ENEM e Vestibular

Enem 2023: quais são os próximos passos depois do resultado?

Agora que o Enem já passou, confira o nosso miniguia com 4 passos para você seguir daqui até o fim de janeiro!

6
minutos de leitura

Embora seja um grande evento, não são muitas as etapas que antecedem a prova do Enem. Na verdade, são poucas e repetitivas: aulas de manhã até à noite, listas de exercícios e simulados, recheados com a escrita de redações sem fim.

Talvez seja por estarem acostumados com essa rotina que, passada a maratona de provas, você e seus colegas fiquem sem saber direito o que fazer. Para sua sorte, viemos ao resgate!

Abaixo está o nosso mini guia com quatro passos para você seguir daqui até o fim de janeiro. Boa leitura!

1) Prepare-se para o Sisu

Você já sabe que nós gostamos muito de falar sobre saúde mental e autocuidado, e essa é uma preparação realmente importante. Isso porque todo o processo até o pós-Enem é bastante estressante, sendo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) um verdadeiro jogo de paciência. 

É preciso verificar sua posição nas duas opções de curso selecionadas todos os dias, para ter a certeza de que está fazendo a melhor escolha. O motivo por trás disso é que as notas vão entrando aos poucos, à medida que mais estudantes acessam a plataforma.

Assim, seu resultado aparecer abaixo da nota de corte no primeiro dia de inscrição não significa que permanecerá desse modo até o fim. Caso você saia da lista de chamados antes do término do prazo, o ideal é escolher outra primeira opção para garantir uma vaga.

Cada opção é composta por duas partes. A primeira é o curso e a segunda é a universidade. Ou seja, se a graduação é o que mais importa para você, escolha o mesmo curso em outra universidade com nota de corte mais baixa. Do contrário, a lógica é semelhante: basta inverter suas preferências.

Lembre-se de que o Sisu 2024 terá uma única edição: entre os dias 22 e 25 de janeiro.

Leia também: Mandou mal no Sisu? Saiba quais são as suas opções

2) Decida o seu futuro

Este passo é para quem sabe que, independentemente de seu resultado no Sisu, 2024 não será mais um ano de cursinho pré-vestibular. Não há motivos para esperar, principalmente, quando se pode investir em uma faculdade que ofereça:

Sabe onde tem tudo isso? Nas 32 unidades de Graduação Afya, que estão espalhadas por todo o Brasil.

Existem pelo menos dois caminhos conhecidos para estudar aqui. Veja abaixo quais são eles!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma política do Ministério da Educação (MEC) para estudantes de baixa renda. Por meio dele, quem não consegue arcar com os custos da própria formação recebe uma bolsa de estudo para estudar em instituições particulares de ensino superior.

Esse auxílio do Governo pode ser parcial ou integral, a depender da condição financeira da família do candidato. Além disso, existem várias outras exigências para participar, sobre as quais você precisa estar ciente.

Para participar do processo, o estudante não pode:

  • Possuir diploma de curso superior; 
  • Ter feito menos do que 450 pontos no Enem mais recente;
  • Ter zerado a redação da prova.

Caso você não seja selecionado de primeira, terá outra chance ainda em 2024, pois o Prouni conta com duas edições anuais.

Essa seleção é muito parecida com a do Sisu, já que você deve escolher dois cursos e/ou duas universidades diferentes. Para garantir a sua vaga na Afya, selecione a unidade e o curso que você consiga passar com a nota que obteve no Enem 2023 ou nos últimos dois anos.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é a outra opção que você tem para ingressar em uma graduação com a nota do Enem. Sua função é estabelecer parcerias entre o Governo Federal e alguns bancos para que linhas de crédito sejam concedidas com condições mais acessíveis aos estudantes.

Tais financiamentos são destinados a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, com taxa real zero de juros. Há, porém, a necessidade de um fiador para a concessão do empréstimo.

Além disso, há a alternativa do P-Fies. Nunca ouviu falar? A gente explica como funciona!

O que é o P-Fies e como funciona

Ele também serve para financiar a educação superior de estudantes que ingressam em universidades particulares. No entanto, seu processo é simplificado, uma vez que é disponibilizado para todas as rendas.

Caso se interesse, você pode procurar um banco e realizar o cadastro para análise a qualquer momento. Desde o início, tudo será resolvido entre o estudante, a Instituição de Ensino Superior (IES) e o banco escolhido - cada um com uma lista de instruções específica.

Antes, porém, você precisará se inscrever no vestibular tradicional ou via nota do Enem da unidade Afya de sua preferência. Se for aprovado, acesse o site pfies.mec.gov.br e siga o passo a passo rumo ao seu sonho.

Saiba mais: Como faço para entrar em uma faculdade pelo Enem?

Mas e em dezembro? O que eu faço?

A gente até tenta ser prático, mas a vontade de cuidar de nossos leitores estudantes é mais forte. Dezembro é um mês longo, cheio de comemorações, e queremos garantir que você vai aproveitar ao máximo esse momento até a data do resultado do Enem 2023. 

Então, trouxemos duas dicas bem fáceis!

Descanse e se recompense pelo seu esforço

Passar um ano inteiro estudando focado em uma única prova não é uma tarefa fácil. São muitas horas de estudo durante um período em que a vida social acaba ficando de lado, junto dos hobbies, que são muito benéficos para a produtividade.

Todo esforço é feito por um motivo - e é muito bom quando vale a pena. Mas pouca gente lembra de se recompensar depois que as metas são cumpridas. Em geral, ficamos procurando o que mais podemos fazer para sermos ainda mais produtivos.

Seu primeiro passo depois do Enem, porém, deve ser descansar para recarregar as energias. Afinal, existe um momento para tudo e, em breve, você realmente vai precisar se preocupar com novas etapas, perspectivas para 2024, entre outras coisas. Aproveite agora para se divertir!

Esteja bem para o resultado que vier

Se você não estava fazendo terapia desde o início do ano, esse pode ser o momento ideal para começar. Isso porque o esforço que mencionamos anteriormente, às vezes, não surte o efeito que gostaríamos.

Saber lidar com essa quebra de expectativa é importante para você não entrar em desespero e conseguir bolar novos planos de cabeça fresca. Sem falar que tal infeliz possibilidade pode nem acontecer. Ou seja, equilibrar suas expectativas ainda abre espaço para ser surpreendido.

Além disso, o resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024 e, logo em seguida, já começa o Sisu. Os prazos para outros processos seletivos também estão quase no fim no mesmo período.

Então, é preciso agir rápido com o que se tem em mãos para não perder as boas oportunidades que mencionamos anteriormente. 

Caso sua nota seja realmente ruim e você decida tentar novamente, não se preocupe. Estaremos do seu lado com dicas sobre como voltar aos estudos para ingressar na graduação depois desse baque. 

Gostou deste conteúdo? Acesse nossa seção especial sobre Enem e vestibular aqui para ler outros artigos!