Conheça as terapias alternativas disponíveis no SUS
Veja a seguir, o que define terapias alternativas em nosso país, quantas existem e quais são as que estão disponíveis no SUS.
As terapias alternativas, como são conhecidas popularmente, são as opções que foram institucionalizadas no Brasil por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC). A procura por esses tratamentos têm sido cada vez mais frequentes pela população.
Em 2021, foram prestados 645 mil atendimentos desse tipo ao longo do ano. Já em 2022, somente no primeiro semestre, mais de 500 mil pessoas haviam realizado alguma terapia ofertada pela PNPIC em prol da sua saúde.
Veja a seguir o que define uma terapia alternativa em nosso país, quantas existem e quais são cada uma delas. Quem sabe essa não é a vertente na qual você vai gostar de atuar quando terminar a graduação em Medicina, né? Vale a pena conferir!
O que são as terapias alternativas?
Segundo a definição do próprio Ministério da Saúde, as terapias alternativas ou PICS são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde e promover bem-estar de uma forma holística. Ou seja, a partir da premissa de que um bom tratamento deve levar em conta o todo o sistema em que o paciente está inserido.
Do que é feito esse sistema? Seus relacionamentos pessoais, qualquer tipo de religiosidade ou crença em uma vida para além do corpo físico, entre outros aspectos particulares de cada um.
Isso não significa que haverá a interferência de uma ou mais religiões na Medicina. Mas, por exemplo, se a espiritualidade for importante para um paciente, o atendimento ideal para ele engloba o respeito a isso.
São pilares das terapias alternativas:
- Escuta acolhedora;
- Construção de laços terapêuticos;
- Conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.
Atualmente, as PICS desempenham um amplo papel no SUS, sendo mais eficazes especialmente na Atenção Primária. Afinal, elas dizem sobre o cuidado integral ao ser humano e sobre o autocuidado também - o que está diretamente relacionado à promoção da saúde antes da necessidade medicamentosa.
29 PICS são permitidas pelo SUS
Finalmente, chegou a hora de você conhecer todas as terapias alternativas que são oferecidas por meio do SUS. No total são 29, que podem ser exercidas por profissionais de PICS desde que sejam reconhecidos pelos conselhos de suas profissões.
Em geral, os atendimentos no SUS são feitos por pessoas que já são da área da saúde, por alguma formação superior. Depois, ao concluírem cursos e especializações em uma ou mais terapias alternativas, tornam-se aptas a serem contratadas ou prestarem concurso a vagas no Sistema Único.
Acupuntura
Proveniente da Medicina tradicional chinesa, baseia-se na crença de que o fluxo de energia (Qi) nos meridianos do corpo deve ser equilibrado. Tal equilíbrio é alcançado por meio do uso de agulhas que estimulam pontos específicos e, assim, promovem a cura.
Medicina antroposófica
Integra à Medicina convencional com práticas baseadas na filosofia antroposófica, que considera o ser humano como um ente espiritual e físico. Os tratamentos são feitos com medicamentos à base de plantas e terapias artísticas.
Homeopatia
Seus fundamentos nascem da ideia de que substâncias que adoecem pessoas saudáveis podem curar sintomas semelhantes em pessoas doentes quando diluídas e dinamizadas. Utiliza remédios altamente diluídos para estimular a capacidade de autocura do corpo.
Plantas medicinais e fitoterapia
Terapia que oferece opções de prevenção e de tratamento para doenças a partir do uso de extratos e preparações de plantas. Baseia-se no conhecimento tradicional e nas propriedades químicas das plantas para promover a saúde.
Termalismo social ou crenoterapia
Essa prática envolve o uso terapêutico das águas termais para tratar e prevenir doenças. A crenoterapia utiliza banhos e outros tratamentos com águas minerais para proporcionar bem-estar.
Arteterapia
Aplicada em prol da saúde mental, utiliza a expressão artística como meio terapêutico para explorar e tratar questões emocionais e psicológicas. Isso porque os atos de pintar, desenhar e esculpir são mecanismos para se expressar e se entender melhor.
Ayurveda
Trata-se de um sistema de Medicina tradicional da Índia que busca equilibrar os doshas (tipos de energia) no corpo por meio de dieta, ervas, e práticas como massagens e meditação. Enfatiza a prevenção e a harmonização do corpo e da mente.
