ENEM e Vestibular

Enem: 6 dicas para levar seu lanche no dia da prova

Confira nossas 6 dicas para acertar ao levar seu lanche na prova do Enem.

5
minutos de leitura

Decidir que lanche levar nos dias de prova do Enem é uma escolha importante. Afinal, a avaliação é extensa, e se a fome aparecer durante sua realização, você deve estar preparado para se alimentar sem que isso prejudique seu desempenho de alguma forma.

Pois bem, assim como no cotidiano, em outras atividades, o estilo de alimentação pode influenciar de forma positiva ou negativa na disposição, concentração e raciocínio, por exemplo. E depois de se preparar tanto para o Enem, nada, nem mesmo um lanche, deve atrapalhar a nota final. 

Por isso, continue a leitura para conferir algumas dicas para levar seu lanche no dia da prova!

1- Alimentação antes do Enem

O que você irá comer de lanche no meio da prova tem uma relação importante com o que você consumiu antes. Afinal, de nada adianta um lanche perfeito se você fez uma alimentação ruim no almoço.

Leia também: 8 dicas para controlar o tempo durante o Enem

O segredo é prezar pelo equilíbrio. Não vá para a prova com o estômago muito cheio ou vazio – os dois cenários podem provocar mal-estar, fraqueza e sonolência, prejudicando sua performance.

Faça uma alimentação balanceada e nutritiva, evitando ultraprocessados e comidas muito gordurosas. Tenha moderação também na quantidade: comer pouco pode causar tontura e dor de cabeça. Comer demais, por sua vez, pode levar a um quadro de indigestão.

2- Não se esqueça da água

Antes de pensar em qualquer aperitivo para comer na hora da prova, não se esqueça de levar água. Você não vai querer passar sede depois de comer, não é mesmo? 

Além disso, manter-se hidratado é fundamental para concentração, especialmente se a sua região for muito quente durante os dias do exame. 

Evite substituir água por refrigerantes e sucos, já que eles não matam a sede e ainda podem estimular a fome. Bebidas alcoólicas? Nem pensar! Além de extremamente prejudiciais, elas também são proibidas.

3- Priorize alimentos leves e saudáveis

Pouco importa se você realizou uma alimentação equilibrada antes da prova se, na hora do exame, exagerar em alimentos que não são saudáveis. 

Prefira opções leves e ricas em nutrientes no lugar de salgadinhos, doces, chocolate e frituras. Por possuírem grande quantidade de açúcares e gorduras, podem afetar o nível de glicemia do corpo, gerando fadiga e redução da concentração. 

4- Foque na praticidade e seja empático com os outros

O lanche ideal, além de leve e saudável, também deve ser prático de levar e consumir. Priorize a praticidade e evite snacks que provoquem sujeiras. Acredite, isso pode acabar te incomodando durante o exame. 

Por exemplo, salgadinhos e chocolates, além dos problemas já citados, também podem derreter e sujar suas mãos. Isso pode fazer com que você perca mais tempo saindo para lavá-las, sem falar que também pode sujar a prova.

Fique atento à embalagem e se ela não fará muito barulho. Em um momento tão importante e que exige tanta concentração como o Enem, qualquer ruído pode desconcentrar você e demais candidatos na sala. Pratique a empatia e leve essa dica em consideração.

5- De olho no edital

Ainda que o edital não preveja nenhum tipo de restrição para lanches e bebidas (exceto alcoólicas), é importante tomar alguns cuidados na hora de levar seu lanche.

Pode te interessar: Como lidar com as emoções durante a prova do Enem?

A começar pela água. Ela deve estar dentro de embalagens transparentes. O mesmo vale para potes de comida para quem deseja levar frutas, sanduíches ou mix de oleaginosas. 

Demais embalagens não são especificadas no edital, mas devem estar lacradas e são passíveis de vistoria por parte do fiscal de sala, no local da prova, a qualquer momento. 

6- Sugestões de lanches para levar no dia da prova

A seguir, algumas dicas de lanches para levar no dia da prova. Você pode se inspirar em nossas recomendações para criar seu próprio “cardápio” e fazer da sua alimentação uma aliada no dia do exame.

Sanduíche natural

Leve, saudável e prático, esta opção é ideal para a maioria dos candidatos. Você pode montar o lanche do jeito que preferir, mas sem deixar de lado as dicas que demos anteriormente aqui. 

Pão integral, patês, vegetais, queijo ricota e peito de peru são alguns dos ingredientes tradicionais no sanduíche natural.

Biscoitos

Atualmente existem opções de biscoitos leves e ricos em fibras, como aqueles que levam gergelim na receita. Esse tipo de lanche é bastante prático e ajuda a manter a sensação de saciedade, dado o seu volume de fibras. 

Barrinhas de cereal

Um lanche rápido e prático, as barrinhas de cereais são ótimas opções, mas cuidado: dê preferência às integrais e que sejam fonte de fibras. Evite barrinhas proteicas ou com muito chocolate.

Saiba mais: Para acabar com as dúvidas: mitos e verdades sobre o vestibular!

Frutas

Seja uma fruta ou um mix cortado em pedaços, as frutas são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais que ajudam na saciedade, foco e concentração. 

Chocolate

O chocolate pode ajudar algumas pessoas a controlar a ansiedade e aumentar a disposição. Mas tenha moderação na quantidade e opte pelos que possuem maior concentração de cacau – eles contêm menos açúcares.

Agora que você já sabe as dicas para preparar e levar seu lanche no dia da prova do Enem, não deixe de conferir outros conteúdos que podem te ajudar na próxima edição do Exame em nosso Blog

Tags