Escolha profissional

Direito ou Relações Internacionais? Conheça a área de atuação de cada um

Está em dúvida entre o curso de Direto ou Relações Internacionais? Leia este post e saiba qual a profissão mais adequada ao seu perfil!

4
minutos de leitura

Escolher um curso de graduação é um momento crucial na sua vida. Afinal, essa decisão definirá sua trajetória profissional e terá um impacto significativo no seu dia a dia.

Se você está na dúvida entre entre Direito ou Relações Internacionais, saiba que ambas as carreiras oferecem caminhos distintos, mas igualmente enriquecedores, no mundo do trabalho e na contribuição social. E uma escolha equivocada pode levar à insatisfação profissional e limitar suas oportunidades.

Por esse motivo, preparamos este artigo para apresentar cada uma dessas áreas. Assim, você poderá fazer uma escolha informada e alinhada com seus interesses e aspirações. Vamos lá?

Direito ou Relações Internacionais: conheça um panorama das áreas

Já parou para pensar na imensidão de caminhos que se abrem diante de um diploma de Direito? Com mais de 1,3 milhão de advogados registrados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), fica a pergunta: o que torna cada um deles único no mercado? A média salarial de R$ 4.763,98, é só um ponto de partida. E saiba que ela pode variar bastante, dependendo da localização, especialização e, claro, da experiência que cada advogado traz na bagagem.

Agora, se o seu negócio é olhar além das fronteiras, Relações Internacionais pode ser o seu caminho. Com um mercado em franca expansão, habilidades como comunicação, negociação e compreensão cultural são seu passaporte para um universo onde a diplomacia e o comércio exterior são apenas o começo.

Quando se fala em números, um analista de mercado internacional pode esperar um salário médio de R$ 6.860,05. E com a especialização e a experiência certas, esses números podem subir consideravelmente.

Graduação em Direito e Relações Internacionais: como funciona?

Se você está em dúvida entre a faculdade de Direito ou Relações Internacionais (RI), saiba que ambas as escolhas abrem caminhos para carreiras desafiadoras e gratificantes. Com um forte enfoque na compreensão e aplicação de conhecimentos específicos de suas respectivas áreas, independente da sua escolha, você será exposto a diversas oportunidades e desafios. Vamos explicar melhor sobre cada um deles a seguir, acompanhe!

Direito

O curso dura, em média, cinco anos. Durante esse período, você deve se dedicar ao estudo de leis, teorias e práticas. A grade curricular é uma verdadeira jornada pelos códigos civil, penal, do consumidor, pela constituição... E não para por aí.

Afinal, existem matérias que desafiam você a entender tudo sobre direitos humanos, direito ambiental e até mesmo as complexidades do direito digital. Mas, o que tudo isso significa na prática? Significa que você vai sair dessa graduação não apenas sabendo debater e argumentar, mas também com uma boa capacidade de analisar casos, elaborar estratégias legais e, claro, ajudar a fazer justiça.

E dentre os motivos para cursar Direito, estão as muitas opções de atividades extracurriculares. Isso inclui estágios em escritórios de advocacia, e até mesmo participações em núcleos de pesquisa jurídica.

Relações Internacionais

Agora, se o seu coração bate mais forte pelo global, o curso de Relações Internacionais pode ser a sua melhor escolha. Normalmente, a duração é de quatro anos, e você vai fazer disciplinas como economia internacional, política externa, conflitos e segurança internacional, e até gestão pública.

Além disso, durante a graduação você aprende a negociar, entende sobre diferentes culturas, e se aprofunda em diplomacia e comércio internacional.

Se essa for a sua escolha, aprender outros idiomas é fundamental para abrir portas mundo afora. E prepare-se para simulações da ONU, estágios em consulados ou em organizações internacionais, e muito networking com pessoas que pensam grande.

Ambos os cursos são passaportes para carreiras dinâmicas e recompensadoras. Eles oferecem ferramentas não só para entender o mundo, mas para atuar nele e fazer a diferença.

Graduação em Direito ou Relações Internacionais: quais são os caminhos e possibilidades?

Decidir entre Direito ou Relações Internacionais é optar por uma jornada de desafios constantes, aprendizado sem fronteiras e, sem dúvida alguma, é escolher fazer a diferença no mundo. Saiba quais são os caminhos e possibilidades de cada área!

Carreira em Direito

Depois de optar por essa graduação, é normal se perguntar: como é realmente a vida depois da colação de grau? No Direito, as portas que se abrem são inúmeras: os advogados podem se especializar em áreas como Direito Ambiental, Tributário, Criminal, entre outras.

E as oportunidades vão desde escritórios de advocacia até concursos públicos para carreiras jurídicas. Isso sem falar nas possibilidades de atuação como consultor jurídico ou advogados em empresas.

E quanto às previsões para o futuro? O Direito está sempre em evolução, com áreas emergentes como o Direito Digital e de Startups ganhando terreno. Por isso, optar por esse curso é escolher um caminho de aprendizado contínuo, em que cada nova legislação e caso inovador podem significar uma oportunidade de crescimento.

Carreira em RI

Já quando o assunto é RI, você pode se imaginar em corredores diplomáticos ou em mesas de negociações internacionais. Mas isso é só o começo. Afinal, o comércio exterior, as organizações internacionais, as ONGs que atuam em causas globais, e até mesmo o setor acadêmico, são campos férteis para o internacionalista.

E quanto às perspectivas para o futuro, saiba que prometem uma demanda crescente por profissionais capazes de entender e atuar nas relações globais. Isso, especialmente, em tempos de mudanças políticas e desafios econômicos.

Caminho para o sucesso: qual a importância da instituição de ensino?

Você já parou para pensar que não são apenas os diplomas que pesam no mundo profissional, mas também de onde eles vêm? Por isso, escolher uma universidade de renome pode abrir portas que você nem sabe que existem.

Ao se decidir por uma instituição com qualidade de ensino, você está abrindo as portas para um futuro brilhante. Imagine-se imerso em um ambiente acadêmico onde os professores são profissionais renomados que trazem uma bagagem cheia de experiências reais do mercado. Isso faz toda a diferença, não é mesmo?

Além disso, as oportunidades de networking estágios que uma instituição de renome oferece são verdadeiros trampolins para sua carreira. Portanto, não subestime a importância dessa escolha, certo?

Ao ponderar entre Direito ou Relações Internacionais, tente se ver no futuro!

Cada uma dessas áreas tem seu próprio impacto e alcance no mundo. Entender isso e alinhar a decisão com seus interesses pessoais e aspirações de carreira é fundamental. Independente da sua escolha, não deixe de fazer o seu curso em uma instituição de ensino de qualidade, como a Afya.

E aí, gostou deste post? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades. Até a próxima!