Carreira e Mercado

Conheça 7 dos melhores hospitais do mundo

Descubra quais são os 7 melhores hospitais do mundo agora mesmo e por que são considerados tão bons?

4
minutos de leitura

Mundialmente falando, existem tantas instituições hospitalares, que será possível descobrir quais são os melhores hospitais do mundo? A resposta é sim, e nas próximas linhas mostramos a você como funciona o ranking que escolhe as redes hospitalares de ponta, que incluem os hospitais tecnológicos e o uso de terapias digitais, por exemplo.

Então, saiba mais sobre o "The World's Best Hospitals" e, em seguida, quais são os melhores hospitais e quais as principais características que os fizeram despontar no ranking.

Boa leitura!

Como o ranking que elege os melhores hospitais do mundo funciona?

O ranking anual dos Melhores Hospitais do Mundo é medido pela Statisa com a premiação intitulada "The World's Best Hospitals". Em 2022, foram listados os melhores hospitais em 27 países, incluindo o Brasil.

Para isso, a todo hospital de cada um dos países são atribuídas pontuações, as quais são comparáveis ​​somente entre hospitais da mesma nação. Depois, são examinadas várias experiências de pacientes, além de KPIs médicos em cada país.

Por não ser possível harmonizar tais dados, a comparação das pontuações dos países não é possível — ou seja, uma pontuação que atingiu 90 em determinado país, não significa, necessariamente, que a instituição seja superior a um hospital com uma pontuação de 87 em outro país.

A partir daí, nesta quarta edição da premiação, mais de 2.200 hospitais estiveram entre os classificados. Os números preliminares foram enviados a renomados jornalistas que trabalham na área médica no mundo todo para a confirmação da veracidade dos dados. Por fim, conselho global de renomados especialistas médicos validou os rankings.

A quantidade de hospitais premiados num determinado país muda segundo os números de hospitais existentes, bem como a disponibilidade de dados nestes países. Os EUA, por exemplo, premiaram mais hospitais (420), enquanto Israel e Cingapura contaram com 10 representantes cada um.

Na edição de 2022, quatro dos melhores hospitais do Brasil estão na lista dos 200 melhores hospitais do mundo:

  1. Hospital Israelita Albert Einstein — São Paulo (36º)
  2. Hospital Moinhos de Vento — Porto Alegre (78º)
  3. Hospital Alemão Oswaldo Cruz Brasil — São Paulo (101º - 200º)                                            
  4. Hospital Sírio Libanês — São Paulo (101º - 200º)

Por quem os hospitais são avaliados e quais critérios são utilizados?

Primeiramente, para descobrir quais são os melhores hospitais do mundo alguns critérios são avaliados, como:

  • quantidade de hospitais e disponibilidade de dados;
  • padrão de vida e expectativa de vida dos pacientes;
  • tamanho da população abrangida.

Para isso, a lista se baseia nas três fontes de dados, a seguir:

1. Pesquisa online com médicos e gerentes dos hospitais

Mais de 80.000 médicos especialistas, além de gerentes de hospitais e profissionais de saúde em 27 países, responderam às questões. Os participantes foram convidados a recomendar hospitais em seu próprio país, e de outras partes do mundo. Contudo, não era permitido recomendar o hospital em que trabalhava.

2. Resultados de pesquisas de experiência do paciente

Os dados públicos de pesquisas dos pacientes existentes foram utilizados ​​para a análise de experiência dos pacientes (NPS médico). Tais pesquisas, normalmente realizadas por planos de saúde entre os pacientes após o período em que ficaram hospitalizados.

São utilizadas perguntas como: satisfação geral com o hospital, recomendação do mesmo e satisfação com os cuidados dos profissionais de saúde.

3. Indicadores-chave de desempenho (KPIs)

Os KPIs podem diferir entre os países e vir de várias fontes, incluindo os dados com relação à qualidade dos tratamentos e as medidas de higiene.

São exemplos os dados que avaliam a qualidade dos cuidados médicos para determinados tratamentos, sobre as medidas de higiene e segurança dos pacientes e sobre a quantidade de pacientes atendidos por cada médico e por cada enfermeiro.

