Graduação e cursos

Estudar na biblioteca da faculdade, por que é bom criar este hábito?

Quais são os benefícios em estudar na biblioteca da faculdade? Confira o nosso post e tire suas dúvidas!

5
minutos de leitura

"Como estudar na biblioteca? Por que fazer isso?". Hoje, com a facilidade de consultar conteúdos em celulares, em qualquer lugar, muitas pessoas estranham a possibilidade de ler livros e artigos acadêmicos em um ambiente feito exclusivamente para isso. No entanto, criar esse hábito é importante, principalmente se o seu objetivo é desenvolver um conhecimento bem aprofundado em sua área de atuação.

Você sabia que existe até mesmo um Dia Nacional da Biblioteca, no Brasil? Esse espaço de convívio é celebrado sempre no dia 9 de abril. Com tanto estudo sendo feito on-line, é importante que essa tradição acadêmica de se reunir nesses locais não se perca.

Mas, você pode se perguntar, são os motivos que mostram que estudar na biblioteca é realmente proveitoso? Neste post, listamos os principais benefícios deste hábito. Boa leitura!

Foco e concentração

O estudo na biblioteca tende a ser bem mais focado, já que cada estudante consegue se afastar de possíveis interferências, como o telefone que toca sempre, as mensagens ou amigos e familiares querendo puxar conversa.

Contudo, algumas bibliotecas universitárias tendem a ter espaços diferentes: aqueles para o estudo individual e outros ambientes para trabalhos em grupo. Por isso, o aluno que queira estudar sozinho precisa encontrar um ambiente silencioso e confortável.

Uma boa ideia é já procurar os livros e artigos que se encaixam no assunto no qual se quer aprofundar. Ficar apenas folheando diversos trabalhos pode ser contraproducente, principalmente se o objetivo de cada dia é reforçar o aprendizado de um conteúdo específico.

Com as inúmeras redes sociais e tecnologias que existem hoje e que atrapalham a concentração, utilizar a biblioteca é um modo de retomar uma rotina em que o foco total do aluno é nos estudos. Isso facilita, inclusive, a criação de um plano de estudos adequado.

Exploração das fontes e materiais disponíveis no local

Uma biblioteca é uma fonte de conhecimento concentrado, um local em que estudantes vão para encontrar as melhores fontes para os assuntos que precisam estudar. Assim, em vez de ficar se deslocando de um lugar para outro para pegar diferentes livros, por exemplo, é possível encontrar tudo (ou quase tudo) em um lugar só.

Ao ler diferentes livros e artigos, o aluno conhecerá novos autores e fontes de pesquisa, o que eleva o seu conhecimento da área. Além disso, uma biblioteca é um ambiente organizado, no qual os temas são concentrados em seções, o que facilita a pesquisa e garante que você não perca muito tempo buscando novas fontes.

Estudo aprofundado

É sim possível utilizar a tecnologia a seu favor nos estudos. Na internet é possível encontrar artigos de profissionais que são referência, publicações universitárias e muito mais. Contudo, se você quer ir mesmo a fundo em um determinado tema, precisa ler conteúdos mais robustos sobre ele.

É justamente na biblioteca que você consegue obter trabalhos mais aprofundados sobre qualquer tema da sua graduação, e não apenas no formato físico. Muitas bibliotecas contam com acervos digitais, com livros em formato de e-book e também concedem aos alunos o acesso a repositórios informacionais assinados pela instituição de ensino. Como se não bastasse, você pode levar o material da internet para esse ambiente, como uma forma de garantir que ambas as fontes de conteúdo se complementem.

Ambiente propício para os estudos

Ao contrário de outros ambientes de improviso, como a sala de casa e o corredor da faculdade, a biblioteca é o ambiente por excelência para o estudo focado. Tudo ali é organizado de modo a maximizar sua produtividade, da localização dos livros e artigos até a disposição das mesas no espaço.

O ambiente não serve apenas para pegar novos livros, mas para trazer os seus materiais de estudo e melhorar o seu conhecimento em um ambiente silencioso e confortável. Hoje também é comum que elas ofereçam um bom sinal de wi-fi, para que você possa fazer alguma checagem rápida no seu celular, por exemplo.

Criação de uma rotina de estudo

Quando você tira um período fixo para estudar na biblioteca, você facilita a criação de uma rotina que também melhora a sua produtividade. Imagine que você escolha as segundas, quartas e sextas para estudar ao menos uma hora nesses dias naquele ambiente.

Dessa forma, serão ao menos três horas semanais de estudo focado e aprofundado. Ainda que a sua semana seja corrida, você saberá que tem um tempo fixo para se dedicar aos estudos.

A criação desse hábito também ajudará em outros aspectos da vida, uma vez que favorece a disciplina e o compromisso com as obrigações. Quando as suas notas começarem a subir com essa rotina, você entenderá que todo esse esforço valeu a pena — e ainda melhorou a qualidade do seu estudo.

Espaço democrático

Segundo a bibliotecária da USP, as bibliotecas são espaços para que alunos bolsistas e/ou de baixa renda adquiram conhecimento sem ter que gastar dinheiro. Assim, o estudo além da sala de aula pode ser feito de alto nível, independentemente da condição financeira do estudante.

Na biblioteca, se encontram diversos tipos de estudantes: os estudiosos, aqueles que precisam melhorar a sua produtividade e aqueles alunos que querem apenas reforçar um conhecimento específico por vez.

Você pode até conhecer amigos para a vida toda ali, pessoas que compartilham dos seus interesses e dos seus métodos de estudo.

Atividades em grupo

Embora priorizem o silêncio, também há espaços na biblioteca para o estudo coletivo. Contudo, é extremamente recomendado que os grupos não se excedam no barulho: além de atrapalhar os outros alunos, os participantes tenderão a se distrair com temas que não têm nada a ver com o mundo acadêmico.

Todo mundo já passou por aquele momento em que o estudo individual não parece ser tão atrativo assim. Além disso, toda graduação promove trabalhos em grupo e, em algumas situações, as pessoas moram muito longe umas das outras e fica difícil encontrar um ambiente para que todos se encontrem.

Nesse contexto, a biblioteca é o melhor lugar para isso, uma vez que há espaço para que as pessoas se encontrem e estudem juntas. Como todos os participantes precisam ir até a universidade, onde fica a biblioteca, aquele problema de como reunir todos em um só ambiente fica resolvido.


Bora para a biblioteca?

Agora que você entendeu como estudar na biblioteca e os benefícios dessa prática, pode começar a desenvolver esse hábito. Afinal, buscar fontes aprofundadas, um lugar silencioso para ler e desenvolver o foco e a concentração são atividades que só melhorarão o seu desempenho acadêmico.

Gostou do artigo e quer receber outros como este, em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter!