Graduação e cursos

Saiba como criar um bom relacionamento com seus professores e colegas da faculdade

Quer ter um bom relacionamento com seus colegas de faculdade e professores? Confira as dicas que separamos!

6
minutos de leitura

A entrada no ensino superior é um passo importante na vida de muita gente. Não apenas pelo aprendizado, mas também pelas pessoas que você vai conhecer nesses ambientes. Entender como criar um bom relacionamento com seus professores e colegas é fundamental para aproveitar melhor o seu tempo dentro da faculdade.

Apesar de sua importância, muitos se esquecem de investir alguma energia na criação desses laços. Talvez estejam focadas demais em seus estudos ou tenham outras responsabilidades que dificultam seu desenvolvimento. Também há casos de pessoas que não têm muito interesse nesse aspecto. Qualquer que seja o caso, essas relações são um investimento tanto no seu futuro acadêmico/profissional quanto na sua qualidade de vida.

Acompanhe e entenda melhor por que e como criar um bom relacionamento com seus professores e colegas de faculdade.

Qual é a importância de manter um bom relacionamento com colegas e professores?

Mesmo para pessoas tímidas ou que se sentem confortáveis sozinhas, ainda é importante ter um círculo social ativo. Na faculdade, esse é um ponto fundamental, pois impacta diversos aspectos dos seus estudos e do seu futuro.

Veja aqui alguns dos principais motivos para cultivar esses relacionamentos.

Criar um ambiente saudável

Estar em um ambiente familiar, com pessoas que você conhece e respeita, contribui bastante para seu bem-estar, mesmo que indiretamente. Ainda que você não converse regularmente com todos os seus colegas e professores, a presença deles não produz a mesma pressão de um grupo de estranhos. No longo prazo, esse sentimento de pertencimento ajuda a preservar sua energia mental, que pode ser dedicada a outras atividades.

Ter auxílio em seus estudos, quando necessário

Praticamente todos na faculdade já têm uma ou mais responsabilidades além dos estudos. Trabalho, cuidar de familiares, projetos pessoais etc. Sem falar no cansaço de ter que administrar tudo ao mesmo tempo. Por isso, não é surpresa quando um estudante comete um erro ou precisa de apoio para se organizar.

É aí que entra a sua rede de apoio. Ter um bom relacionamento com seus professores e colegas te dá mais flexibilidade na hora de organizar seus compromissos. Amigos podem enviar materiais e conteúdos que você perdeu. Se os professores também são amigáveis, eles podem oferecer avaliações alternativas que se encaixem em suas necessidades.

Estabelecer contatos importantes para sua futura carreira

Mais do que um ambiente de aprendizado, a faculdade é também o espaço ideal para formar contatos de alto valor. Tanto com professores quanto com colegas que estão ali para seguir a mesma carreira que você.

Ao causar uma boa impressão, é bem mais provável que ao menos um desses colegas se lembre de você quando precisar de um profissional da área ou ao começar um projeto de pesquisa. Esse networking é o método mais eficaz para se estabelecer no mercado de trabalho e progredir na carreira após a sua formação.

Como criar um bom relacionamento com seus professores e colegas da faculdade?

Agora que você entende a importância de formar bons relacionamentos com seus colegas e professores, a grande questão é: como? Para alguns, isso é algo natural. Porém, para outros, é um esforço ativo.

Veja aqui algumas dicas que separamos para você.

Seja proativo no desenvolvimento das suas amizades

Um erro bem comum ao tentar formar novos grupos sociais, especialmente entre os mais introvertidos, é esperar que outra pessoa dê o primeiro passo. Em alguns casos, sim, isso funciona. Porém, não deve ser sua primeira alternativa. Você deve buscar esses círculos sociais e encontrar aqueles nos quais mais se encaixa por conta própria, sem depender da sorte.

Evite conflitos desnecessários

Outra barreira para a formação de bons relacionamentos são as brigas desnecessárias. Muitas pessoas acabam se afastando por motivos banais, por um mal-entendido ou por se recusarem a se desculpar. Em qualquer ambiente social, é importante ser civilizado, sem iniciar brigas e evitando tirar conclusões precipitadas. Fique longe das fofocas e resolva qualquer desentendimento na conversa.

Participe de projetos extracurriculares

Se você pretende aproveitar ao máximo seu tempo na faculdade, então é bem provável que participe de projetos extracurriculares, estágios, eventos etc. Essa é uma forma simples de ganhar destaque acadêmico, além de conhecer alguns dos membros mais ativos do curso.

Os professores que orientam eventos geralmente são alguns dos mais ativos e experientes, assim como os demais colegas participantes. É uma maneira de melhorar seu currículo e encontrar bons contatos.

Assuma responsabilidades

Claro, estar presente para atividades é apenas o primeiro passo. Não há como criar um bom relacionamento com seus professores e colegas sem mostrar também algum nível de compromisso. Seja pontual com as aulas e trabalhos, faça e responda perguntas e demonstre interesse no conteúdo e nas conversas. Acima de tudo, assuma responsabilidades dentro desses espaços para torná-los mais agradáveis.

Dê feedback sobre as aulas

Ao contrário do que alguns acreditam, professores adoram quando seus estudantes engajam com as aulas, fazem perguntas e dão seu feedback, tanto positivo quanto negativo. É sempre bom lembrar que eles são profissionais em constante aprimoramento e que também podem se beneficiar bastante com uma opinião honesta. Apenas lembre-se de manter a educação e de ser objetivo.

Esteja aberto ao diálogo

Para produzir conhecimento, é importante discutir e discordar de forma produtiva. Mais do que contrariar, você deve estar disposto a dialogar, entender o argumento do outro lado e expressar seus pensamentos de forma aberta e organizada. Sem esse empenho de todos os envolvidos, é bem mais difícil construir um bom relacionamento.

Aproxime-se de quem você tem mais afinidade

Claro, você também não precisa fazer parte de todo e qualquer círculo social que encontrar. O mais importante é criar relacionamentos saudáveis, o que também depende da sua afinidade com o resto do grupo. E não tenha medo de se afastar de pessoas com as quais você não compartilha o mesmo sentimento.

Agora você já sabe como criar um bom relacionamento com seus professores e colegas de faculdade. É um esforço diário e constante, mas que faz toda a diferença na qualidade da sua vida acadêmica.

Quer receber mais das nossas novidades? Então, assine nossa newsletter e acompanhe nossos melhores conteúdos em primeira mão.