Depois da obtenção dos dados, são atribuídas pontuações para cada hospital em cada uma das três categorias:

  • recomendação (50% nacional, 5% internacional);
  • experiência do paciente (15%);
  • KPIs médicos (30%).

Quais são os melhores hospitais do mundo e por que levam esse título?

A seguir, confira sete dos melhores hospitais do mundo, onde se localizam e quais atribuições os levaram a esse título!

1. Mayo Clinic (Minnesota — EUA)

Figurando mais uma vez como o “Melhor Hospital do Mundo”, sua contínua habilidade em oferecer cuidados de elevada qualidade aos pacientes e conduzir pesquisas médicas de ponta, mesmo durante a batalha contra a Covid-19, fazem da Mayo Clinic uma instituição hospitalar de excelência.

A Mayo Clinic se compromete com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, além da compaixão e respostas para todos os pacientes.

2. Hospital Johns Hopkins (Maryland — EUA)

Apostar em tecnologia médica e em profissionais gabaritados para o atendimento aos pacientes e às pesquisas faz deste um hospital de destaque em todo o mundo. Um dado impressiona: 40 ganhadores do prêmio Nobel já atuaram ou fizeram carreira nesta instituição.

O Hospital Johns Hopkins ainda é considerado o berço da engenharia genética e o primeiro a fazer diversos procedimentos cirúrgicos inovadores, incluindo a primeira cirurgia de mudança de sexo.

Seu setor exclusivo para o tratamento do Alzheimer propicia análises das imagens cerebrais e acompanhamento contínuo realizado por equipes interdisciplinares envolvendo psiquiatras, neurologistas, geriatras e terapeutas ocupacionais.

3. Centro de Câncer MD Anderson (Texas — EUA)

Este hospital se destaca pelos tratamentos contra o câncer conduzidos de maneira multidisciplinar, integrando a atuação de oncologistas, radioterapeutas e cirurgiões.

Para isso, seus profissionais se valem dos avanços científicos mais relevantes discutidos na teoria e, a partir de então, os colocam em prática em seu atendimento clínico-laboratorial.

4. Centro Médico da UCLA (Califórnia — EUA)

O Centro de Trauma e Cirurgia de Emergência do Centro Médico da UCLA funciona de maneira ininterrupta, visando o atendimento aos pacientes de acordo com as suas necessidades, sejam emergências cirúrgicas, sejam cuidados intensivos para os mais variados tipos de sofrimentos enfrentados por estes pacientes: físicos, emocionais e psicológicos.

5. Clínica Cleveland (Ohio — EUA)

A Clínica Cleveland está entre as melhores pois reúne pesquisas, ensino de qualidade e prática clínica para a realização de tratamentos inovadores e com base científica, oferecendo total acompanhamento aos pacientes, desde o tratamento médico até os cuidados com o bem-estar em geral.

6. Toronto General (Canadá)

O hospital Toronto General - University Health Network, é o maior e mais bem financiado instituto de pesquisa do Canadá, além de ser considerado como o maior centro de transplantes da América do Norte.

Além disso, se desponta como referência mundial em cirurgia de coração de campo aberto e em saúde cardiovascular em geral.

7. Hospital Israelita Albert Einstein (Brasil)

O hospital brasileiro está na 36ª posição do ranking por sua atuação nas áreas de assistência à saúde, ao ensino, tratamentos inovadores e pesquisa. O Albert Einstein se aprimora por meio da criação de novos modelos de trabalho visando os desafios de saúde da atualidade.

Além disso, sempre participa de fóruns nacionais e internacionais e possui diversas iniciativas públicas e com outros parceiros para trazer melhorias para o sistema de saúde do Brasil.

Se você quer cursar Medicina ou já está no caminho para se tornar um médico, então você precisa conhecer as melhores instituições para se trabalhar. Neste texto, em que apresentamos alguns dos melhores hospitais do mundo, você conheceu os motivos que os levaram a chegar a esse patamar e como ocorre a eleição anual e seus critérios fundamentais.

Siga acompanhando o blog da Graduação Afya, onde você encontra artigos importantes como esse para a sua carreira na Medicina!