Cultura é educação: como visitar museus, teatros e cinema pode te ajudar no Enem
Os formuladores da prova do Enem reconhecem que a cultura é fundamental para a vida, e você precisa entender como ela pode te levar ao Ensino Superior.
Em 2019, o tema da redação do Enem foi a Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Esse é o tamanho da importância que a cultura tem para os formuladores da prova, que reconhecem o papel fundamental da arte tem todos os aspectos da vida das pessoas, inclusive, na sua educação.
Veja a seguir como assistir filmes e visitar museus e teatros podem te ajudar a se sair muito bem no Enem e garantir uma vaga no Ensino Superior.
Conhecimento para resolver questões envolvendo cultura e comportamento
Música, pintura, filmes, esculturas, poesia... tudo isso são formas que a humanidade encontrou para expressar seus sentimentos e suas opiniões sobre o mundo. Cada obra tem a sua própria mensagem, e o Enem frequentemente coloca os estudantes para interpretá-las em questões com vários níveis de dificuldade.
Ou seja, a presença da arte não se limita ao caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Abaixo, por exemplo, trouxemos uma questão do caderno de Ciências Humanas de 2021 que apresenta uma canção do artista brasileiro Zé Ramalho como instrumento para uma reflexão de cunho filosófico.
Então quer dizer que eu preciso prestar atenção nas obras que estão ao meu redor já com um viés histórico, geográfico e social em mente? Seria o ideal, pois vai te colocar a frente de muitos candidatos, mas o seu conhecimento sobre arte não pode se limitar à interpretação.
Isso porque os movimentos artísticos, como a Tropicália, o Impressionismo e a Nouvelle Vague são tema para questões de generalidades. Um dos mais citados é o pintor espanhol Pablo Picasso, como o exemplo que selecionamos abaixo, mas artistas menos conhecidos também podem aparecer.
Fontes de informação que turbinam o aprendizado
Filmes são fontes de aprendizados valiosos, pois você absorve um dado relevante, muitas vezes, sem nem perceber. Pode ser um fato astronômico em um longa-metragem de ficção científica ou uma reação química, realizada no laboratório da sua série médica preferida.
E o melhor: tudo de forma contextualizada dentro de uma situação da vida real, exatamente como o Enem adora explorar as coisas. Assim, você assiste, observa a cena e acaba guardando uma informação nova enquanto se diverte.
Há, porém, um ponto de atenção. Por tratar-se de ficção, o ideal é verificar o que você assistiu com seu professor ou mesmo em sites confiáveis para ter certeza de que os roteiristas não abusaram da licença poética.
Ressaltamos isso em especial devido aos filmes históricos. Às vezes, mesmo sendo baseados em fatos reais, a liberdade poética para retratar as narrativas principal e secundárias pode te induzir ao erro.
Se você prefere não correr esse risco, recomendamos que aproveite o seu tempo livre assistindo a documentários. Existem diversas opções nas plataformas de streaming sobre eventos que envolvem Ciências Biológicas, Humanidades e até a área de Exatas.
Alguns deles são:
1.Free Solo
2.Capacetes brancos
3.A Vida no Nosso Planeta
Referências para enriquecer a sua redação e alcançar a nota 1000
Fazer uma boa citação faz a sua redação no Enem se destacar. É claro que ela sozinha não basta para alcançar a nota 1000, mas se você caprichar na ortografia e na gramática, o seu repertório pode te dar um insight poderoso para começar a escrever e escrever muito bem.
Se levarmos em conta que essa etapa é logo no primeiro dia de prova, qualquer ideia capaz de encurtar o caminho e fazer você economizar tempo merece a sua atenção. Então, vamos a alguns exemplos para você entender a lógica do processo criativo e aplicá-lo em seus simulados.
Em 2020, o tema da redação do Enem foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Este assunto não é muito abordado em nenhuma matéria estudada na escola ou no cursinho, logo, certamente muitos estudantes que realizaram o exame não tinham ouvido falar sobre o assunto em sala de aula.
Mas sabe em qual sala você poderia ter aprendido sobre isso? Na do cinema ou na própria sala da sua casa. Uma das maiores referências da luta antimanicomial do mundo foi uma médica brasileira - e existe um filme que conta a sua história: Nise – O coração da loucura.
Vamos a mais um exemplo. Em 2022, os candidatos foram convidados a escrever exatamente sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Uma forma eficaz de valorizar um povo é valorizar a sua cultura. Ainda hoje há poucos museus com curadoria 100% sobre os povos originários, como o de São Paulo. Mas o Museu de Arte Indígena está disponível on-line para qualquer pessoa que tenha acesso a internet e apenas saber disso já seria um argumento para o seu texto.
Absorva cultura com meia-entrada ou até gratuitamente
Sabemos que nem todos ainda estão na escola ou buscando uma segunda graduação. A fase do cursinho pré-vestibular deixa muito a desejar por não oferecer uma carteirinha estudantil para pagar a metade do valor em eventos e estabelecimentos culturais.
No entanto, vale lembrar que pessoas com deficiência (PCD) e jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, têm esse direito assegurado pela lei federal da meia-entrada. Para quem pertence ao segundo grupo, basta apresentar a ID Jovem para garantir o acesso.
Além disso, muitos museus espalhados pelo Brasil oferecem acesso gratuito às suas exposições. Veja a lista que montamos para você explorar na cidade mais próxima:
- Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte – entrada gratuita todos os dias.
- Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) em São Paulo – entrada gratuita às terças-feiras e na primeira quarta-feira do mês.
- Museu do Amanhã (RJ) - entrada gratuita às terças-feiras, com reserva pela Eventim.
- Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba (PR) – entrada gratuita às quartas-feiras.
- Museu da Imagem e do Som do Ceará em Fortaleza – entrada gratuita todos os dias.
- Instituto Inhotim em Brumadinho (MG) – entrada gratuita na última sexta-feira de cada mês (exceto feriados).
- Museu do Futebol também na capital paulista – entrada gratuita às terças-feiras.
- Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) em Florianópolis (SC) - entrada gratuita todos os dias.
- Pinacoteca de São Paulo – entrada gratuita aos sábados e às quintas-feiras a partir das 18h.
- Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) em Recife (PE) – entrada gratuita todos os dias.
- Museu da Amazônia (MUSA) em Manaus (AM) - entrada gratuita todos os dias.
- Museu de Arte Moderna da Bahia em Salvador (BA) – entrada gratuita todos os dias.
- Museu Nacional da República em Brasília (DF) - entrada gratuita todos os dias.
- Museu da Imagem e do Som em Belém (PA) - entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.
- Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) em Maceió (AL) - entrada gratuita.
Confira mais dicas de como turbinar a sua preparação para o Enem e outros vestibulares por meio dos conteúdos especiais do nosso blog. Clique aqui para acessar a seção dedicada exclusivamente para isso.