Graduação e cursos

Como ser um cientista? Veja como direcionar sua formação para isso!

Quer saber como ser um cientista? Confira este conteúdo e veja quais graduações podem ser feitas, como direcionar a sua carreira profissional para se tornar um e quais são as principais atribuições de um cientista de verdade!

5
minutos de leitura

Como ser um cientista? Este profissional tem expertise para pesquisar e examinar vários aspectos do mundo físico, visando obter uma melhor compreensão sobre o funcionamento das coisas. Essas carreiras são seguidas de diferentes maneiras, conforme a área de estudo de interesse do candidato, que precisará escolher qual caminho seguir e fazer especializações.

Existem várias empresas que contratam cientistas para pesquisar produtos e realizar estudos específicos da sua área. Muitos pesquisadores ajudam as companhias a criar novas soluções, melhorar projetos já existentes, ou a fazer descobertas científicas importantes. Em resumo, há diferentes oportunidades para quem deseja ocupar um cargo no mercado de trabalho.

Gostaria de descobrir como direcionar a sua carreira e se tornar um cientista? Acompanhe a leitura!

O que é a profissão de cientista?

A profissão é exercida por especialistas que fazem pesquisas e análises. A ideia é aplicar os seus conhecimentos técnicos para entender sobre as ciências médicas, naturais ou físicas. Eles utilizam métodos já estudados e testados, aprofundando os seus conhecimentos em determinada área da ciência para fazer novas descobertas benéficas à sociedade.

Os cientistas frequentemente compartilham os seus achados com outros profissionais. A intenção é ajudá-los a tomar decisões bem informadas sobre cuidados com o ambiente, saúde, produção, entre outros. Há ainda várias oportunidades e cargos diferenciados para quem pretende seguir uma carreira na indústria como um pesquisador.

Quais são as principais atribuições de um cientista?

As principais responsabilidades incluem a condução de experimentos. Neste caso, o foco é em solucionar problemas por meio de relatórios e a liderança de equipes multidisciplinares relacionadas a um setor do mercado.

Alguns são responsáveis por gerenciar laboratórios analíticos que incluem pesquisas, operação, manutenção e solução de dificuldades. Além disso, eles podem trabalhar com ensaios quantitativos e qualitativos.

Os cientistas também podem desenvolver e gerenciar investigações, bem como realizar a supervisão de outros colaboradores. Há profissionais que administram protocolos de estudo e se envolvem intimamente nos processos de desenvolvimento de medicamentos ou estudos toxicológicos e farmacocinéticos. Além disso, podem utilizar vários instrumentos, realizar testes de cultura de tecidos e células disponíveis.

Também é possível gerenciar amostras por meio de sistema interno para gerir dados laboratoriais e implementar sistemas adicionais na organização de produtos. Esses profissionais apoiam outras atividades de liberação de equipamentos fabricados, desenvolvem e validam metodologias e resultados de exames, assim como produzem relatórios técnicos.

Quais são as principais vantagens de escolher essa profissão?

Ser um cientista pode ser divertido e gratificante, especialmente se você deseja construir uma carreira em pesquisa acadêmica bem-sucedida. Quem escolhe essa profissão pode sentir orgulho de publicar artigos e ter a sensação de realização profissional que deseja. Essa opção traz a sensação de que você faz parte de algo maior, contribuindo na construção do conhecimento humano.

Os cientistas podem ajudar a melhorar a saúde das pessoas, desenvolver novos medicamentos, ou provar que os métodos antigos não são os mais adequados. Além disso, o profissional com essa especialidade pode criar e projetar novos experimentos ou dirigir a sua própria pesquisa.

Os cientistas precisam usar a sua criatividade diariamente, podendo viajar para lugares que talvez nunca conheceria se escolhesse outra profissão. Eles participam de conferências, conhecem pessoas e formam novas parcerias.

Como ser um cientista em relação à formação profissional?

O primeiro passo é obter um diploma de curso superior, e depois escolher uma área científica relacionada e, assim, prosseguir se especializando. Em seguida, os profissionais tendem a optar por uma área para fazer uma pós-graduação, mestrado, doutorado... e alguns continuam estudando até chegar ao Pós-Doutorado.

É possível escolher os cursos iniciais nas ciências:

  • matemáticas;
  • químicas;
  • físicas;
  • biológicas; ou
  • médicas.

Um cientista precisa adquirir certificações relevantes, aprender a ser um bom pesquisador e trabalhar na área estudada. Também é preciso fazer treinamentos práticos para conduzir experimentos em laboratórios.

Quais graduações podem ser feitas para se tornar um cientista de sucesso?

É possível trabalhar para uma ampla gama de empregadores. Negócios de pequeno, médio e grande porte contratam esses profissionais, de modo a atuarem em projetos de pesquisa e investigação de produtos. As universidades, hospitais e governos financiam projetos para a atuação científica. Veja a seguir algumas possibilidades de atuação!

Medicina

Um cientista que cursou Medicina estuda as doenças e suas condições, visando encontrar novos tratamentos ou cura de enfermidades. Os médicos cientistas determinam as causas de cada doença e desenvolvem maneiras de preveni-las ou tratá-las. A maioria dos profissionais renomados trabalham para entidades que realizam pesquisa e desenvolvimento, faculdades e hospitais.

Biomedicina

Os cientistas biomédicos são pessoas que estudaram particularmente as ciências laboratoriais médicas. Eles atuam com equipes multidisciplinares na área da saúde, auxiliando os médicos no diagnóstico e tratamento de doenças. Além disso, realizam testes com amostras de tecidos em laboratórios, investigam câncer, intoxicação alimentar, diabetes, hepatite e outras enfermidades.

Enfermagem

Os cientistas da Enfermagem são altamente qualificados em aspectos acadêmicos e clínicos da sua área de atuação. Tratam-se de profissionais que ocupam cargos de liderança, fazem pesquisas relacionadas à saúde e contribuem para a construção da base geral de conhecimentos por meio de suas publicações científicas. Geralmente fazem doutorado e lecionam em ambientes acadêmicos.

Medicina Veterinária

Os médicos veterinários pesquisadores são essenciais na realização de pesquisas científicas com animais. Se tornar um cientista da área pode aumentar as suas chances de ser bem-sucedido profissionalmente. Um veterinário pesquisador tem conhecimentos valiosos, fornecendo suporte de saúde a várias espécies de seres vivos pertencentes a diversos estudos médicos.

Qual é a importância de escolher uma boa instituição?

A escolha de uma boa faculdade para ser um cientista oferece mais oportunidades de carreira aos estudantes. Uma instituição que tem credibilidade pode abrir muitas opções de empregos gratificantes, bons salários e flexibilidade de horários. Caso você escolha uma boa instituição, terá mais chances de ter prestígio profissional e de se tornar um cientista.


Entendeu como ser um cientista?

Além das áreas mencionadas neste conteúdo, saiba que é possível se tornar um pesquisador obtendo graduação em Odontologia, Farmácia, Agronomia, etc. Escolha uma faculdade que o ajude a desenvolver competências e conhecimentos essenciais para ter uma carreira promissora.

Deseja ter acesso a outras novidades interessantes? Então assine a newsletter e receba conteúdos incríveis em seu e-mail!