ENEM e Vestibular

5 dicas de como desenvolver o hábito da leitura e ler cada vez mais

Ler traz diversos benefícios para a vida das pessoas, especialmente para estudantes. Quer saber como desenvolver o hábito da leitura? Leia o nosso artigo agora mesmo!

4
minutos de leitura

Ler é um hábito incrível e muito benéfico, tanto para alunos, como para pessoas de todas as idades. Auxilia na aprendizagem sobre os mais variados temas e é por isso que essa prática deve ser cultivada desde a infância e precisa seguir por todas as fases da vida, principalmente na hora de fazer o ENEM, vestibular e cursar uma faculdade.

Alguns alunos conseguem criar costume naturalmente. Eles começam a ter um amor pela literatura e gostam de passar o seu tempo acompanhados de bons livros. Outros têm dificuldades para isso. Pensando nisso, resolvemos fazer este post, no qual daremos algumas dicas sobre como desenvolver o hábito da leitura. Confira!

Quais são os principais benefícios da leitura?

Nenhuma atividade acadêmica é tão benéfica quanto a leitura. Ler é realmente algo extraordinário, pois quando você se propõe a estudar, tudo fica mais fácil e as novas informações permitem ampliar os seus conhecimentos de forma significativa.

Vale ainda salientar que os alunos que gostam de ler não são guiados pelo sentimento de obrigação, mas sim, pelo desejo de aprender mais. Entre os benefícios da leitura de livros, podemos citar:

  • estimula o raciocínio;
  • ativa o cérebro;
  • aumenta a imaginação;
  • melhora o vocabulário;
  • desenvolve o pensamento crítico;
  • diminui o estresse;
  • motiva;
  • amplia a criatividade;
  • estimula a capacidade de concentração;
  • ajuda a ter uma melhor escrita.

Os benefícios da leitura não param por aí. Pode-se dizer, que ler é a melhor maneira de aprender. Mas, para aprender, a leitura não precisa se restringir aos materiais de estudo, é possível mesclar com notícias e até ficção.

Quais são as melhores dicas para desenvolver o hábito da leitura?

Ler não é uma tarefa simples de ser realizada. Ainda mais quando pensamos em todas as distrações do dia a dia. Entre elas estão o celular, as redes sociais, as séries e filmes, etc. Tudo isso, diminui o tempo livre dos leitores.

Mas, se você está na fase de prestar vestibular e iniciar a faculdade, não deixe de desenvolver o hábito da leitura, pois ela é fundamental para o seu sucesso. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas. Confira!

1. Comece lendo o que você gosta

Se você não tem o costume de ler regularmente, a melhor forma de desenvolver o hábito da leitura é começar lendo o que você gosta. O mais importante é começar a ler, independentemente do quê.

Se você não sabe do que gosta, comece buscando alguns gêneros diferentes, como romance, terror, aventura, auto ajuda etc. Leia um pouco de cada um e veja qual prefere. Escolhido o gênero, busque outros livros semelhantes, pois estes terão maior chance de serem bons para você e será mais fácil lê-los.

Uma vez criado o hábito, ler será natural, inclusive ler outros tipos de livro e materiais de estudo.

2. Crie um ambiente adequado para o foco e concentração

Embora ler e estudar na cama possa parecer algo interessante, saiba que essa escolha não é a mais correta. Ela pode prejudicar a sua coluna e inclusive pode diminuir o seu desempenho se a leitura for voltada para estudo.

O ambiente de estudos precisa ser pensado com muita calma, já que ele deve proporcionar a você horas de estudos, sem distrações e com o máximo de conforto possível. Para isso escolha um local que tenha características, como:

  • um lugar silencioso;
  • uma sala que tenha cadeiras ergonômicas;
  • local onde tenha mais livros para pesquisar mais caso seja necessário.

Esses e outros pontos devem ser pensados na hora de escolher o cômodo onde irá ler os livros. Tudo isso, para que o seu cérebro crie uma sensação de rotina de estudos saudável.

3. Cuide da iluminação

Para a leitura, o ideal é que seja encontrado um equilíbrio entre o tom mais claro e mais escuro, com contrate suficiente entre as letras e o papel para que não haja prejuízo para a sua visão. Sem contar que pode ser observada a "temperatura" da luz:

  • as luzes mais "quentes" ou amareladas e menos intensas são mais indicadas para as horas de descanso;
  • já as mais intensas e brancas, chamadas de "frias", são perfeitas para a concentração.

Por isso, ao escolher o local, certifique-se que as luzes são as ideais. Dessa forma, você terá mais facilidade na hora de ler.

4. Defina metas de leitura

Ter metas para alcançar pode ser algo que te ajude na organização do seu tempo. Antes de iniciar um determinado livro, monte um cronograma com os dias de início e término da leitura.

A ideia é dividir um número de páginas pelo número de dias. Assim, você já terá uma quantidade definida de páginas para ler diariamente, até o dia que terá terminado de ler o exemplar selecionado.

5. Gerencie o tempo de leitura

Selecione os momentos de cada dia para a leitura e gerencie o seu tempo como se a tarefa realmente fosse um compromisso e uma prioridade para você. Comece variando os horários para entender quando a leitura flui melhor.

Tente ler a mesma quantidade de tempo durante todos os dias. Assim o seu cérebro será treinado e no horário de ler o seu livro, você estará pronto para realizar essa tarefa.

6. Incorpore na rotina

Quando tivermos a certeza de que ler é o melhor remédio para o aprendizado, o hábito estará enraizado no nosso dia a dia. E após testar diferentes horários, separe algum horário fixo e desenvolva rotinas para isso. Pode ser no horário de almoço, depois do jantar, após levantar e tomar o café, ou naquele período em que você passava horas mexendo no celular e nas redes sociais, não importa.

Use o tempo a seu favor e nesse momento, insira em sua rotina nem que seja trinta minutos para ler e se inteirar de determinado assunto. Para isso você precisa ter disciplina e saber a hora de ler, sem ter distrações.

Ainda que seja por apenas alguns minutos, faça um compromisso consigo mesmo e comece a ler todos os dias. Se você passa a estudar um pouco a cada dia, você vai conseguir assimilar bem o conteúdo de uma prova difícil, por exemplo.

Como manter o interesse na leitura e superar alguns desafios do dia a dia?

O cotidiano geralmente começa ou termina com alguns desafios, quer sejam eles profissionais ou pessoais. E, embora seja um costume muito importante para a construção do conhecimento e até mesmo para a formação pessoal, nem todos costumam ter tempo separado para ler.

Para combater o estresse do dia a dia e a falta de prática, faça uma boa gestão de tempo e imprevistos. Esteja sempre com truques na manga. Leve o seu livro dentro da bolsa, no carro ou na mão mesmo.

Quando sobrar um tempo, leia. Ler nunca é demais, apenas te ajudará a manter seu foco e a alcançar os seus objetivos. Ou, se preferir, adquira e-books que podem ser lidos por meio de dispositivos como tablets, leitores digitais ou no seu smartphone.


Gostou do nosso post sobre como ler mais?

Então, agora que você já leu sobre as nossas dicas e já sabe como desenvolver o hábito da leitura, não deixe de ler todos os dias. Separe um bom livro e torne essa atividade prazerosa. Assim, você vai esperar ansiosamente pelo momento de leitura diário e quando precisar interpretar um texto da faculdade, vai conseguir facilmente.

Aproveite e assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em sua caixa de entrada para ler, esse pode ser um bom lembrete para desenvolver o hábito da leitura!