Inteligência artificial na medicina: quais os benefícios?
Tempos atrás, era algo restrito aos filmes futuristas ou de ficção científica. Atualmente, já faz parte da nossa realidade.
Com certeza você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial (IA). Em uma definição simples, Inteligência Artificial é a capacidade dos dispositivos eletrônicos funcionarem de maneira que lembra o pensamento humano.
Tempos atrás, era algo restrito aos filmes futuristas ou de ficção científica. Atualmente, já faz parte da nossa realidade e tem influenciado diversas especialidades da Medicina. Veja alguns benefícios:
Diagnósticos mais precisos e tratamentos eficientes
A formação de grandes bancos de dados é uma das características mais interessantes desse universo digital. A associação entre sintomas e doenças pode ser realizada por computadores, reduzindo o tempo e, simultaneamente, diminuindo os riscos de erros nesse diagnóstico.
Realização de cirurgias de alta complexidade
Realizar cirurgias de alta complexidade de modo menos invasivo é um super diferencial da Inteligência Artificial. O uso de robôs nesse tipo de cirurgia eleva as taxas de sucesso, além de possibilitar que o processo seja feito à distância em alguns casos.
Monitoramento de pacientes
Outro ponto positivo é a facilidade no monitoramento de pacientes. Pulseiras e relógios podem oferecer informações importantes do paciente, como a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e até a saturação de oxigênio para o médico, mesmo que eles não estejam no mesmo lugar.
Bom, agora ficou ainda mais claro o quanto a Inteligência Artificial já está presente no universo da saúde e o quanto ela ainda tem a contribuir. O curso de Medicina na Unigranrio Afya está em constante evolução, sempre de acordo com as inovações da área. Saiba mais em nosso site: 👉https://portal.unigranrio.edu.br/medicina👈