Graduação e cursos

Conheça as principais cerimônias dos cursos de graduação

Para facilitar, dividimos as cerimônias de graduação em tradicionais e informais. Veja quais são elas no artigo!

5
minutos de leitura

Brasileiro que é brasileiro gosta de uma festa e, quando se está na faculdade, não faltam motivos para comemorar. Existem eventos para o início, o meio, o fim e até para fases parceladas da faculdade. Tudo isso para que nenhuma lembrança feliz deixe de ser vivida.

Hoje você vai conhecer as principais cerimônias dos cursos de graduação. Para facilitar, dividimos entre as cerimônias tradicionais e as mais informais. Confira abaixo!

Cerimônias Tradicionais

Colação de Grau

Esta é provavelmente a cerimônia mais importante de todas, pois é quando os alunos recebem seus certificados de conclusão de curso. Mas, como assim certificado? Não chama diploma?

Calma! Você vai receber o seu diploma. Só que o documento oficial fica pronto para retirada cerca de 90 dias após a conclusão da graduação. Isso não quer dizer que o certificado seja meramente decorativo, sem valor legal nenhum.

É exatamente para que nenhum formando perca o prazo de processos seletivos para continuação de seus estudos que o certificado é emitido e entregue logo. Afinal, o estudante precisará de um documento que ateste sua formação superior, sendo, portanto, um documento oficial válido.

Esclarecida a dúvida, retornemos à cerimônia. A Colação de Grau é o principal marco do encerramento da graduação, podendo ser solene ou não-solene.

No primeiro caso, os alunos precisam vestir o traje formal, que é a beca, com a faixa na cor que representa seu curso. Já no segundo, não existe regra para vestimenta, e a cerimônia ainda pode agrupar formandos de cursos diferentes para facilitar.

Missa ou culto ecumênico

Como um país de forte influência católica desde a sua fundação, convencionou-se a realização de missas para celebrar o encerramento de ciclos acadêmicos. Talvez você não se lembre, mas quando se formou no Ensino Médio também houve um evento semelhante.

Assim, mesmo instituições de ensino que não têm vínculo com a Igreja colocam o culto ecumênico no calendário dos formandos. Apesar de ser realizada por um pároco, a cerimônia não faz distinção sobre religiões, falando apenas sobre a conquista dos estudantes. De qualquer forma, a participação não é obrigatória.

Fica a encargo da comissão de formatura informar quais músicas vão tocar em certos momentos do evento. Um deles, por exemplo, é logo no início, quando os formandos entram na igreja em pares ou trios, caminhando até as primeiras fileiras de bancos, de onde assistirão a missa inteira.

Cerimônias e Festas Informais

Cerimônia do Jaleco

A cerimônia já virou tradição, e não faz parte somente do calendário de Medicina. Alunos de todos os cursos de Saúde comemoram o início de seus ciclos com a festa do jaleco. Como o ingresso no ensino superior é o primeiro passo na sua carreira profissional, receber o equipamento de proteção individual (EPI) com seu nome bordado é mesmo muito simbólico e emocionante - para você e sua família.

Festa do Chapéu

Outra cerimônia de iniciação da vida acadêmica é realizada para os estudantes de Agronomia e Agronegócio. Na ocasião, cada aluno recebe de seu padrinho um chapéu, que é conhecidamente um instrumento de proteção para trabalhadores do campo, visto que eles precisam ficar debaixo do sol diariamente.

Professores e coordenadores também participam do evento, normalmente com o papel de apresentar a jornada que os estudantes estão prestes a iniciar, além de fazer discursos inspiradores aos recém-chegados, é claro.

Festa do Escalímetro

Os calouros do curso de Arquitetura também têm seu próprio evento na graduação. Escalímetro é uma espécie de régua que possibilita ao profissional obter dimensões reais em seu desenho para ampliação ou redução, sem realizar cálculos matemáticos.

Ou seja, é um instrumento fundamental na vida de um arquiteto. Por esse motivo, foi escolhido para marcar o início da formação superior de quem ingressa no curso.

Passagem da Lâmpada

Já nas celebrações de veteranos, vamos falar de uma cerimônia super conhecida no meio acadêmico de Enfermagem. Esta cerimônia é considerada um marco para quem está no quarto período, que deve estar preparado para receber uma lâmpada dos alunos que estão se formando.

Mas por que uma lâmpada? O objeto é simbólico para o curso, pois faz referência à época em que a primeira enfermeira Florence Nightingale, fundadora da área na Inglaterra, viveu e trabalhou durante toda sua vida.

A lâmpada a óleo era o recurso que ela e seus colegas tinham para visitar os pacientes em seus leitos à noite. Outra convenção é que os estudantes compareçam ao evento vestidos de branco.

Meio Médico, Meio Dentista, Meio Advogado...

Quase todos os estudantes costumam comemorar com uma festa a chegada à metade do curso. No entanto, isso é mais comum para as faculdades mais longas, que duram entre cinco e seis anos, como Medicina, Odontologia e Direito.

Concluir 50% é, com certeza, uma conquista digna de celebração. Somente quem já fez um curso superior sabe que passar no vestibular é a parte mais fácil do processo. Não à toa, frequentemente a turma que faz essa festa é menor do que a do primeiro semestre.

365, 100 e 50 dias

365 parece muito longe, certo? Mas quando pensamos que os cursos variam de 1.461 a 2.192 dias, faz sentido começar as comemorações um ano antes da formatura. Você e seus colegas, sem dúvidas, já vão ter passado por muita coisa quando esse momento chegar.

Há quem faça festa dos 100 e dos 50 dias para o fim da graduação também. Isso é o que chamamos no início de parcelamento da felicidade. Por que deixar para comemorar só no final? O melhor é fazer jus a todo o esforço nos estudos e celebrar várias vezes.

A linha de chegada já despontou no horizonte. Mas esse último trajeto de poucos meses é, em muitos casos, o mais pesado, devido à finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Então, comemore a aproximação da conquista à medida que as demandas forem sendo entregues.

Aula da Saudade

Chega de festa, que tal finalizarmos este artigo com uma cerimônia bastante nostálgica? A gente fala mal da faculdade, reclama e sabe que se formar é difícil, mas não adianta negar a verdade: é uma das melhores fases das nossas vidas.

É para relembrar momentos, discutir temas que foram interessantes e homenagear aquele professor que fez total diferença na formação da sua turma que é celebrada a Aula da Saudade. Depois de entregar o TCC e antes de colar grau é o momento ideal para o evento, no qual também se fala muito sobre o futuro da profissão. 

E aí, gostou deste conteúdo? Confira nossos outros artigos sobre graduação aqui no nosso blog!