ENEM e Vestibular

9 dicas de como escrever melhor

Vai prestar vestibular ou Enem? Então, confira algumas dicas de como escrever melhor e se preparar para as questões abertas e para a redação!

4
minutos de leitura

Machado de Assis, José Saramago, Miguel de Cervantes, Clarice Lispector, Jane Austen e as irmãs Brontë. O que essas pessoas têm em comum? Elas são mestres na arte de escrever, é claro! Mas será que isso é apenas um talento ou algo que pode ser desenvolvido?

Arriscamos dizer que escrever bem é algo que pode ser trabalhado. Calma! Não estamos dizendo que qualquer pessoa pode estar ao lado desses nomes na lista de melhores escritores da história. Mas é possível melhorar bastante!

E então, quer saber como escrever melhor? Continue a leitura e confira algumas dicas que vão fazer com que a sua redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se transforme em uma verdadeira obra-prima literária. Vamos lá!

Por que melhorar a escrita?

Muitas pessoas podem até dizer que não escrevem em seu dia a dia e que, por isso, não há a necessidade de trabalhar essa capacidade. No entanto, ela pode ser muito útil para os vestibulares e para o futuro.

Mesmo que você não queira seguir uma carreira na área da escrita, é importante caprichar nessa habilidade para ir bem em seu vestibular. Há provas, como o Enem, nas quais a redação é muito importante para a composição final da nota.

E isso não é tudo! Escrever bem é uma competência valorizada pelo mercado de trabalho, pois sinaliza que o candidato às vagas têm mais chances de ser uma pessoa focada, com boa capacidade de comunicação e uma eloquência acima do normal. Então, vale a pena investir!

Quais são as dicas para escrever melhor?

Confira, agora, algumas recomendações que vão ajudá-lo a desenvolver a sua capacidade de escrita!

1. Pratique a leitura

Começamos o nosso bate-papo falando sobre alguns dos principais nomes da Literatura mundial. E não há melhor forma de iniciar as nossas dicas do que voltando para esse assunto!

Ler é o melhor remédio para curar os seus problemas com a escrita. Além de você conseguir ideias para escrever, aprender sobre estilos e muito mais, essa estratégia é muito válida para ampliar o seu vocabulário e ajudar na melhora do seu português.

2. Leia poesia

Além da leitura de livros “normais” — romances, ficção, não-ficção, biografias… —, você pode (e deve!) investir na leitura de poesias. Ainda que elas não tenham muita relação com os tipos de redação cobrados no vestibular, vão ajudar muito em sua preparação.

O primeiro ponto é a interpretação textual, muito exigida para a compreensão desse tipo de texto. Mas a ampliação de vocabulário também está bem presente por aqui!

3. Ouça música

É do tipo que está sempre com fones no ouvido? Então, boas notícias: isso também pode ajudar na sua redação! Além de trazer um bom repertório cultural, a música é nada mais do que uma poesia com melodias acopladas.

Então, pegue as letras das suas músicas preferidas e as interprete. Isso é válido para canções de qualquer idioma, podendo até mesmo ser uma forma interessante de estudar para a prova de língua estrangeira.

4. Mantenha um blog ou diário

Outra forma de aprender a escrever melhor é… escrever! Então, que tal manter um diário ou, quem sabe, um blog sobre um assunto que você gosta de falar?

Ainda que isso também esteja bem distante da redação do Enem, é uma forma interessante de trabalhar a sua comunicação e simplesmente fazer com que você fique mais solto. O hábito é fundamental para a sua preparação!

5. Faça resumos

Uma das melhores técnicas para estudar para o vestibular de Medicina ou qualquer outro é fazer resumos. Mas não é para resumir de qualquer jeito, e sim usando as suas próprias palavras.

A estratégia mais eficiente de resumos é assistir à aula e depois, no papel, explicar o conteúdo a partir do que você se lembra. Depois, você pode rever o conteúdo ou ler o livro didático, a fim de preencher as lacunas que ficaram enquanto tudo era resumido.

6. Leia em voz alta

Quando escrevemos, nem sempre temos a ideia de como o texto está soando. Isso é bem comum entre os iniciantes e vai desaparecendo com o tempo.

No entanto, até que você pegue a prática, ler o que foi escrito em voz alta pode ajudar a mesclar a sua “voz interior” com o que está sendo colocado no papel. Assim, você ajusta erros, melhora a linguagem e elimina vícios que estejam presentes. Além de melhorar a escrita, essa prática também contribui para a dicção e a oratória, skills essenciais na comunicação verbal.

7. Esteja ligado nas atualidades

Outra dica de como melhorar a escrita é aumentar o seu repertório cultural. Provas como a do Enem exigem uma menção a algo que pode estar acontecendo no mundo, assim como elementos culturais — livros, músicas e filmes, por exemplo.

Ficar de olho nas atualidades é uma estratégia valiosa para a prova — que pode trazer questões sobre esses temas — e para a redação, enriquecendo o argumento e cativando os corretores.

8. Conheça as estruturas dos textos

Outra forma de escrever bem é saber exatamente para o que ou quem você está escrevendo. Afinal, há muitos tipos de textos, cada um com uma finalidade diferente.

Se o seu objetivo é a prova do Enem, por exemplo, busque compreender a estrutura pedida pelo exame. Assim, você não só evita zerar a redação, mas também entrega um texto adequado e com mais qualidade.

9. Escreva bastante

Por fim, uma dica que já até foi mencionada por aqui: escreva! Quanto mais você escreve, mais desenvolto e experiente você fica.

Por isso, além do blog ou diário, é recomendado buscar incluir as redações em seus simulados. Busque temas que já caíram na prova ou até mesmo os que são inventados pelos cursinhos (você pode encontrá-los online), a fim de treinar e chegar mais preparado no dia da prova.

Gostou de conhecer essas dicas de como escrever melhor?

Agora, você está muito mais perto de conseguir aquele “notão” em sua redação do Enem ou, ainda, desenvolver habilidades fundamentais para o seu dia a dia de trabalho. Basta colocar tudo em prática e observar os resultados!

Para não perder nenhuma novidade, confira as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe a gente por lá! A Afya está no LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook e no Twitter.