Graduação e cursos

5 filmes sobre Finanças e Economia para estudantes da área

Dúvidas sobre seguir na área de economia e finanças? Entenda mais sobre estas profissões e como filmes podem te ajudar nesta decisão!

5
minutos de leitura

Se você ama números e sempre se identificou com matérias de exatas, mas ao mesmo tempo também é interessado pelo comportamento das pessoas e o que motiva elas a tomarem decisões, talvez cursos na área de Economia e Finanças sejam ideais para você!

Uma ótima maneira de se aproximar dos temas que você pode encontrar em uma graduação é assistindo a filmes e documentários sobre a área. Assim, você pode descobrir de uma maneira divertida como é o dia a dia dos profissionais e que tipos de desafios precisam enfrentar.

Por isso, neste post você vai descobrir um pouco sobre a carreira nas áreas da Economia, além de conhecer os melhores 5 filmes sobre Finanças para se apaixonar por estas profissões.

Vantagens de seguir a carreira em finanças e economia

A área de Finanças é bem ampla, pois existem muitas possibilidades de cursos e carreiras para seguir neste mercado. Os principais cursos são Economia, Ciências Contábeis e Administração.

A Economia envolve o estudo das relações de produção, utilizando técnicas de previsão e análise de cenários para compreender a economia como um todo.

Já as Ciências Contábeis e a Administração são cursos mais focados em cenários mais práticos do que a Economia, como a administração de empresas. As maiores diferenças entre esses dois cursos são as áreas de atuação, já que a primeira está mais ligada à análise de contas, e a segunda à gestão de pessoas.

A maior vantagem dos cursos de graduação na área, que duram em média quatro anos, é que você entra em contato com inúmeras matérias que ampliam sua visão de como as pessoas se comportam, como as empresas gerenciam ativos e despesas, além de outras sutilezas da área das Finanças.

Além disso, outra vantagem é a variedade de opções de atuação no segmento. Com cursos na área das Finanças, você pode trabalhar com análises de mercado, assessoria para empresas, gestão e administração, além de muitas outras possibilidades.

5 filmes de Finanças para te ajudar nos estudos

Como você viu até aqui, a área de Finanças e Economia é extremamente diversa, cheia de técnicas e gráficos complexos. Mas se engana quem pensa que essa é uma área desinteressante, e a maioria dos filmes sobre o tema mostram as aventuras do mercado financeiro.

Seja para quem já estuda e trabalha com a área, seja para quem está pensando em como escolher o curso certo, os filmes podem ser úteis para descobrir coisas novas sobre este campo de atuação. Continue a leitura e descubra 5 filmes sobre finanças para maratonar e aprender ao mesmo tempo!

O contador

A primeira obra cinematográfica da lista já rebate a afirmação de que Ciências Contábeis é uma área desinteressante. Um filme repleto de suspense, mistério e ação, "O contador" narra a história de Christian Wolff (Ben Affleck).

Um homem com habilidades extraordinárias para os números, mas com dificuldades com interações sociais, Wolff é um contador que começa a trabalhar com clientes perigosos, fazendo a contabilidade para traficantes de armas, terroristas e empresas de fachada.

Quando começa a trabalhar para uma empresa misteriosa, Wolff se descobre no meio de uma fraude milionária, e escapar desta situação não é nada fácil.

Embora mantenha as atenções nos momentos de ação, o filme é interessante para notar o quanto o pensamento crítico e proativo, além de foco e determinação são habilidades valorizadas no mercado de trabalho.

Afinal, apesar de não ser desinteressante, a rotina de um contador está longe de ser o que acontece na vida de Wolff.

O lobo de Wall Street

Provavelmente um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, "O lobo de Wall Street" conta a história real de ascensão e queda do ex-corretor da bolsa de valores Jordan Belford, interpretado por Leonardo DiCaprio.

No filme, acompanhamos Jordan Belford desde seu começo como corretor em Wall Street, uma das ruas mais importantes do mundo quando o assunto são finanças e mercado financeiro.

Com sua esperteza e agilidade, Jordan começa a conquistar posições e logo funda sua própria corretora, a Stratton Oakmont. Enganando seus clientes e enriquecendo cada vez mais, ele vira um alvo da polícia, resultando em perseguições e reviravoltas impossíveis de deixar para ver outra hora.

Embora tenha adaptado livremente a autobiografia de Jordan, o filme é um ótimo jeito de entrar no ritmo de Wall Street, entendendo como trabalham os corretores e que riscos precisam correr para acertar as projeções do mercado.

Real O plano por trás da história

Outra obra baseada na vida real, este filme narra a história brasileira por trás da criação de um novo plano econômico no país em 1993, alterando inúmeras decisões econômicas e criando o real, a moeda brasileira que ainda está em circulação atualmente.

Acompanhamos Gustavo Franco (Emílio Neto), economista e crítico do modelo econômico da época. Quando a crise no Brasil chega a níveis insustentáveis, causando uma inflação e insatisfação popular, o presidente Itamar Franco (Bemvindo Sequeira) monta uma equipe para bolar uma solução.

Assim, acompanhamos Gustavo Franco, Fernando Henrique Cardoso – que mais tarde se tornaria presidente – e outros em uma verdadeira luta contra o tempo e as pressões políticas.

Além do interesse histórico no contexto brasileiro, o filme é uma aula de economia por mostrar longas discussões entre economistas com diferentes visões e posicionamentos, o que pode te ajudar a se destacar logo no primeiro ano da faculdade.

A grande aposta

Produzido em 2015, "A grande aposta" colecionou grandes prêmios como o de melhor roteiro adaptado e uma indicação ao Oscar pela atuação de Ryan Gosling.

O filme conta a história de um grupo de economistas que decide fazer o impensável: apostar contra os grandes bancos norte-americanos. Quando um deles convence o restante do grupo de que a bolha do mercado imobiliário está prestes a estourar, eles ganham a oportunidade de lucrar com esta previsão arriscada.

Para bolar um plano, eles contam com a ajuda de Ben Rickert (Brad Pitt), um guru da Wall Street que vive recluso e longe dos negócios, mas que está disposto a voltar.

O filme detalha com perfeccionismo o sistema financeiro e o mercado imobiliário estadunidense, além de contar com um roteiro brilhante na hora de criar soluções para os problemas econômicos que o grupo precisa resolver.

Trabalho interno

Além das ficções eletrizantes que narram o dia a dia dos profissionais das finanças, existem filmes de Economia no formato de documentário que podem ser encarados como verdadeiras aulas.

"Trabalho interno", também conhecido pelo título original "Inside job", é um documentário que tem como tema a crise de 2008. Além de contextualizar o que aconteceu no final da década de 2000, o filme tenta compreender o que motivou a crise.

Além de dar um texto didático para o espectador, o documentário conta com imagens reais de entrevistas da época e documentos importantes.

Gostou das dicas?

Neste post, você conheceu um pouco mais sobre as carreiras no mundo das Finanças e Economia, além de descobrir 5 filmes essenciais para quem busca entender mais sobre esta área.

Se você não quer perder mais nenhum post sobre graduação e vestibular, acompanhe nosso blog e fique por dentro dos conteúdos sobre estes assuntos e muito mais!