15 sites para estudantes de Medicina que você precisa conhecer
Para percorrer 6 anos de curso com boas notas, toda ajuda é bem-vinda. Eis aqui a nossa: uma lista de sites que serão seu braço direito daqui para a frente.
O início da graduação em Medicina é um momento especial que pode facilmente tornar-se estressante. Em meio a tantas novidades para os estudantes de Medicina, coisas importantes como datas de eventos e boas fontes de conteúdos podem acabar passando batido enquanto você se preocupa em montar uma rotina de estudos adequada a esta nova fase da sua vida. Logo, para percorrer seis anos de curso com boas notas e sem perder a cabeça, toda ajuda é bem-vinda.
Pensando nisso, listamos 15 sites para estudantes de Medicina que serão seu braço direito daqui para frente. Vamos conferir? Boa leitura!
1) Histology Guide
Uma das principais matérias do curso de Medicina é a Histologia, que trata sobre a composição estrutural de células, tecidos e órgãos. Porém, a necessidade de marcar um horário para utilizar os microscópios disponíveis na faculdade pode ser um obstáculo aos estudos. Principalmente, às vésperas das provas, pois todos os seus colegas de classe estarão em situação idêntica à sua.
Foi para te ajudar desde o início do curso que nós começamos nossa lista logo com o Histology Guide. Neste site, você encontrará uma imensa variedade de lâminas para analisar e estudar sem pressa e no conforto do seu quarto, podendo, assim, visualizar cada uma várias vezes e em profundidade, com o auxílio do zoom. As imagens são organizadas por categorias e, ao abri-las, você encontrará também legendas explicativas à direita.
2) Free Medical Journal
Falou que é 0800, o estudante de Medicina já está assinando embaixo, não é mesmo? Brincadeiras à parte, a gratuidade do acesso é sim uma das vantagens do portal Free Medical Journal, mas não é nem de longe a única. Neste há uma vasta quantidade de revistas médicas e de artigos de vários autores internacionais disponíveis para download.
3) Khan Academy
De doenças hematológicas à fisiologia avançada do sistema endócrino, e muito mais. O site Khan Academy é uma excelente fonte de conteúdo, pois oferece esquemas e vídeos sobre várias matérias diferentes da graduação em Medicina. Logo, você não terá por que se preocupar caso perca uma aula por qualquer motivo nem quando a explicação do seu professor não for o suficiente para uma compreensão total.
Além disso, há tanto abordagens de assuntos que são úteis para alunos do ciclo básico quanto àqueles que já estão praticando na clínica-escola. Para estes períodos mais avançados, as explicações dão mais suporte aos estudos de tratamento, rastreio, diagnóstico e patologias.
4) Portal CFM
O Portal CFM (Conselho Federal de Medicina) é, sem dúvidas, um dos sites médicos mais renomados para os estudantes e profissionais de Medicina buscarem informações confiáveis sobre a sua área de atuação. Esse site costuma disponibilizar publicações sobre vários temas de saúde, notícias sobre eventos, concursos, a opinião de profissionais especialistas, entre outras informações. No local, também é possível verificar as normas do CFM, no qual inclui pareceres, resoluções e recomendações sobre as práticas da Medicina realizada no país.
5) Radiology Masterclass
Para aprender sobre radiologia, revisar a matéria e ficar craque no diagnóstico por imagem, você precisa conhecer o Radiology Masterclass. Neste site você encontrará uma série de Raios-X saudáveis e alterados. Assim, colocando um do lado do outro, você poderá comparar duas ou mais exames e aprenderá muito mais sobre o assunto. Ao passar o mouse por cima de uma imagem, o próprio site já aponta o que há de errado em cada parte e quais estão em estado normal.
6) Medscape
Entre os sites para vestibulandos em Medicina está o Medscape. Esse portal ajudará a mantê-lo informado sobre as notícias mais recentes da Medicina. Isso porque ele traz desde informações clínicas sobre todas as áreas médicas até às perspectivas de especialistas e recursos fundamentais para a prática da Medicina. Os estudantes e profissionais também poderão ampliar os seus conhecimentos sobre as tecnologias de ponta.
7) Raciocínio Clínico
Este site será essencial durante o seu Internato. Isso porque o Raciocínio Clínico foi criado com o propósito de ajudar estudantes de Medicina a pensarem como médicos experientes, pois desse modo menos erros são cometidos na hora da anamnese.
Há muitos artigos disponíveis sobre os processos mentais envolvidos no raciocínio clínico, ou seja, na lógica por trás das entrevistas e dos exames ambulatoriais necessários à identificação de uma doença. Se você também acredita que a excelência do atendimento para maior assertividade deverá ser a sua bússola profissional como médico, já pode acessar o site para matar a sua curiosidade.
8) Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi criada em 1999, por meio da Lei nº 9.782. Ela é uma autarquia que tem sede e foro no Distrito Federal, mas que está presente no país inteiro por meio de coordenações de aeroportos, portos, recintos, fronteiras e alfândegas.
Seu objetivo é promover a proteção da saúde das pessoas, por meio do controle sanitário do consumo e produção de serviços e produtos submetidos à vigilância sanitária, especialmente dos ambientes. Conhecer essas normas da Anvisa é fundamental para os estudantes de Medicina que desejam trabalhar em clínicas, hospitais, entre outros locais que são submetidos à regulamentação da Anvisa.
9) Canal Saúde
Este portal de notícias e de conteúdo é gerenciado pelo Instituto de Pesquisa Fiocruz desde a sua criação em 1994, quando ainda era um canal da TV aberta. Com o propósito de construir cidadania, seus produtores enfocam a produção de documentários e séries educativas.
Durante a pandemia, por exemplo, foi criado o podcast CoronaFatos no Canal Saúde para conscientizar a população quanto à COVID-19, sanar dúvidas e desmentir fake news sobre a vacinação, entre outros temas. Portanto, vale a pena manter este site em seu radar para estar sempre atualizado sobre o contexto sanitário brasileiro.
10) FENAM
A Fundação Nacional dos Médicos (FENAM) tem quase 50 anos de existência. Essa é uma entidade sindical que consegue unificar sindicatos, associações e conselhos de defesa da adequada remuneração dos médicos brasileiros e de suas respectivas condições de trabalho. Por isso, desde o começo da graduação, é fundamental que os estudantes de Medicina conheçam sobre o universo da sua profissão e os seus direitos trabalhistas.
11) Stanford Medicine 25
Outro site que vai te ajudar muito a se aprimorar em semiologia (estudo dos sinais e sintomas das doenças) por meio de vídeos explicativos é o Stanford Medicine 25. Esta área de estudo, também conhecida como propedêutica, é dedicada à análise médica que é feita a partir dos sinais e dos sintomas apresentados pelos pacientes.
Ou seja, refere-se a técnicas específicas que são utilizadas na hora de realizar os exames físicos dos seus pacientes, iniciados na clínica-escola. Por meio dos vídeos da faculdade de Stanford, você aprenderá a examinar quase todos os sistemas, com professores renomados internacionalmente.
12) Academia Brasileira de Ciências
Conferências, simpósios, congressos e seminários on-line ou presenciais. Todo estudante de Medicina já começa a graduação ávido por oportunidades de estar mais próximo do meio médico, de conhecer pessoas da área e, claro, aprender mais com profissionais de outras universidades.
No portal da Academia Brasileira de Ciências, você encontrará uma aba exclusiva para divulgação de eventos. Vale lembrar que, caso você vá a algum deles, a sua participação servirá como horas complementares, então, fique de olho!
13) Medical News Today
O Medical News Today (MNT) é conhecido por ser líder em publicações voltadas para serviços de saúde. Isso porque o portal tem um acervo digital de cerca de 280 mil artigos com diferentes assuntos sobre saúde e Medicina. Além disso, recebe mais de 15 milhões de visitantes todos os meses. Isso o faz entre os 260 melhores portais dos Estados Unidos.
14) Hopkins Medicine
Ele faz parte da Johns Hopkins Medicine (JHM), que é considerada uma das maiores empresas do ramo de saúde dos Estados Unidos. O portal conta com apoio de cientistas e médicos da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.
Nesse site, é possível aprender mais sobre saúde local e global, da mesma forma que conseguirá acompanhar publicações relacionadas às novas descobertas na área da saúde. O que o ajuda a expandir os seus conhecimentos na Medicina.
15) PEBMED
De médicos para médicos (ou para quase médicos). O PEBMED é um ótimo site para conhecer tudo sobre cada uma das especialidades, desde notícias às tendências da área, o que pode ser bastante útil na hora de escolher para quais Ligas Acadêmicas você quer entrar.
Há também podcasts sobre temas variados como: complicações no parto, eficácia de medicamentos e dicas sobre as melhores práticas médicas em certas situações, por exemplo. Além disso, sempre que você precisar checar alguma doença na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), ela estará a um clique por meio deste site.
Saia na frente!
Munido com estes sites para estudantes de Medicina, você já está mais preparado para começar o seu curso sem surpresas. Graças à internet, o conhecimento nunca foi tão livre e acessível, portanto, faça bom proveito e compartilhe com seus colegas de turma.
Para ficar por dentro de todas as novidades da área da saúde, inclusive, sobre os melhores cursos e universidades, não deixe de seguir nossas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube). Garantimos que você vai adorar!