ENEM e Vestibular

Como utilizar a tecnologia a seu favor nos estudos?

A tecnologia pode ser uma importante aliada para os estudos ao ajudar você a encontrar novas fontes de conhecimento para aprimorar suas habilidades. Quer saber mais? Confira nosso texto!

3
minutos de leitura

Quando tecnologias como os computadores, os celulares e a internet se popularizaram, havia a preocupação de que eles pudessem atrapalhar os estudos. Isso acontecia porque estavam associados ao lazer e entretenimento entre as pessoas mais jovens, e seu uso para os estudos ainda era pouco difundido.

Atualmente o cenário é diferente, e cada vez mais a tecnologia é utilizada como ferramenta educacional em escolas e universidades de diversas formas. Afinal, são muitas as possibilidades, e o mesmo dispositivo utilizado para diversão pode ser um importante aliado no aprendizado.

A tecnologia também pode ajudar nos estudos em casa, seja na forma de aprendizado digital ou ferramentas auxiliares, como agendas, mapas mentais e até métodos de concentração.

A tecnologia como aliada nos estudos

Logo abaixo, você irá conhecer algumas formas de como a tecnologia pode ajudar você na hora de estudar:

Aulas, webinars e e-books

As aulas virtuais estão cada vez mais presentes e são uma forma prática e eficiente de estudo. Existem diversos cursos e instituições que oferecem aulas virtuais, mas você também pode encontrá-las gratuitamente em canais do YouTube, webinars no LinkedIn e lives no Instagram. Para não perder nenhum conteúdo, lembre-se de seguir as hashtags dos temas que você tem mais interesse.

Leia também: Estudar em casa: 9 dicas que podem te ajudar a obter bons resultados

E-books e guias também estão disponíveis em diversas plataformas. Na Amazon, por exemplo, existem milhares de e-books sobre os mais variados temas – e você pode baixá-los para ler no computador, smartphone, tablet ou Kindle.

Aprendizado de novos idiomas

Aprender novos idiomas pode ajudar muito nos estudos. Seja para ter acesso a conteúdos de outros países ou para realizar um intercâmbio, novas línguas representam oportunidades.

O Duolingo é um aplicativo gratuito onde é possível aprender idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. As lições são dinâmicas e gamificadas para que os estudos sejam divertidos e motivem a progredir de nível.

Concentração e foco

Com um dia cheio de demandas e distrações, manter a concentração nem sempre é uma tarefa fácil. A boa notícia é que você pode contar com a tecnologia para organizar seu tempo produtivo e até mesmo para exercitar a concentração em alguns jogos.

É o caso do Brain Wars (Android e iOS), um jogo com desafios que envolvem concentração e raciocínio, e do Focus Booster, um aplicativo que utiliza a técnica Pomodoro para melhorar o foco e aumentar a produtividade. O método do Focus Booster consiste em blocos de 25 minutos de estudo, com intervalos de 5 minutos entre eles. Quando os blocos terminam, o descanso é maior, entre 15 e 30 minutos.

Pode ser do seu interesse: Descansar e estudar nas férias: é possível conciliar? Veja 8 dicas

Organização

Se você quer uma alternativa para os cadernos de anotações de papel, pode contar com boas opções de aplicativos voltados para organização. Com eles, você pode criar uma rotina, adicionar lembretes, notas e checklists, e ainda compartilhar informações com outras pessoas.

O Evernote é, provavelmente, uma das ferramentas mais famosas entre os estudantes. Com muitas opções para organizar suas anotações, ele também funciona de forma sincronizada entre diferentes dispositivos e disponibiliza um chat para conversar com outras pessoas.

Se você gosta de estudar com amigos, o Todoist é uma ótima opção. Além de permitir o compartilhamento e o trabalho coletivo em arquivos, ele também permite criar compromissos e lembretes.

Já o Mindmeister funciona como um mapa mental on-line. Para quem gosta de se orientar de forma mais gráfica, ele é excelente para visualizar ideias, gerenciar tarefas e, claro, trabalhar em equipe.

Leia também: Mapa mental para estudos: 8 dicas para criar o seu

Ficar por dentro de notícias e conteúdos

Inteirar-se sobre o que acontece no Brasil e no mundo também é parte da rotina de estudos. E para ficar por dentro das atualidades, uma boa técnica é acompanhar páginas, perfis e hashtags nas redes sociais.

Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube são as principais ferramentas. Nelas você encontrará pessoas falando de diferentes áreas do saber e poderá sempre  acompanhá-las para ter novas fontes de conhecimentos.

Temos três dicas bem legais de canais para você acompanhar no YouTube:

Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo e aproveite para ler outros conteúdos no nosso blog!