Graduação e cursos

Como é o estudante de cada signo do Zodíaco?

Quem é o mais estudioso? Quem é o mais desapegado? Descubra como é o estudante de cada signo a seguir!

10
minutos de leitura

Depois de falar sobre o que a data do seu nascimento diz sobre a carreira que você deve seguir, chegou a hora de saber como é o estudante de cada signo do Zodíaco. Confira todos e compartilhe com seus amigos.

Áries – 21 de março a 20 de abril

A impulsividade pela qual o ariano é conhecido deve-se à sua grande quantidade de energia acumulada. Isso cria uma necessidade por movimento e por experimentar coisas novas que, em geral, pode atrapalhar seus estudos.

Esse estudante é aquele que vai atrelar os estudos à prática de esportes e exercícios físicos, o que pode auxiliar muito no processo de aprendizagem. Assim como intercalar leituras com listas de exercício para tornar a atividade mais dinâmica.

Brilhantes e persistentes, as pessoas do signo de Áries gostam de ser desafiadas. Embora a sua natural falta de paciência a princípio gere repulsa à matéria que não consegue entender, basta criar uma competição consigo mesmo para dominar um assunto para os estudos deslancharem.

Sabe quem era ariano? Leonardo da Vinci, figura LGBTQIAPN+ fundamental do Renascimento que, não por acaso, era polímata – sua extensa lista de conhecimentos inclui botânica, engenharia, pintura, anatomia e poesia.

Touro – 21 de abril a 20 de maio

Bem diferente é o taurino que adora uma zona de conforto – desafios não colam com quem é deste signo. Via de regra, o que funciona é criar um ambiente de estudos agradável para motivar o estudante a enfiar a cara nos livros, assim como criar recompensas de curto-prazo.

Por exemplo, “depois de ler três capítulos dessa matéria, eu posso ficar 10 minutos no TikTok”. O taurino vai sempre adaptar o momento de estudo às coisas que lhe dão prazer, pois esta é a junção ideal.

Só não dá para inventar demais. O estudante de touro é prático, vai direto ao ponto para ficar livre logo. Mas que, quando encurralado numa questão difícil, sofre até a última gota de suor antes de buscar a solução por outro caminho.

Uma inspiração é Immanuel Kant, pensador alemão expoente do Iluminismo – movimento que lutou contra o absolutismo e pela ciência, inspirando insurreições e revoluções na América.

Gêmeos – 21 de maio a 20 de junho

Esse estudante prefere estudar em grupo, mas não deveria. Quer dizer, também não podemos ser muito rigorosos. Mas, em geral, a verdade é que para sair da matéria e cair na conversa fiada, pouco custa ao geminiano.

Brincadeiras à parte, o melhor é sempre escolher pessoas de signos mais fechados para poder focar somente no que realmente importa na hora de estudar. Sua lógica e racionalidade aguçadas fazem com que seja fácil adaptar ao entorno.

Outro costume muito bom para os estudos que as pessoas de gêmeos adoram é ensinar. Elas são sempre as primeiras a se oferecerem para dar monitoria e já garantir suas horas complementares na faculdade.

Jürgen Habermas, membro da Escola de Frankfurt, é geminiano. Seus ensinamentos, coincidentemente ou não, são muito abordados nos cursos de Comunicação.

Câncer – 21 de junho a 21 de julho

Sabe aquele estudante que tem um crush no professor? Não estamos dizendo que todo canceriano, mas... sempre um canceriano.

As pessoas de câncer são movidas por suas emoções e levam ao pé da letra o conselho de seguir seu coração. Então, se uma matéria o cativa a ponto de fazê-lo imaginar como poderá transformar o mundo com esse conhecimento, pode ter certeza de que ele estará feliz estudando.

Em geral, cancerianos não são muito persistentes e precisam do apoio dos colegas para superar suas dificuldades de aprendizado. Por outro lado, quando eles gostam do que fazem, fica na cara que um trabalho foi feito – e muito bem-feito – por eles.

Também do Iluminismo, o filósofo e teórico político Jean-Jacques Rousseau era do signo de câncer.

Leão – 22 de julho a 22 de agosto

Leoninos são os estudantes que, em sua maioria, escolhem curso e carreira com base em status e poder aquisitivo. Eles sabem o que querem e aproveitam de seus dons para se vender e socializar para fazer networking com professores, colegas e quem mais puder beneficiá-lo nesse processo.

Ensinar é uma boa forma de aprender para eles. Mas, diferentemente do geminiano que se vira caso não saiba uma resposta, o leonino somente vai se propor a estudar em grupo se realmente dominar o assunto. Isso faz dele um líder nato e ótimo professor.

Depois dos estudos, a pessoa do signo de Leão é aquela que vai dizer em alto e bom tom “vou fazer isso porque eu mereço”.  E, sinceramente, não estão erradas – se recompensar é uma forma de criar bons hábitos.

Um dos psicólogos mais famosos do mundo, Carl Gustav Jung, foi um estudioso leonino exemplar.

Virgem – 23 de agosto a 22 de setembro

Ele já chorou por causa de uma nota que nem foi tão baixa assim e você sabe. Virginianos são os estudantes mais exigentes consigo mesmos e não param de estudar enquanto não se sentem prontos ou exaustos por completo.

Seus cadernos e anotações são cobiçados por todos os colegas. Afinal, faltar às aulas não é de seu feitio e se tem uma coisa que eles fazem muito bem é caprichar na hora de estudar, seja na escrita ou em desenhos.

Por outro lado, o fato de as pessoas de Virgem serem perfeccionistas também tem o lado negativo de fazê-las desistir antes mesmo de começar. Combater a procrastinação é o seu maior desafio quando estão inseguros com alguma matéria.

Filósofo brasileiro e autor do livro Pedagogia do Oprimido, de reconhecimento internacional, Paulo Freire será uma excelente inspiração deste signo para sempre.

Libra – 23 de setembro a 22 de outubro

Librianos são os estudantes que nunca sabem por onde começar a estudar. A indecisão impacta sua vida acadêmica porque, no fim das contas, ninguém consegue fazer tudo, e somente priorizando o que é mais relevante é possível atravessar a faculdade sem perder a cabeça.

Logo, o lugar onde você os encontra é facilmente no grupo de estudos que o leonino organizou e o geminiano ajudou a divulgar. Ali não tem escapatória, é acompanhar os outros ou ser o estraga prazeres – o que nunca é uma opção para as pessoas de Libra.

Muito estéticos, os librianos gostam de ter acessórios bonitos e que trazem equilíbrio visual para o seu momento de concentração. São eles os estudantes que carregam o caderno da moda, agenda e 500 canetas na mochila todo dia.

Importantíssimo para a cultura contemporânea, Friedrich Nietzsche, era um libriano com “PhD” em ironia, metáfora e aforismos.

Escorpião – 23 de outubro a 21 de novembro

Muito parecidas com os cancerianos, as pessoas de Escorpião são intensas em tudo que fazem, inclusive, nos estudos. Vencer seus sentimentos, que podem desviar seu foco, talvez seja seu maior desafio quando precisa prestar atenção à aula.

Em contrapartida, esse estudante é visto como gênio em diversos casos, pois busca – e às vezes até encontra – sentidos profundos para as matérias que estuda. Essa capacidade de conexão o faz o melhor em trabalhos interdisciplinares.

Escorpianos são, porém, o pavor dos professores sem didática. Porque se há uma coisa que eles têm é a ousadia para desafiar os outros intelectualmente.

Albert Camus foi um dramaturgo e filósofo do signo de Escorpião, sendo uma de suas teses a de que viver é se revoltar, fazendo o que é possível dentro dos limites impostos pela natureza. Faz sentido, certo?

Sagitário – 22 de novembro a 21 de dezembro

Esse estudante fala absolutamente tudo gesticulando. Peça uma explicação simples e ele vai quase dançar ragatanga diante de você enquanto fala, pois expressar-se fisicamente é parte contundente de quem ele é.

Assim como as pessoas de Áries, os sagitarianos são muito energizados e precisam de recompensas constantes para se manter interessados no que estão estudando. Eles também são muito competitivos e gostam de estar acompanhado, o que pode não ser uma mistura positiva (para os outros).

O aluno de sagitário é o fã de flashcards, mapas mentais e jogos associativos. Uma de suas maiores habilidades é a rapidez com que podem aprender uma matéria do zero, decorando fórmulas extensas com facilidade.

Érico Veríssimo foi um escritor brasileiro renomado que também era deste signo.

Capricórnio – 22 de dezembro a 20 de janeiro

Esse, de longe, é o estudante mais empenhado da turma, deixando até o virginiano para trás. Pessoas de capricórnio são muito organizadas, gostam de ser reconhecidas por seus resultados e acreditam que seus futuros estão em suas mãos.

Nunca perdem o prazo de entrega de um trabalham e reclamam quando são obrigados a fazer trabalho em grupo. Afinal, eles sabem que dão conta de fazer tudo sozinhos e não têm paciência para amadorismo.

Essa alta carga de responsabilidade pode gerar expectativas distorcidas e causar muito sofrimento devido à pressão auto-imprimida. Solucionada esta questão consigo mesmo, o estudante capricorniano só tem a ganhar por seu comportamento disciplinado.

Um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, Isaac Newton, era de Capricórnio. Ele foi considerado um gênio da Física, ok?

Aquário – 21 de janeiro a 19 de fevereiro

Hiperfoco para o que lhe interessa, em especial, às coisas que ninguém mais dá atenção. Esse é o jeito do aquariano estudar, criando teorias que o levam para longe, ignorando tudo e todos ao seu redor.

As pessoas do signo de Aquário são extremamente racionais e sedentas por conhecimento. É nessas horas que o professor sem didática sofre, pois uma coisa que elas não perdoam é sentir que alguém está usurpando sua chance de aprender algo.

Curiosos, os aquarianos gostam e são bons em estudar sozinhos, dentro de seus próprios mundinhos. Eles vão sempre buscar um local onde sentem-se à vontade e sem os riscos de serem interrompidos durante o seu processo de aprendizagem.

Nise da Silveira foi uma médica brasileira que não poderia ser de outro signo senão Aquário. Subversiva, seu trabalho é o pilar da luta antimanicomial e da humanização da Medicina até hoje.

Peixes – 20 de fevereiro a 20 de março

No mundinho da lua. É lá que os piscianos vivem com muito prazer e liberdade. Sua imaginação é seu maior trunfo como profissional no mercado de trabalho, o que nem sempre é valorizado até que se ingressa na faculdade.

O sistema educacional no modelo que conhecemos hoje, por vezes, não funciona para ele. Assim, o estudante de Peixes é comumente taxado como distraído demais, desatento, entre outras características de pessoas hipersensíveis e criativas.

Isso faz com que seu maior desafio na sala de aula seja exatamente suportar as pressões externas para se encaixar nos moldes sociais limitados que lhe são impostos. Mas, uma vez na graduação dos seus sonhos, seus voos serão altos e fadados ao sucesso.

Ninguém menos do que Albert Einstein era pisciano. Afinal, foi ele quem disse: “A lógica vai levar você de A a B. A imaginação vai levar você para qualquer lugar”.

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo nosso Blog e encontre outros conteúdos que vão inspirá-lo como estudante!