Biodança
Essa é uma terapia alternativa que utiliza a dança e o movimento para promover a integração afetiva, cognitiva e motora do paciente. Sua função é melhorar a qualidade de vida e a expressão emocional das pessoas em tratamento.
Dança circular
Também na veia artística, essa prática traz o ato de dançar em círculos como forma de promover o equilíbrio emocional e social. A partir disso, a integração e a coesão grupal por meio da dança coletiva são beneficiadas.
Meditação
A meditação envolve concentração e atenção plena para promover a clareza mental e a paz interior. Pode incluir técnicas de respiração, visualização e mindfulness para reduzir o estresse e melhorar o bem-estar.
Musicoterapia
Utiliza a música como ferramenta terapêutica para promover a saúde mental e emocional. Essa terapia alternativa pode incluir atividades como ouvir, criar e improvisar música para melhorar a expressão e a comunicação.
Naturopatia
Enfatiza o uso de tratamentos naturais e holísticos para apoiar o processo de cura do corpo. Estão incluídas no seu escopo práticas como dieta, suplementos, e terapias físicas para promover a saúde e prevenir doenças.
Osteopatia
Acontece por meio do uso de técnicas manuais para melhorar a função dos músculos, articulações e ossos. Seu foco reside na interrelação entre o sistema musculoesquelético e a saúde geral do corpo.
Quiropraxia
Famosa nas redes sociais, essa prática desenvolve-se pelo diagnóstico e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos, especialmente na coluna vertebral, usando ajustes e manipulações. Seu objetivo é melhorar a função nervosa e a mobilidade.
Reflexoterapia
Essa terapia alternativa baseia-se na ideia de que áreas específicas dos pés, mãos e orelhas correspondem a órgãos e sistemas do corpo. Assim, faz-se a estimulação dessas áreas a fim de promover a saúde e o equilíbrio do corpo por inteiro.
Reiki
Trata-se de uma terapia de cura energética que utiliza a imposição das mãos para canalizar energia vital e promover o equilíbrio físico e emocional. Sua raiz está na crença de que a energia pode ser manipulada para melhorar a saúde.
Shantala
Técnica de massagem infantil originária da Índia, que promove o vínculo afetivo e o desenvolvimento saudável do bebê. Essa massagem é feita por meio de toques suaves e rítmicos para estimular a circulação e o relaxamento.
Terapia comunitária integrativa
Envolve abordagens terapêuticas em grupo para promover a saúde mental e emocional coletiva, abordando questões comuns e fomentando o suporte por meio de uma rede de apoio. Várias tradições culturais integram o seu escopo de práticas e intervenções.
Yoga
Já muito disseminada no Brasil, trata-se de uma atividade física que combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação para promover o equilíbrio e o bem-estar. No yoga, há a integração entre corpo, mente e espírito para melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Apiterapia
Esse é um método de tratamento que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geleia real, pólen, própolis, mel e outros.
Aromaterapia
Também vinculado ao sentido do olfato, baseia-se no uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais transformados em óleos essenciais, cuja inalação do cheiro promove bem-estar e saúde.
Bioenergética
Trata-se de uma visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento. Essa prática adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos para auxiliar a liberação das tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.
Constelação familiar
É feita por meio de uma técnica de representação espacial das relações familiares. O processo permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou de membros da família, que podem estar afetando a saúde do paciente.
Cromoterapia
Essa terapia alternativa utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.
Geoterapia
Baseia-se no uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Tal aplicação pode ser realizada sobre ferimentos, cicatrizes, lesões e doenças osteomusuculares.
Hipnoterapia
Conjunto de técnicas que por meio do relaxamento e da concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado. Assim, a hipnoterapia possibilita a alteração de comportamentos indesejados.
Imposição de mãos
Essa PIC busca promover a cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia do profissional para o paciente. Muitas vezes é utilizada para diminuir estresse e ansiedade.
Ozonioterapia
É realizada por meio da mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica.
Terapia de florais
Baseia-se no uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. A prescrição é feita para auxiliar no equilíbrio e harmonização do indivíduo.
Gostou deste conteúdo? Falamos mais a fundo sobre algumas terapias alternativas em outros artigos do nosso Blog. Navegue pela seção Especialidades e continue aprendendo sobre esse assunto.