ENEM e Vestibular

Enem e vestibular: vale a pena fazer quando não escolheu o curso?

Quer prestar o Enem ou Vestibular, mas ainda não escolheu o curso? Não fique com dúvidas! Conheça os diferenciais dos dois processos seletivos.

2
minutos de leitura

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para a maioria das faculdades do Brasil, sejam públicas ou privadas. As datas de realização das provas variam a cada ano  e podem ser encontradas no site e redes sociais do Ministério da Educação (MEC). Paralelo ao Enem existem processos seletivos, como os vestibulares, realizados nas universidades do país. Diante das possibilidades, alguns estudantes possuem dúvidas que vão além da escolha da profissão. Afinal, vale a pena fazer Enem ou Vestibular quando ainda não existe uma definição sobre a escolha do curso?

Você faz parte desta lista? Fique calmo! Deu para perceber que é uma dúvida comum, por isso, listamos abaixo algumas informações que poderão ajudar na decisão.

Enem ou Vestibular: qual devo fazer?

A resposta para a pergunta acima, depende do que você pretende seguir para entrar na faculdade, no entanto, Enem ou Vestibular, ambos têm suas vantagens.

Em resumo, a nota do Enem é utilizada em diversos processos seletivos no Brasil, o que torna uma opção com destaque, porque proporciona também alguns benefícios. Atualmente, a modalidade Vestibular é uma opção escolhida por quem deseja entrar em universidades e cursos específicos.

Enem

Segundo o portal Educa Mais Brasil, o Enem surgiu em 1998, com o principal objetivo de avaliar o desempenho dos alunos na fase de conclusão do ensino médio. Em 2004, ocorreram mudanças, e a prova passou a ser utilizada como alternativa de entrada em instituições do ensino superior e, em 2010, com a inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ganhou o reconhecimento de maior completo exame educacional do país.

Com a nota do Enem você poderá:

  • Ganhar uma bolsa de estudos;
  • Financiar os estudos – a nota é utilizada como critério para seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do Governo Federal;
  • Complementar a nota do vestibular tradicional;
  • Entre outros.

Vestibular

Durante muito tempo, os vestibulares foram o modo de ingresso padrão no curso superior, mas após a consolidação do Enem, diversas instituições eliminaram esse modelo de processo seletivo. No entanto, nas instituições particulares, o vestibular continua ativo e, em geral, é  a opção de ingresso com o formato tradicional ou agendado.

O diferencial dos vestibulares comparado com o Enem, é que possui um direcionamento específico. Para prestar o vestibular, o estudante faz a inscrição com dados sólidos como: em qual universidade e curso realizará a prova para disputar a vaga.

Se após entender quais os principais diferenciais do Enem e Vestibular, ainda restar a dúvida se é uma boa opção cursar, mesmo sem a definição do curso, temos um conselho: vale a pena fazer o Enem, ou até mesmo o vestibular, para se familiarizar com o tipo de processo seletivo e testar os seus conhecimentos. E, se precisar de mais alguns conteúdos, selecionamos aqui:

Baixe o E-book ‘Humanas, Exatas ou Saúde: o que você precisa saber para escolher qual área seguir?’

Como tirar nota máxima na redação do Enem?