Estágio e carreira

Como conciliar a rotina de trabalho, os estudos e uma boa alimentação

Existem alguns truques para tornar o equilíbrio entre trabalho, estudos e uma boa alimentação na rotina mais tangível. Aprenda 6 deles aqui!

5
minutos de leitura

Pense em uma rotina sem planejamento. Você começa a fazer o almoço, chega a colocar todas as panelas nas trempes do fogão e percebe que a pasta de alho acabou para refogar o feijão. Daí, você para de cozinhar, tira uma sacola de alho da geladeira e começa a descascá-los…

Mas seu suco também não está pronto e, como você vai usar o mesmo processador para bater o alho, melhor fazer o suco antes, para não ficar com gosto. Tudo pronto para bater a polpa com água, você aperta o botão para ligar e acaba molhando o chão, com o suco que escapou pela borda da tampa.

Nesse momento, o que fazer primeiro? Secar o chão, é claro. Mas, quando você termina, já passou a sua hora de almoço e você nem sequer tocou na comida. O jeito vai ser pegar um lanche pronto no armário e mordiscar até o fim do expediente.

Se identificou com esta história? Pois é exatamente para lhe ajudar a evitar situações estressantes como esta que estamos aqui. São tantas as obrigações da vida adulta que, por vezes, não colocamos nossa própria alimentação como uma prioridade.

Conciliar carreira, estudos e ainda manter o autocuidado em dia não é fácil, porque o tempo é mesmo um bem escasso. Porém, existem alguns truques para tornar esse processo mais simples de ser mantido na sua rotina. E 6 deles estão bem explicados abaixo. Confira!

1.Estabeleça uma rotina de compras

Você não vai conseguir manter uma boa alimentação se as suas compras no supermercado e no sacolão não são planejadas. Com pressa, sempre vai ficar alguma coisa para trás ou várias… E, com fome, você sempre vai acabar comprando coisas que não são saudáveis, apenas pelo desejo momentâneo.

Logo, o primeiro passo é estabelecer uma rotina. Se você não tem carro ou prefere fazer suas compras a pé, não tem problema. Isso até facilita que suas frutas e verduras estejam sempre frescas para consumo.

Vai ser sábado de manhã? Quarta-feira pela tarde? Você que decide. O mais importante é que tal data seja fácil para você mantê-la constante em sua agenda.

2.Dê preferência a alimentos saudáveis e naturais

Alimentos ultraprocessados, como bebidas proteicas e barrinhas de cereal, são uma alternativa para quando estamos correndo contra o relógio. Esqueceu o lanche da tarde? Dê um pulo na padaria ou na farmácia e escolha com sabedoria, lendo os rótulos para saber a quantidade de açúcares presentes em cada alimento.

Mas, para levar para casa, existem opções bem melhores e mais nutritivas. Quanto menos ingredientes desconhecidos houver na composição do produto, melhor. Por exemplo, uma passata feita somente com tomates, água e alho precisa vir antes de um molho pronto, cheio de acidulantes, na sua lista.

Em suma, dê preferência ao que você pode cozinhar em casa. Assim, os alimentos com mais componentes químicos vão ficar só para os dias de lazer, quando você for lanchar fora.

Fique ligado: 9 alimentos que dão mais energia para os estudos

3. Escolha um dia para preparar tudo 

Sim, tem dia que queremos dormir mais do que a cama ou aproveitar o intervalo entre duas aulas on-line para cochilar. Mas, quando o período livre é preenchido pelo preparo da sua próxima refeição, alguma coisa vai ficar sem fazer.

Isso não aconteceria, porém, se a sua marmita estivesse pronta dentro da geladeira, só esperando você esquentá-la para ser servida. Portanto, retire um dia também para esse preparo dos pratos principais que você pretende comer durante a sua semana.

Se o seu lanche é fácil de resolver, não precisa adiantar o processo. Mas, o almoço e o jantar, que são refeições mais elaboradas, recomendamos que você cozinhe no domingo, separando porções iguais para cada dia até o próximo sábado.

4. Beba bastante água

O cuidado com a hidratação também faz parte de uma alimentação saudável. E é comum ouvir as pessoas dizendo que é muito difícil se lembrar de beber água durante o dia.

No entanto, a verdade é que, quanto mais água você bebe, mais fica com vontade de beber com o passar do tempo. Assim, depois de se esforçar no início, sua garganta seca será o seu principal lembrete de que você precisa se hidratar.

Carregar uma garrafinha consigo é uma forma de facilitar a introdução deste bom hábito na sua rotina. Só que não vale levá-la para passear na faculdade e no estágio e esquecer de tirá-la para beber, viu?

5. Coloque lembretes para não esquecer a marmita

Depois de todo o trabalho para preparar suas refeições saudáveis, não dá para chegar na faculdade ou no serviço e perceber que esqueceu de colocar a marmita na mochila. Isso vai acontecer? Com certeza, pelo menos eventualmente. Mas não é algo impossível de se evitar.

Você pode, por exemplo, colocar bilhetes de papel mesmo, usando post-its colados na sua geladeira ou programar lembretes eletrônicos no seu celular. No início, você ainda vai estar pegando o jeito, mas, após certo tempo, vai virar um hábito costumeiro.

Saiba mais: 11 dicas de como conciliar trabalho e estudo

6. Procure ajuda profissional

Por fim, claro que não deixaremos de sugerir que você busque se consultar com um nutricionista para saber o que será uma boa alimentação, de acordo com os seus objetivos. Então, uma boa alimentação não é a mesma coisa para todo mundo? Não, de jeito nenhum!

É claro que um prato de feijão é mais nutritivo do que uma taça de sorvete. Não é isso que estamos falando. O que está em pauta aqui é, por exemplo, uma pessoa que quer se alimentar bem e ainda ganhar massa magra precisa necessariamente comer mais proteína do que uma pessoa que quer apenas ingerir mais vitaminas e minerais.

Faz sentido? Pois se você, além de ter compreendido a diferença, ainda ficou interessado para saber mais sobre esta profissão encantadora, nosso Blog está repleto de conteúdos sobre a Graduação em Nutrição

É só você escolher um dos temas abaixo para se aprofundar mais no assunto: