Especialidades

O que é Medicina Rural?

A Medicina Rural se concentra na prestação de cuidados de saúde primários e preventivos em comunidades rurais ou em áreas remotas. Leia este artigo e confira os benefícios desta carreira!

4
minutos de leitura

O Brasil conta com uma população bastante diversificada que reside nas zonas rurais e que, até pouco tempo atrás, ficava sem serviços médicos. Hoje, essa realidade está se modificando, com profissionais da área da saúde que se disponibilizam a atuar na Medicina Rural. Os médicos tratam doenças e lesões, bem como encaminham para os procedimentos necessários.

Trabalhar com Medicina em áreas rurais significa que você terá que realizar consultas de emergência e urgência, cuidar de ferimentos e realizar pequenas cirurgias em seus pacientes. É preciso fazer partos e ter conhecimentos específicos para atender às necessidades desse público. Gostaria de saber quais são as vantagens de o médico atuar nessa área e os benefícios da carreira em Medicina Rural? Continue a leitura!

O que é a Medicina Rural?

Medicina Rural é uma área da Medicina que se concentra na prestação de cuidados de saúde primários e preventivos em comunidades rurais ou em áreas remotas. Ela não é uma especialidade, mas sim uma atuação caracterizada pelo atendimento médico em áreas rurais, geograficamente falando. Envolve o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, bem como a promoção da saúde em populações que podem ter acesso limitado a serviços médicos especializados devido à distância geográfica, recursos limitados ou infraestrutura médica inadequada.

Além do tratamento direto de pacientes, os médicos rurais muitas vezes desempenham um papel importante na promoção da saúde comunitária, educação em saúde e prevenção de doenças. Eles podem trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como enfermeiros, assistentes médicos e trabalhadores sociais, para fornecer cuidados coordenados e abrangentes às comunidades rurais e indígenas.

Como funciona a Medicina em áreas rurais?

Os médicos rurais costumam enfrentar desafios únicos, como a escassez de recursos médicos avançados, longas distâncias para viajar até o hospital mais próximo e uma ampla gama de condições médicas devido a fatores ambientais, ocupacionais e socioeconômicos específicos das áreas rurais.

Eles podem ser generalistas, que lidam com uma variedade de condições médicas, ou podem se especializar em áreas específicas que são particularmente relevantes para as comunidades rurais, por atender uma grande parte das suas necessidades, como Medicina da Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria.

Quais são os principais desafios enfrentados pela Medicina Rural?

Os esforços já realizados levaram ao desenvolvimento de várias instituições de apoio aos médicos que decidem atuar nos locais remotos, mas ainda é importante aumentar os investimentos destinados à saúde rural. Esse campo é carente de profissionais da saúde, apesar de contar com centros de pesquisa que ajudam a fornecer soluções. Veja outros desafios:

  • algumas vezes, você será o único médico em um raio de quilômetros, e precisará estar pronto para atender a qualquer momento;
  • os profissionais da saúde no interior do Brasil presenciam lesões no campo que raramente são vistas na cidade, como aquelas causadas por equipamentos agrícolas ou animais selvagens;
  • é preciso abordar todas as áreas da Medicina, desde a triagem até a Pediatria, Obstetrícia, Cardiologia, Oncologia, entre outras;
  • nem sempre será possível fazer uma pausa total após o horário de trabalho, porque a qualquer momento seus serviços podem ser acionados por alguém da comunidade ou região rural em que atua;
  • é preciso compreender o contexto local antes de atender os pacientes, para que a comunicação seja mais efetiva, favorecendo que eles sigam às orientações médicas fornecidas nas consultas de acompanhamento, instruções pós-operatórias, uso de medicamentos e cuidados domiciliares.

Quais são as previsões para os próximos anos?

O número de médicos formados no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos. No entanto, ainda existe uma enorme desigualdade na fixação e distribuição desses profissionais da saúde no nosso país. Uma grande parte deles atua nas grandes cidades e capitais, enquanto as regiões rurais e no Norte há um déficit.

Em um futuro próximo, surgirão novas vagas para atuação em áreas rurais com o programa Mais Médicos, pois os governos têm ciência da necessidade desta população. Sendo assim, esse pode ser um segmento promissor para os estudantes que queiram fazer ou estão fazendo a faculdade de Medicina e para médicos iniciantes.

A Afya possui faculdades de Medicina em 5 dos 7 estados da região Norte, está no nosso DNA levar saúde para comunidades mais afastadas.

Quais são as vantagens de o médico atuar nessa área?

A Medicina Rural é uma carreira que oferece oportunidades que não estão disponíveis nas áreas urbanas. Os médicos que optam por trabalhar nas comunidades rurais atendem a uma enorme variedade de casos e experiências clínicas distintas. Existem vagas em muitos lugares, desde que você conclua o bacharelado e esteja disposto a mudanças. Veja algumas das vantagens!

Treinamento especializado

A prática da Medicina rural requer treinamentos especializados, realização de estágio clínico e a escolha de onde você deseja atuar. Afinal, você fará parte de uma nova comunidade e precisa se preparar para se colocar nesse mercado, aprendendo uma ampla gama de conteúdo e até mesmo sobre a cultura local. Em outras palavras, será um médico geralista, que vai atender de tudo um pouco.

Sensação de pertencimento

O estudante de Medicina que pretende prestar atendimento médico em áreas rurais precisa dedicar tempo para os estudos de casos que ocorrem nas zonas rurais. Com pouco tempo de atuação, os médicos passam a ter a sensação de pertencimento a nova comunidade e conhece praticamente todos os pacientes. Ele trabalhará em estreita colaboração com diferentes equipes de saúde.

Novos relacionamentos

Ao desempenhar um papel ativo no atendimento aos pacientes da região rural, o estudante de Medicina conhece pessoas e inicia novos relacionamentos. O médico terá situações interessantes para enfrentar e poderá lidar com problemas de saúde mais complexos. Afinal, quem reside em zonas rurais tende a buscar auxílio bem mais tarde.

Apoio profissional personalizado

Você vivenciará novas experiências, bem como receberá toda a orientação e o suporte que você nem imaginava que pudessem existir. Os programas de treinamento e apoio profissional personalizado são destinados para qualquer estudante que esteja considerando uma carreira rural.

Valorização das equipes

O atendimento médico em áreas rurais revela aos estudantes como funciona acesso aos cuidados de saúde para os membros das comunidades rurícolas. A exposição clínica é excelente e você recebe diversas responsabilidades, assim como é valorizado pela equipe. A população das zonas rurais é acolhedora e se conecta mais facilmente com os seus médicos.

Entendeu o que é Medicina Rural e seus principais benefícios?

Os médicos que decidem seguir essa carreira trabalham em estreita colaboração com as equipes de saúde e de Enfermagem para fornecer atendimento da mais alta qualidade aos seus pacientes. Se você optar por esse segmento, tem grandes chances de desenvolver uma excelente carreira profissional.

Quer receber mais dicas relevantes sobre o universo da Medicina? Então assine a newsletter e fique de olho em sua caixa de entrada do e-mail!