Dicas de sobrevivência: como se recuperar após virar a noite estudando
Para alcançar seus objetivos, você precisa virar a noite estudando? Entenda como lidar com isso e o que fazer para ficar bem depois!
Para os estudantes do ensino médio, de cursinhos, vestibulandos, universitários, concurseiros ou residentes de Medicina, virar a noite estudando não é nenhuma novidade. Fazer mais alguns exercícios e absorver uma quantidade um pouco maior de conteúdo pode fazer a diferença na hora de alcançar seus objetivos. Porém, o que muitos esquecem é que virar a noite tende a ter o efeito oposto na sua rotina de estudos.
Qualquer benefício que você pode ter no curto prazo acaba se perdendo logo depois, além de todo o prejuízo para sua saúde e bem-estar. Apesar disso, muitos estudantes desesperados acabam perdendo algumas noites de sono, seja devido ao atraso em alguma matéria, falta de confiança ou imprevistos na rotina cheia de quem trabalha e estuda ou precisa conciliar os estudos com a maternidade.
Seja qual for o seu caso, o melhor é evitar ao máximo virar a noite estudando – continue a leitura para entender os principais riscos dessa prática. Mas, caso isso seja realmente necessário, acompanhe e saiba como é possível se recuperar depois de passar algumas noites em claro.
Qual é o prejuízo ao virar a noite estudando?
É verdade que, para aprender com maior rapidez, é preciso dedicar mais horas do seu dia aos estudos. Contudo, se esse tempo começa a tomar prioridade em relação ao seu sono, os benefícios diminuem consideravelmente.
Veja aqui alguns dos principais prejuízos que você pode esperar.
Perda de concentração
A falta de sono é um dos maiores vilões da concentração. Manter o foco consome bastante energia, especialmente na hora de realizar tarefas mentais complexas, como cálculos e memorização. Dormir bem é indispensável na recuperação dessa energia e garantia do seu foco. Quanto mais horas seguidas você ficar acordado, menor será sua reserva de energia mental para essa tarefa.
Exaustão prolongada
A falta de equilíbrio entre sono e estudos pode causar prejuízos duradouros. Caso passe algumas noites sem dormir o suficiente, vai levar muito mais tempo para se recuperar adequadamente e voltar ao seu estado normal. Ou seja, para cada noite “ganha” nos estudos, você provavelmente perderá dois ou três dias de progresso.
Reduz sua imunidade
O descanso noturno também tem um papel importante em vários outros aspectos do corpo, como recuperação muscular e imunidade. Nesse sentido, quanto mais prolongada for a perda de sono, maior é o risco de desenvolver alguma complicação, ou até contrair uma doença. Portanto, é algo que terá um impacto negativo ainda maior no seu rendimento durante os estudos.
Dificuldade de absorver informação
Estudar não é uma questão apenas de memorização. Também consiste em compreender a fundo a informação e cristalizá-la, para que possa ser recordada facilmente no futuro. Enquanto dormimos, o cérebro processa todas as informações adquiridas durante o dia e estabelece suas conexões com outras informações antigas. Pular esse estágio significa que você perderá a maior parte do que aprendeu.
Como se recuperar ao virar a noite estudando?
Se você é vestibulando, então é provável que já tenha perdido algumas noites de sono para estudar. Dessa forma, os efeitos dessas horas a mais também devem ser bastante notáveis.
Veja aqui o que é possível fazer para se recuperar depois de virar a noite estudando e voltar a um ritmo saudável.
Coma bem ao longo do dia
A alimentação é um componente indispensável em vários aspectos da vida, incluindo a qualidade do sono. A principal recomendação é comer adequadamente ao longo de todo o dia, sem abrir mão de nenhuma refeição. Isso inclui o café da manhã, que tende a ser deixado de lado por muitas pessoas. No jantar, dê preferência a comidas mais leves, para evitar problemas com o repouso.
Faça exercícios leves
O equilíbrio entre estudo e atividade física é outra questão importante na vida de todo estudante. A menos que você já esteja na faculdade e o seu curso envolva alguma atividade assim, você provavelmente passa mais tempo em uma mesa ou na frente do computador. Pegar um pouco de sol e fazer exercícios físicos ajuda tanto na qualidade dos seus estudos quanto do seu sono. Se sua energia não for gasta, será mais difícil repousar depois.
Evite cafeína e outros estimulantes
Café e energético são duas figuras conhecidas por todo estudante, sendo necessários, em alguns casos, para cumprir certos prazos. Porém, se a intenção é se recuperar após um período de falta de sono, o melhor a fazer é evitá-los, mesmo que isso te deixe sonolento ao longo do dia. Após se recuperar, é recomendado evitar o consumo em excesso.
Diminua o ritmo antes de dormir
Uma boa forma de melhorar a qualidade do seu sono, especialmente depois de virar a noite estudando, é diminuir sua atividade cerebral antes de ir se deitar. Se a sua mente estiver muito ativa, será mais difícil atingir o estado de relaxamento necessário para dormir. Ao invés de usar o celular, jogar ou mesmo estudar, tire os últimos 30 minutos antes de deitar e faça algo leve, como escutar música ou ler um livro que não seja didático – e, se possível, deixe a iluminação em luz amarela.
Beba bastante água
A hidratação é outro fator indispensável, tanto na hora de dormir quanto ao longo do dia. Se possível, leve uma garrafa com você onde estiver e beba um gole de tempo em tempo. Após longas horas sem água, você se sentirá cansado e o seu cérebro também terá mais dificuldade para raciocinar.
Tire um cochilo quando precisar
É verdade que, para regular o seu sono novamente, você deve evitar trocar o dia pela noite. Contudo, também é uma boa ideia deixar seu corpo descansar aos poucos ao longo do dia. Um cochilo de 30 minutos é muito útil na recuperação da sua energia para o resto do dia.
Atenção a outras causas
A dificuldade na hora de dormir pode ter outras causas além do estudo, como hiperatividade, pensamento acelerado ou apneia do sono. Vale a pena buscar um médico para descobrir se há algum destes problemas de saúde e, caso positivo, tratá-los o quanto antes para não interferir em sua qualidade de vida, nem em seus estudos.
Será mesmo que vale a pena virar a noite estudando?
Com as informações mostradas aqui, fica claro que evitar virar a noite estudando é a melhor forma de aproveitar seu aprendizado. Manter um ritmo saudável é o mais importante para ter uma boa chance de sucesso em suas metas.
Quer continuar recebendo nossas novidades no seu e-mail? Então assine nossa newsletter e acompanhe nossas melhores dicas em primeira mão!