Graduação e cursos

Faculdade EAD: como organizar a rotina para os estudos

Está fazendo ou pretende fazer uma faculdade EAD? Veja como aumentar a sua produtividade e montar um cronograma otimizado no ensino à distância em nosso artigo!

5
minutos de leitura

Cursar uma faculdade EAD é uma maneira de realizar o sonho de ter uma graduação de qualidade no currículo e ainda aproveitar todos os benefícios desse modelo de ensino digital, como a capacidade de estudar no seu ritmo e adequando os horários para cumprir as outras obrigações da sua rotina diária.

No entanto, como manter uma boa rotina de estudos EAD, de modo a aproveitar os benefícios da faculdade à distância, mas sem perder a produtividade? Afinal, estudar em casa, sem a vigilância de um professor, pode se tornar um convite à procrastinação.

Para evitar isso e garantir que você tenha um bom desempenho em seus estudos EAD, preparamos este post com algumas dicas práticas. Continue conosco!

Monte um cronograma realista

Um cronograma realista para o seu plano de estudos deve levar em conta todas as atividades que fazem parte da sua rotina semanal. Alguns dos itens que podem ser citados:

  • tempo dedicado ao sono;
  • atividades físicas;
  • refeições;
  • trabalho;
  • momentos de entretenimento;
  • consultas médicas e/ou com o psicólogo;
  • entre outros.

O importante é incluir no cronograma tudo o que faz parte da rotina e estimar o quanto tempo você leva em cada uma dessas atividades. Com tudo isso na ponta do lápis, será mais fácil definir o tempo disponível para um estudo de qualidade.

Comece com um cronograma semanal e tente cumpri-lo. Caso tenha sucesso, poderá expandi-lo para um período quinzenal ou mensal. Só não se esqueça de deixar alguns espaços para possíveis imprevistos, como aqueles dias em que você não estiver se sentindo muito bem ou esteja muito sobrecarregado, o que leva ao estresse e à queda de desempenho.

Separe horários específicos para estudar

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas procuram cursos a distância é a flexibilidade, uma vez que muitas faculdades oferecem a possibilidade de que o aluno possa estudar no seu ritmo, organizando a rotina de acordo com o seu tempo livre.

Embora essa flexibilidade seja muito bem-vinda, também há desafios: a capacidade de definir um tempo exato para estudar e não se perder no meio das exigências do curso. Por isso, é muito importante separar um horário específico para aulas e estudos.

Digamos que você trabalhe durante a manhã e à tarde e tenha o período da noite livre para estudar. Defina o período entre 19h e as 22:30 para fazer isso, por exemplo. Caso você não trabalhe em horários fixos, escolha três opções durante o dia, algo como:

  • das 9:00 às 12:30;
  • das 16:00 às 19:30;
  • das 19:00 às 22:30.

Aí, escolha um desses horários de acordo com a sua rotina, de segunda a sexta. Com isso, mesmo que você tenha outras obrigações, você terá opções para garantir ao menos três horas e meia de acompanhamento das aulas por dia.

Ainda que você não tenha que acompanhar as aulas no dia, utilize o horário para estudar os conteúdos já repassados. Isso ajuda não somente a estabelecer a rotina de estudos, mas otimizar o tempo de acordo com a disponibilidade de cada um.

Afaste as distrações

"Hmm, vou só dar uma olhadinha no WhatsApp durante essa aula on-line". Sim, sabemos que as redes sociais e os aplicativos de mensagens são viciantes e divertidos – e é por isso que você deve evitá-los durante um estudo.

Uma mera olhada pode se transformar em uma hora de tempo desperdiçado, uma vez que as distrações do nosso celular e da internet são desenvolvidas justamente para serem as mais viciantes possíveis.

Isso não significa que você não possa fazer algumas pausas. Inclusive, isso é desejável: defina um intervalo de 5 minutos a cada 1 hora, por exemplo, para se levantar da cadeira, esticar as pernas, alongar o corpo, beber um copo d'água e ir até o banheiro.

Caso você estude no celular, a melhor forma de conseguir ignorar todas as notificações push é ativar o "modo não perturbe" ou "modo foco". Se for uma aula gravada, ative o "modo avião". Além disso, essas dicas são recomendadas:

  • Deixe as redes sociais de lado durante o período definido de estudo: não se preocupe, os seus amigos e memes preferidos estarão lá quando você retornar. Você não ficará com aquela culpa na consciência por não ter estudado nada durante aquele período em que você deveria ter estudado;
  • Avise as pessoas que convivem com você que você precisa daquele período para se concentrar: peça para que só te interrompam se for uma emergência inadiável;
  • Deixe perto de você apenas aquilo que você precisa para estudar: caderno, caneta, tablet ou notebook, etc. Também é interessante deixar um copo d'água bem próximo, para que você não tenha que sair toda hora.

Navegue por diferentes formatos

Utilizar sempre os mesmos materiais de estudo pode deixar a rotina cansativa e desestimulante. Alguns temas mais complexos podem ser explorados de uma forma mais leve, de modo que você entenda de vez o que está sendo descrito.

É o caso de um conteúdo complexo ser abordado somente por conteúdos em texto. Talvez buscar uma videoaula mais descontraída sobre o tema pode ser a melhor solução para tirar suas dúvidas. Mescle diferentes formas de aprendizado, como:

  • aulas ao vivo e conteúdos gravados;
  • leia artigos e livros de apoio para se aprofundar nos temas;
  • busque podcasts e audiobooks;
  • procure palestras no YouTube;
  • faça mapas mentais para conseguir memorizar as informações e fazer conexões entre diferentes tópicos.

Caso você esteja estudando um determinado tópico e não encontre muitas dificuldades para assimilá-lo, mantenha esse caminho, já que ele está sendo produtivo. Quando começarem a aparecer as primeiras dificuldades, busque outros modelos de aprendizado. Você não passa tédio e ainda aprende melhor.

Medite e visualize

A meditação é uma excelente forma de manter a concentração e é por isso que ela pode ser uma forma de melhorar a sua rotina. Quando você medita, você fortalece a sua capacidade de focar em apenas uma coisa de cada vez.

Outra atividade que você pode aplicar no seu dia a dia é a visualização. Nela, você se concentra em um futuro desejável: como você quer estar daqui a 2 ou 10 anos, por exemplo? O que é preciso para chegar lá? Como a visão provavelmente será prazerosa, você terá mais motivação diária para estudar.


E aí, está pronto para aproveitar a flexibilidade de uma faculdade EAD?

Como você viu neste artigo, o modelo de faculdade EAD é ótimo porque oferece flexibilidade e qualidade de ensino. Contudo, isso não significa que você pode ficar "empurrando com a barriga" eternamente: defina horários de estudo, se afaste das distrações fáceis e monte um cronograma realista para seguir.

Gostou do artigo e quer conferir outros conteúdos como este, assim que saírem? Então, assine a nossa newsletter!