8 dicas para controlar o tempo durante o Enem
Quer aprender a controlar melhor o tempo de prova durante o Enem? Então, confira nossas 8 dicas e vá bem preparado para o exame!
Seja no Enem ou em outros vestibulares, controlar o tempo durante a prova é um desafio para muitos candidatos. O nervosismo e a insegurança podem fazer com que você acabe perdendo um tempo precioso para responder algumas questões, o que frequentemente acaba resultando em “chutes” ou respostas erradas quando o tempo está chegando ao fim.
No caso do Enem, os vestibulandos possuem apenas alguns minutos para responder a cada pergunta. O tempo de prova é de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. Pode até parecer bastante tempo, mas não se engane: a gestão de tempo é fundamental para evitar frustrações.
A seguir, separamos algumas dicas que vão ajudar a administrar o tempo durante o Enem para que você realize o exame com mais calma e assertividade. Confira!
1 - Cuide da saúde física e mental
O controle de tempo durante a prova começa antes mesmo de sua realização. Afinal, gerir as horas e os minutos exige concentração e resiliência, e a qualidade de sua saúde física e mental são determinantes.
Leia: Como lidar com as emoções durante a prova do Enem?
Certifique-se de manter uma alimentação leve e saudável, incluindo a que irá anteceder sua ida para a prova. Na noite anterior, durma cedo e evite o uso de dispositivos eletrônicos antes de ir para a cama. Tem dificuldade para dormir? Praticar alguma atividade física pode lhe ajudar a dormir melhor e garantir aquelas oito ou nove horas de sono de qualidade.
2 - Comece pelas disciplinas favoritas
Todo mundo tem aquelas disciplinas que mais gosta de estudar, e é justamente por elas que você deve começar o exame. Dado sua afinidade com o conteúdo, responder essas questões tende a levar menos tempo e garantir mais acertos, dando uma dose extra de confiança para encarar as disciplinas que não estão entre as favoritas.
3 - Primeiro as mais fáceis, depois as mais difíceis
Essa estratégia é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), fórmula responsável por moldar sua nota. Nesta técnica, também chamada de “pega vareta”, você deve começar pelas questões fáceis, e depois partir para as médias e difíceis – segundo seu próprio conhecimento, já que não existe uma classificação nos cadernos.
Seguindo essa ordem, você aumenta as chances de ter um conjunto de respostas condizentes, ou seja, de ter maior coerência nos acertos e garantir uma nota maior.
Pode ser do seu interesse: Conheça a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e saiba como ela molda sua nota no Enem
4 - Não hesite em pular perguntas
Muitas pessoas se prendem à ideia de responder as questões em sequência e fazem de tudo para evitar pular uma resposta. Mas isso pode resultar em tempo perdido e frustração. Não hesite em pular as perguntas que você ainda não sabe ou está inseguro da resposta. É melhor partir para outra e depois retornar para completá-la.
5 - Leia o enunciado antes do texto
É comum que questões de Língua Portuguesa e das disciplinas de Humanas tenham grandes textos antes da pergunta. Para otimizar seu tempo, a melhor estratégia é ler o enunciado primeiro e depois o texto. Assim, você fará uma leitura mais acurada, já procurando o que você precisa para a resposta.
6 - A redação primeiro
A redação é responsável por uma parte significativa da nota final do Enem. Por isso, ler a proposta e redigir a redação primeiro vai lhe ajudar a escrever com a cabeça mais fresca e ter tempo para revisar com calma depois.
Para quem não abre mão de deixar a redação para o fim, ler ao menos a proposta de redação pode garantir alguns insights durante as próximas horas do exame.
7 - Reserve tempo para preencher o gabarito
Poucas experiências são mais frustrantes do que acertar uma questão, mas errar a alternativa na hora de preencher o gabarito. E em meio à pressa dos minutos finais, isso pode acontecer com qualquer candidato.
Reserve ao menos 30 minutos para transcrever as respostas no gabarito e depois revisá-lo.
8 - Faça simulados
Controlar o tempo durante o Enem também é uma questão de prática, e estudar por meio de simulados cronometrados ajuda a familiarizar-se com o tempo de prova. Mas é preciso levar a sério e estudar como se estivesse realmente no dia do exame, certo?
Confira também: Enem: 6 motivos para se preparar fazendo provas antigas
Gostou das nossas dicas para controlar o tempo durante o Enem? Então, compartilhe este material com seus colegas. E, se você tem interesse em temas sobre estudos, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog!