Graduação e cursos

Faculdade e vida social: você consegue equilibrar?

Ao longo deste post, trazemos algumas dicas certeiras para você dar conta das provas da faculdade sem deixar de ter uma vida social

6
minutos de leitura

Aproveitar a vida e sair com os amigos é sempre muito bom. Na juventude então, essa parece ser a única realidade que vale a pena, não é mesmo? O detalhe é que, com o término do Ensino Médio, logo chegam as responsabilidades do mundo adulto. Nesse momento costuma parecer que conciliar a faculdade e a vida social é simplesmente impossível. Surge aí a dúvida cruel: curso superior e diversão com os amigos são atividades compatíveis?

Você se identifica com esse dilema? Acha difícil conciliar os 2 mundos? Muita calma nessa hora! Ao longo deste post, trazemos algumas dicas certeiras para você dar conta das provas da faculdade sem deixar de ter uma vida social. Duvida? Então confira!

faculdade-e-vida-social-voce-consegue-equilibrar

Converse com amigos e familiares

Antes de começar o curso, é importante ter uma conversa com seus amigos e familiares para explicar como será sua rotina, incluindo os horários que pretende dedicar exclusivamente aos estudos. Assim que decidir o curso e a faculdade em que investirá, já pode chamar o pessoal para esse papo.

É claro que você não vai cortar contato ou ficar limitando o tempo que passa com as pessoas, mas é interessante que elas conheçam suas prioridades como estudante. Desse jeito, tanto sua família como seus amigos entenderão que você terá que dedicar parte do seu tempo para se preparar para provas, fazer trabalhos, montar apresentações e por aí vai.

Não tem mistério: basta explicar a situação a quem convive mais com você. Como essas pessoas querem o seu bem, certamente entenderão essa nova fase da sua vida, apoiando suas decisões.

Lance mão de apps de produtividade

Nem sempre conseguimos nos concentrar em uma tarefa da forma como deveríamos, não é mesmo? É mais que normal perder o foco e a concentração nos estudos enquanto estuda. Sem desespero! Tenha em mente desde já que isso poderá acontecer várias vezes durante o andamento do seu curso superior.

O importante é saber lidar com esses momentos sem perder o controle da situação. Afinal, a vida de estudante tem sempre muitos prazos, provas e leituras para colocar em dia. Por isso é que usar aplicativos de produtividade e de gestão de tempo é uma excelente opção para ajudá-lo a focar naquilo que realmente precisa fazer.

Use técnicas como o Pomodoro, que se baseia na ideia de que, se você executar tarefas em blocos de tempo, focando toda a sua energia naquilo que está fazendo no momento, será mais produtivo. E o mais legal é que esse método também pode ser encontrado em forma de aplicativo, que você pode baixar e usar no dia a dia com os estudos.

Além desse aplicativo, os universitários também podem usar listas de tarefas e calendários para anotar prazos de entrega de trabalho e provas. Todos esses recursos o ajudarão a ser mais produtivo e organizado, consequentemente sobrando mais tempo para a vida social e a diversão!

Identifique ladrões de tempo

Sim, um estudante universitário deve procurar ser organizado e equilibrado. Mas convenhamos: são muitos os fatores que podem atrapalhar a boa rotina de estudos. Com o avanço da tecnologia e o uso das redes sociais, o celular se tornou um dos principais ladrões de tempo. Você responde a uma mensagem, comenta ou curte a foto de um amigo, dá uma olhadinha nas notícias… Quando percebe, já se passaram horas!

Além do celular, diversas outras possibilidades podem tirar nosso foco do que é realmente importante. Por isso, o primeiro passo é identificar o que rouba seu tempo. Dessa forma, será mais fácil para você tomar medidas corretivas.

No caso das redes sociais, uma dica é deixar para responder seus amigos em certos horários do dia. Sem ficar toda hora vigiando o celular, sobrará mais tempo para outras atividades. No mais, evite ficar perto ou ter com você aquilo que tira seu foco. Com isso, o tempo será mais bem aproveitado, além de sobrar uma folguinha para você ficar com sua família e se divertir com os amigos.

Estabeleça um cronograma

Muitas vezes, a ideia de fazer um curso superior assusta porque parece que o tempo será totalmente absorvido pelos estudos. Se você pensa assim, saiba: com um bom cronograma, é mais que possível conciliar faculdade e vida social. Esse passo o ajudará a construir uma rotina, o que, por si só, já aguça o foco e aumenta a produtividade.

O importante é entender quais são os melhores horários na sua semana. Além disso, é preciso deixar um tempo livre para outras atividades e momentos de lazer, ok? O ideal é manter uma certa flexibilidade no cronograma, pois podem ocorrer imprevistos. Então nada de desespero para seguir à risca todos os horários e as atividades do planejamento. Essa agenda deve se adaptar à sua rotina, viabilizando mudanças sempre que preciso.

Se você não conseguiu estudar em um dia da semana porque teve que comparecer a um compromisso de última hora, por exemplo, basta repensar os horários do cronograma, compensando o tempo perdido em algum outro dia. Assim, você não acumula disciplinas e trabalhos!

Saiba qual é o seu limite

De nada adianta se matar nos estudos e sacrificar sua saúde e sua vida social. Conheça os limites do seu corpo e não os ultrapasse! Para você ter uma ideia, um problema muito comum no mundo universitário é não dar importância a uma boa noite de sono, passando-se horas e horas estudando madrugada afora. Sem descanso, nem o cérebro funciona direito.

Isso sem falar que, além do sono, muitos acabam deixando a alimentação de lado. Outro erro! Anote aí: se você quer conseguir um bom rendimento nas aulas e ir bem nas provas, a saúde é simplesmente fundamental. Pensando nisso, nada de abrir mão de ter uma rotina saudável, dormindo o suficiente e se alimentando da forma certa.

No fim das contas, a lição que deve ficar é: sacrificar sua saúde não ajudará no seu desempenho durante a faculdade. O melhor é se dedicar sem exageros, sabendo e conhecendo quais são os limites do seu corpo.

Equilibrar vida social e faculdade nem sempre é fácil. Na verdade, muitos pensam que é impossível sair e curtir com os amigos e cursar uma faculdade ao mesmo tempo. Como você viu, porém, com um planejamento correto, dá sim para ter uma vida social e investir em sua carreira! O importante é manter o equilíbrio e planejar uma rotina.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe o post em suas redes sociais e ajude seus amigos com essas dicas!

Leia também: Leia este post ao pensar em desistir da faculdade

Tags
Nenhuma TAG relacionada.