ENEM e Vestibular

Como a educação positiva está mudando a realidade da nova geração

Quer saber quais são os benefícios da educação positiva na formação da nova geração? Veja o nosso post!

5
minutos de leitura

Educar os filhos é uma tarefa árdua e que é vista por muitas pessoas como algo complicado de se realizar. Sem sombras de dúvidas, esse é um trabalho que deve ser feito com sabedoria, uma vez que a educação é algo que a criança leva consigo para a vida inteira.

Cada família possui uma opinião ou um método de educação que considera ser o ideal. Geralmente as pessoas se baseiam em múltiplos fatores, como o histórico familiar, os valores e até mesmo em histórias de sucesso. Existem alguns elementos que são considerados construtivos e entre eles está a educação positiva.

Já ouviu falar dessa maneira de educar as crianças desde os primeiros anos de vida? Caso ainda não tenha tido contato com o assunto, neste post falaremos sobre o tema e daremos detalhes a respeito dessa forma de educar do futuro. Confira!

O que é a educação positiva?

A educação positiva, nada mais é que uma maneira de educar que leva em consideração o bem-estar, o desenvolvimento emocional e que auxilia a promover a autoconfiança nas crianças.

Para que a metodologia possa ser adotada de maneira correta, os pais precisam ter paciência e devem agir com naturalidade. E para que não se sintam sobrecarregados, os pais podem seguir um passo a passo com apoio da Neuropsicopedagogia. Dessa maneira, os pais que aderem à educação positiva conseguem usar as técnicas a seu favor com muita tranquilidade.

Um dos principais pilares da dessa forma de educar é o reforço positivo. Há tempos atrás gritar, brigar, xingar, castigar e bater nos filhos era usado como método de ensino. Hoje em dia tal tipo de comportamento não é aceitável, embora ainda exista em alguns lares.

Quais são as suas vantagens?

Diferentemente de um adulto, as crianças não possuem total controle das suas emoções e nem entendem as normas sociais. Assim, pode-se esperar que em alguns momentos os pequenos tenham comportamentos considerados inadequados, pois ainda não conseguem diferenciar o certo e o errado.

Mas, com o passar do tempo e com os ensinamentos dos pais eles irão conseguir distinguir. A educação positiva tem um grande impacto nisso e existem muitos benefícios encontrados por aqueles que a praticam. Entre eles podemos citar:

  • afastamento da agressividade;
  • mais amor;
  • mais consistência nos ensinamentos;
  • auxilia a repensar sobre os seus padrões de comportamento;
  • as crianças passam a entender sobre as necessidades que possuem por trás dos seus comportamentos;
  • desenvolvimento do autoconhecimento e do autocontrole.

Além de todas essas vantagens, essa técnica ensina as crianças sobre as habilidades interpessoais e sociais, e as ajuda a ter empatia pelas pessoas.

Quais são as principais diferenças da educação positiva e da punitiva?

A maneira tradicional de educar, geralmente se baseia em chantagens ou castigos. Já no modelo de educação positiva, os pensamentos são voltados para algo mais construtivo para o bom desenvolvimento da criança.

Nessa nova forma de ensinar, é dada ênfase ao melhoramento da autonomia, autoconfiança e otimismo. Outras habilidades que preparam a criança para a vida também são utilizadas, sem deixar de estabelecer regras e limites sólidos.

Em geral, as crianças educadas com o método positivo apresentam grande evolução em alguns pontos, tais como:

  • melhora cognitiva;
  • melhor desempenho escolar;
  • mais facilidade no convívio com as pessoas;
  • fortalecimento do vínculo familiar.

Portanto, a educação positiva só tem pontos bons e é benéfica, tanto para a saúde mental e física das crianças e adolescentes e como dos pais. Também é importante para fortalecer relações interpessoais e ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional.

Quais são as melhores dicas para colocar a educação positiva em prática?

Muitos pais têm dificuldades em participar na educação dos seus filhos, por passarem muitas horas no trabalho ou por terem que estudar até tarde. Isso gera uma rotina exaustiva e o cansaço pode tomar conta dos genitores, não permitindo a participação tão ativa desses pais.

A boa notícia é que é possível tornar os momentos juntos ainda melhores e de forma a auxiliar na educação das crianças. Daremos aqui as melhores dicas. Confira!

1. Busque educar e se divertir ao mesmo tempo

É mais do que comum que em algumas idades as crianças não gostem de comer alguns alimentos. Ao invés de puni-las, ou de tentar obrigar a comer, tente fazer brincadeiras que envolvam os alimentos, como frutas e verduras e assim será despertado o interesse delas.

Além das brincadeiras, é interessante abordar benefícios de cada tipo de alimento, para que a criança saiba da importância daquilo que está comendo para a saúde, para a área da beleza, cabelos, unhas e pele. Acredite, isso pode fazer toda a diferença.

2. Mostre que você se preocupa com ele e com as outras pessoas

É de extrema importância que a criança sinta a sua empatia. Sendo assim, diga a ela que você entende o que ela ou o que a outra pessoa está sentindo, e busque sempre usar exemplos pessoais. Isso permitirá que você se mantenha próximo do seu filho e o ajudará a se tornar um adulto consciente.

3. Encoraje os seus filhos

Seja uma pessoa positiva e passe esse sentimento para os seus filhos. Isso os ajudará a se desenvolverem de maneira saudável, pois a criança necessita do apoio de seus pais e familiares.

Ajude-os na hora de estudar e busque a melhor maneira de ensiná-los a encontrarem as saídas mais simples para resolverem os desafios do dia a dia. Assim eles terão um melhor rendimento escolar e ainda irão se tornar pessoas proativas.

4. Estimule-os a ter autonomia

A educação inclusiva e humanizada, além de auxiliar no desenvolvimento das habilidades, como respeito e empatia, ainda fortalece os vínculos familiares. Por isso, não pense duas vezes e estimule a sua criança a ter iniciativa por meio da educação positiva. Com certeza ela será uma pessoa que tem autoestima e autonomia.


Pronto para aplicar a educação positiva na prática?

Então, agora que você já sabe o que é a educação positiva, não deixe de usar todas as maneiras de educar positivamente a sua criança. Ela se tornará uma pessoa melhor e se sentirá preparada para enfrentar toda e qualquer situação que acontecer em suas vidas, até mesmo nas condições mais adversas.

Gostou do nosso post sobre as maneiras de educar? Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este! Te esperamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube.