensino Superior!