Graduação e cursos

Como usar as redes sociais a favor dos estudos? Entenda!

Encontrar seu método de estudos é importante e nem sempre convencional. Veja como conciliar seus estudos com as redes sociais - e se isso é possível.

7
minutos de leitura

As redes sociais estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros e sendo usada, em grande parte, para diversão e entretenimento. Por essa razão, muitas vezes,  são vistas como distrações para os estudos. Mas, você sabia que é possível usá-las a seu favor quando o assunto é se preparar para uma prova ou mesmo buscar mais informações sobre um conteúdo.

Quando o estudante não tem disciplina, as redes sociais podem atrapalhar o desempenho. Mas com o uso de um método de estudos e um pouco de organização, é possível se dedicar aos conteúdos sem precisar deixar as redes sociais completamente de lado. 

Se você tem o hábito de usar redes sociais, acompanhe essas dicas de como estudar aproveitando melhor os recursos que lhe oferecem.

Atualizar-se das notícias

As redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn são ótimas opções para acompanhar o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Páginas oficiais de veículos de comunicação, o estudante pode ver no  feed as notícias de maior destaque, além de conferir também comentários de outras pessoas sobre o assunto.

como estudar nas redes sociais

Especialmente para quem vai fazer vestibular ou Enem, esse acompanhamento é muito importante, tendo em vista que atualidades geralmente são utilizadas como tema de redação. 

Mas atenção: selecione bem as páginas a seguir, buscando fontes confiáveis para não cair nas fake news! E mesmo sabendo do assunto pelas redes sociais, sempre vale acessar o site de um veículo de comunicação para ler mais sobre o assunto e se aprofundar. 

Grupos de discussão

Outra forma de usar as redes sociais para os estudos é por meio dos grupos de discussão. É possível criar esse tipo de canal em redes com Facebook, Whatsapp e Telegram. Essa é uma maneira de compartilhar conteúdos, materiais didáticos e trocar ideias sobre diferentes assuntos. Assim, a jornada de estudante pode ser também um pouco menos solitária. 

Seguir bons perfis 

Além de seguir seus amigos, você pode usar as redes sociais para seguir perfis de professores, faculdades, colégios e cursinhos que divulgam materiais úteis para quem está estudando e potencializar seu aprendizado com as redes sociais. 

É possível aproveitar esse espaço também para tirar dúvidas sobre diversos assuntos, sem precisar estar na sala de aula. Você pode usar redes como Facebook, Instagram e YouTube para seguir bons perfis. No YouTube, por exemplo, há diversas videoaulas disponíveis e elas ajudam bastante na hora dos estudos. 

Recentemente, muitos estudantes (tanto de ensino médio, graduação ou mesmo pessoas que estão se preparando para concursos públicos) têm utilizado seus perfis pessoais nas redes sociais para dar dicas de como se organizar e quais conteúdos estudar. Esse movimento ganhou o nome de Studygram

Ficar por dentro de eventos

Uma das funcionalidades do Facebook é a criação de eventos. Diversos cursinhos realizam "'aulões''  para vestibular e Enem (pagos ou gratuitos) e também há  congressos e feiras promovidos por faculdades ou associações profissionais, relacionados aos mais diferentes assuntos, que são divulgados com a criação de eventos no Facebook. 

As redes sociais, assim como as novas tecnologias em geral, vieram para ficar em nossas vidas. Olhá-las apenas como forma de distração aos estudos é não saber aproveitar bem estes recursos. 

Se você usa muitos dispositivos e aplicativos em seu dia a dia, e quer saber mais sobre o assunto, confira também nosso e-book: a arte de estudar com a tecnologia!