Administração: áreas de atuação e tendências que você precisa conhecer
Você conhece as principais tendências e áreas de atuação em Administração? Confira aqui, no Blog Graduação Afya.
O curso de administração está entre os mais procurados pelos vestibulandos há muito tempo. Entre os motivos que levam a essa escolha está a pluralidade do mercado, com possibilidades de atuação em muitas frentes, o que representa oportunidades para uma carreira promissora.
Assim como acontece com outras profissões, a administração também passa por transformações e atualizações – fundamentais de serem conhecidas por quem almeja trabalhar na área. A seguir, vamos apresentar algumas das principais áreas de atuação e tendências que você precisa saber. Vamos lá?
Tendências que o mercado espera de um bom administrador
As exigências do mercado de trabalho com os administradores vão desde soft skills até habilidades técnicas, como afinidade com novos recursos da era digital. Por isso, a constante atualização e capacitação profissional são a base para ganhar relevância na carreira.
O olhar analítico e a postura reflexiva sobre possíveis soluções também são habilidades esperadas, bem como a capacidade de condução de trabalho em equipe.
Leia também: A Administração em startups
O profissional em administração precisa estar capacitado para atuar com tecnologia em todas as frentes e tirar proveito máximo das ferramentas disponíveis. Isso se aplica em diversos cenários, como planejamento, otimização de resultados, automatização de processos, análise e interpretação de dados, entre outros.
Conheça as principais áreas de atuação em administração
A formação em Administração possibilita atuar em empresas públicas e privadas a partir de várias perspectivas e frentes. Confira a seguir algumas das principais áreas da Administração.
Gestão Estratégica
A atuação em Gestão Estratégica é voltada ao planejamento e definição de metas. Nessa área, o administrador precisa conhecer a fundo a situação da empresa e do mercado na qual concorre para, a partir de dados, traçar as melhores estratégias para o sucesso do negócio.
As metas definidas devem ser fundadas em números e fatos tangíveis, pois demandarão a participação de toda a empresa para atingi-las. Mas não apenas de traçar estratégias vive este profissional: também é necessário saber acompanhá-las, mensurar a performance e, quando necessário, recalcular rotas.
Recursos Humanos
Imprescindível para qualquer negócio, há quem diga que uma empresa começa pelo seu departamento de Recursos Humanos. Isso porque a gestão de pessoas e a busca pelas melhores formas de beneficiar os colaboradores e a instituição são fundamentais para qualquer empreendimento.
Pode interessar a você: Administração: como se preparar para o mercado?
O administrador que atua em Recursos Humanos lida com processos de recrutamento, admissão, capacitação profissional e elaboração de planos de carreira.
Também é atribuição manter o engajamento do time quanto aos valores e objetivos da empresa, bem como trabalhar a comunicação interna para uma melhor relação entre os diferentes departamentos.
Administração Financeira
Com grande tradição, a área de Administração Financeira é uma das que mais atraem os graduados que ingressam no mercado de trabalho.
Os administradores que atuam nesta função tem como atribuições as atividades relacionadas aos recursos financeiros de uma instituição – visando a saúde e a lucratividade do negócio. Pagamentos, impostos e outros encargos também são de responsabilidade desses profissionais.
Consultoria
Atuar com consultoria também é uma área promissora para quem se forma em Administração. Como o próprio nome sugere, esse serviço consiste em analisar os processos de uma empresa e, a partir dos dados coletados, oferecer sugestões de melhorias para o crescimento do negócio.
Enquanto muitas pessoas acreditam que o consultor sempre atua de forma externa, ou seja, prestando serviço para diferentes companhias, o fato é que existem também os consultores internos – inseridos no dia a dia de uma única organização.
A grande importância de uma consultoria é poder analisar toda a operação de uma empresa sem estar vinculada a um único setor. Isso proporciona um olhar macro, com o distanciamento necessário para encontrar as melhores soluções.
Mercado Financeiro
Foi-se o tempo em que atuar com investimentos era uma atividade dedicada apenas aos economistas. Para os graduados em Administração, a atuação neste mercado é sinônimo de oportunidades em empresas de finanças, bancos e corretoras.
Confira também: Estuda administração? Saiba direcionar sua formação à sustentabilidade
Além da ampla possibilidade de atuação, os salários são bastante atrativos. A média salarial de um analista de finanças, um dos cargos iniciais na área, é de mais de R$4.000,00. Já para um Diretor Financeiro, o valor médio sobe para R$14.000,00.
Gostou de conhecer mais sobre o panorama da área de Administração? Então confira os demais conteúdos do nosso blog para ficar por dentro dessa e outras profissões!