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Carreira em Marketing Digital: conheça as possibilidades

Gosta de tecnologia, criatividade e de análise de dados? Talvez o marketing digital seja a área certa para você! Leia este post e entenda o que é e como esta área funciona.

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Com o surgimento de novas tecnologias, muitos negócios buscam formas cada vez mais criativas para expandir suas vendas e conquistar clientes por meio da internet.

A área responsável por entender como o consumidor se comporta nesses novos meios de comunicação e como chegar até ele é o marketing digital, uma área de trabalho promissora e que tem atraído cada vez mais profissionais.

Se você é criativo, sempre gostou de tecnologia e novos desafios, ou simplesmente está interessado em uma transição de carreira, leia este post e entenda tudo sobre a área, além de conhecer quais são as principais possibilidades de carreira em marketing digital.

O que é marketing digital?

Para a grande maioria das pessoas, palavras como "publicidade", "marketing" e "propaganda" não são tão estranhas. Isso acontece porque os estudos sobre o consumidor e as melhores formas de vender produtos são uma prática bastante antiga

Profissionais da área, como publicitários, roteiristas e influenciadores, já montam estratégias para alavancar vendas há bastante tempo. Entretanto, um fenômeno mudou totalmente este mercado: a internet!

Com a popularização de redes sociais, e-mails e outras megatendências, ficou claro que o marketing precisava se reinventar e criar novas técnicas e ferramentas. Afinal, o ambiente virtual funciona de uma forma bem diferente de outros canais como a televisão e o rádio, não é mesmo?

Assim surgiu o marketing digital, que é o conjunto de estudos e ações que visam alcançar clientes, gerar reconhecimento de marca e vender usando a internet como ferramenta principal.

Como o marketing digital funciona na prática?

Embora o marketing digital possa parecer um pouco assustador no início, com muitos jargões e termos em inglês como "KPIs", "SEO" ou "leads", ele tem o mesmo objetivo que o chamado marketing tradicional, que é alcançar clientes da maneira mais eficiente possível.

Para fazer isso e criar oportunidades de negócio, os chamados leads, é preciso que as empresas saibam estar sempre em evidência e sejam facilmente lembradas por seus consumidores quando eles precisam fazer uma nova compra.

É aí que o marketing digital começa a ficar diferente de outras formas de marketing. Em geral, conseguir reconhecimento de marca na internet envolve aparecer primeiro em motores de busca (tal qual o Google) e sites especializados.

Aí é que entra o SEO, sigla em inglês para search engine optimization, conjunto de técnicas para otimizar conteúdos e tornar o consumo mais agradável para o leitor.

É com essas e inúmeras outras técnicas que o marketing digital pode auxiliar marcas a se desenvolverem e garantirem presença em todos os canais em que seus potenciais clientes estão presentes, gerando mais vendas e sucesso profissional. Ainda tem dúvidas se esta área é mesmo o que você está procurando? Siga com a leitura e conheça as principais carreiras no marketing digital!

Principais carreiras em marketing digital

Como você viu, o marketing digital é uma área em constante crescimento, por se tratar de um campo de trabalho relativamente novo. Isso significa que há uma grande demanda por novos profissionais qualificados e dispostos a aprender.

Por estar em constante evolução, o marketing digital também possui um grande número de carreiras possíveis para você se especializar, desde áreas mais voltadas para o design e a criatividade visual, até a análise e tratamento de dados.

Confira agora as principais oportunidades na carreira de marketing e veja se alguma delas se encaixa em seu perfil!

Analista de marketing digital

O primeiro item de nossa lista envolve o profissional responsável pela construção e execução de estratégias de marketing digital.

Na prática, isso significa que o analista de marketing digital fica em constante contato com outros profissionais, como redatores e designers, para se certificar de que a estratégia está sendo efetiva.

Uma estratégia de marketing pode ter como objetivo gerar autoridade para uma marca que está investindo em conteúdos para demonstrar que entende bem de um determinado assunto. Outros objetivos comuns envolvem geração de leads, reconhecimento de marca e aumento de tráfego (volume de visitas ao site).

Quem analisa os objetivos da empresa e desenha uma estratégia personalizada é o analista de marketing digital, posição que exige um alto conhecimento de técnicas de marketing, soft skills e boa gestão de pessoas.

Social media

Engana-se quem acha que as redes sociais são voltadas exclusivamente para diversão e humor. Além disso, as principais redes sociais também são ótimos portfólios profissionais e plataformas para vender mais, além de passarem uma imagem positiva e moderna.

Inúmeras marcas já perceberam isso, o que abriu espaço para um profissional cada vez mais requisitado no mercado. O social media é o profissional que gerencia redes sociais de uma empresa ou de uma pessoa, criando e agendando postagens, escolhendo temáticas e se comunicando com fãs e clientes.

Assim como praticamente todos os profissionais no marketing digital, o social media precisa ser bastante criativo, uma das habilidades profissionais mais valorizadas. Além da criatividade, é preciso ter um bom domínio de ferramentas visuais e de edição, como o Photoshop, e de agendamento de posts regulares.

Especialista em SEO

Como você já leu neste post, uma das principais formas de estar em evidência no ambiente virtual é saber se colocar em primeiro nos principais motores de busca.

A melhor forma de fazer isto é otimizando seu conteúdo com as técnicas de SEO. O que o especialista em SEO faz é otimizar o site, do ponto de vista técnico, para que ele esteja sempre rápido e, do ponto de vista do conteúdo, é analisar e deixá-los otimizados, o que facilita o conteúdo a ficar nas primeiras posições.

Além disso, um conteúdo otimizado é muito mais interessante para os leitores, já que eles tem um link building útil e que facilita a navegação, intertítulos claros e uma boa escaneabilidade.

Tudo isso é tarefa do especialista em SEO, trabalho que envolve criatividade, mas principalmente capacidade de análise e proatividade no planejamento de ações e estratégias.

Especialista em Growth marketing

Um especialista em growth marketing, que também pode ser um analista de métricas, é um dos profissionais do marketing digital mais voltados para o tratamento de dados e mensuração de resultados.

Como você já viu por aqui, o objetivo do marketing digital é utilizar a internet para gerar mais vendas. A maioria das profissões da área envolvem formas de chamar a atenção dos clientes e melhorar sua presença digital. Porém, como saber se todos estes elementos estão funcionando corretamente?

É aí que entra o profissional de growth marketing, que processa indicadores de performance, chamados de KPIs, para descobrir que elementos de uma estratégias estão funcionando e quais apresentam problemas.

É assim que se pode descobrir, por exemplo, que os posts de uma marca feitos no Instagram ganham muito mais interações que os comerciais produzidos pelo YouTube, o que pode ajudar a melhorar a estratégia ou investir só no canal mais eficiente.

Vantagens de trabalhar com marketing digital

Agora que você já conhece bem o que é marketing digital e quais são as principais carreiras para ter sucesso profissional na área, é possível perceber os inúmeros benefícios de trabalhar com estes temas.

Uma das vantagens é que por envolver tecnologias, é uma das profissões para quem quer trabalhar em casa mais rentáveis e inovadoras, já que tarefas e reuniões podem ser feitas virtualmente e de forma simplificada.

Outro benefício é que novas tendências surgem todos os dias na área, o que pode significar oportunidades de aprender coisas novas e aplicá-las em seus projetos e tarefas.

Neste post, você conheceu um pouco mais sobre o marketing digital e como ele transformou a forma de alcançar clientes e vender mais usando a internet. Além disso, também descobriu as principais carreiras em marketing digital e quais os principais benefícios de ingressar neste campo.

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