Estágio e carreira

Como se preparar para uma reunião de feedback no trabalho ou na faculdade

A seguir, você descobrirá como deve se comportar antes, durante e após uma reunião de feedback.

4
minutos de leitura

Em geral, as pessoas costumam ter muito medo de receber feedback no trabalho ou na faculdade. Isso acontece porque nem sempre os comentários recebidos são positivos ou, às vezes, acontecem demissões quando dão a chance de o funcionário falar como está se sentindo em relação à empresa.

No segundo caso, faz bastante sentido ficar com um pé atrás, e não fazer comentários muito polêmicos. Mas, se sua resistência é por causa das críticas que venha a receber, abandone este sentimento o quanto antes.

Nós somente crescemos quando somos tirados da nossa zona de conforto. Por isso, saber como melhorar suas entregas é fundamental para a sua carreira deslanchar.

A seguir, você descobrirá como deve se comportar antes, durante e após uma “reunião de 1:1”. Antes, porém, vamos explicar em quais situações é possível receber feedback na faculdade, onde são menos frequentes.

Feedback na faculdade, quando acontece?

Não é muito comum receber feedback na faculdade, não. A não ser que você queira pedir a opinião do professor após receber um trabalho de volta, você provavelmente não saberá mais sobre seu desempenho do que é possível deduzir pela nota recebida.

No entanto, existem algumas situações em que isso acontece, partindo do próprio docente. Uma delas é durante a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde um professor específico é designado para literalmente lhe dar vários feedbacks enquanto você escreve seu artigo.

Então, continue a leitura mesmo que você não esteja procurando por um estágio ou emprego atualmente. Afinal, temos valiosas lições para o seu período de estudante universitário também.

Leia também: Gaslighting: como saber se você está sendo vítima no ambiente de trabalho

Marcaram uma reunião de 1:1 comigo, o que fazer?

1.Esteja preparado

Só de você estar aqui, lendo nosso conteúdo, já está cumprindo este primeiro passo. O objetivo de antecipar-se a um feedback é quebrar os paradigmas que todos temos em relação a críticas, ou seja, não recebê-las como algo negativo.

Você também pode treinar seus argumentos caso saiba sobre o que serão os comentários do seu líder. Reconhecer onde falhou é bom, mas ter uma proposta melhor em mão para oferecer de prontidão é ainda melhor.

2.Entre em modo de escuta ativa

Embora seja importante você construir uma “defesa”, lembre-se de que ela não é o foco da reunião. Seu chefe quer, primeiramente, que você ouça o que ele tem a dizer sobre o seu trabalho e não entrar em uma discussão sobre méritos. Então, resista a esse impulso natural e baixe a guarda.

Pratique a escuta ativa, tomando cuidado para não dissociar - pessoas com TDAH e déficit de atenção precisam se esforçar em dobro nesse ponto. Assim, menores são as chances de você concordar com algo sem querer, não agradecer um elogio ou fazer uma pergunta sobre algo que foi explicado.

3.Tome notas caso se sinta confortável

Um feedback pode ser uma verdadeira aula, quando o seu líder é uma pessoa que realmente se importa com o seu futuro. Então, caso o ambiente seja amigável e você possa levar um caderninho para anotar palavras-chave, não hesite em fazê-lo.

Isso vale para os elogios tanto quanto para as críticas, ok? Saber o que você está fazendo certo para manter o bom trabalho ou mesmo surpreender seus gestores é ser proativo, o que demonstra interesse e dedicação.

Fique por dentro: Primeiro estágio: saiba dar o pontapé inicial na sua carreira

4.Reflita sobre o que foi dito antes de tomar uma decisão

Se precipitar numa mudança pode ser uma má ideia, pois existem muitas abordagens para um mesmo problema e você precisa escolher a ideal para o seu ambiente de trabalho. Pesquise como adquirir a qualidade que seu líder espera de você - o TED Talks é uma boa fonte de inspiração.

Se for uma hard skill que pode ser aprendida com um curso, avalie as opções antes de investir seu dinheiro. Além disso, nem sempre os líderes acertam, portanto, discuta com seus amigos ou com seu psicólogo para não mudar algo que é uma qualidade em você.

5.Saiba diferenciar feedback de abuso moral

Seu líder não pode levantar a voz, usar nomes pejorativos para desqualificá-lo ou falar de forma agressiva a fim de humilhar você. Isso é mascarar abuso moral como feedback, o que é passível de processo.

Caso você se sinta constrangido durante a reunião, manifeste o seu incômodo. Caso a pessoa não leve o seu sentimento em consideração, peça licença e vá para um lugar onde outras pessoas estejam presentes.

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo nosso blog para encontrar outras dicas que podem alavancar sua carreira em 2024.