Graduação

Existe idade certa para fazer Medicina?

No artigo de hoje, reunimos alguns prós e contras de subverter o senso comum de que existe idade certa para fazer Medicina. Leia agora!

9
minutos de leitura

“Os 30 são os novos 20”. Você provavelmente já ouviu esta expressão alguma vez e, provavelmente, a sua reação foi de duas uma: revirar os olhos porque não se sente assim ou sentir uma breve sensação de esperança de que ainda há tempo. Bom, nós certamente não somos a favor da primeira opção e estamos torcendo para que até o final deste texto você tenha se apegado com todas as forças à segunda.

É quase certo dizer que todas as nações do planeta Terra têm seus próprios padrões de sucesso pré-estabelecidos e socialmente aceitos. No Brasil, por exemplo, há um consenso de que o ideal é entrar na faculdade logo após o ensino médio.

Nós, porém, reunimos alguns prós e contras de dar o primeiro passo rumo à carreira médica mais velho para você não pautar a sua decisão no senso comum. Depois, você mesmo poderá responder à pergunta: existe idade certa para fazer Medicina? Eis aqui as nossas ideias sobre esta questão!

Desvantagens de fazer Medicina com mais idade

  • Dependência financeira

Uma vez que as aulas acontecem durante o dia inteiro, não será possível conciliar um trabalho efetivo de 8 horas por dia com a faculdade de Medicina. Além disso, boa parte do seu tempo livre também será dedicada aos estudos para provas e debates de casos clínicos. Portanto, coloque na ponta do lápis todos os seus gastos fixos, projeções em relação aos materiais exigidos pelo curso, mensalidades e suas reservas financeiras antes de matricular-se.

  • Dificuldade para enturmar

Você provavelmente não será o único com idade acima dos 20 anos em sala de aula. Porém, não há como negar que haverá uma quantidade considerável de alunos recém-saídos do Ensino Médio e que isso talvez ocasione um choque geracional.

Em muitos momentos, esses jovens serão os integrantes do seu grupo de estudos, seus colegas de Liga Acadêmica e Internato, podendo até ser seu monitor em determinada matéria. Ah! E acostumar-se a ser comparado com os pais de seus amigos por não entender algumas gírias ou pelo seu próprio comportamento também pode acontecer, viu?

  • Sensação de retrocesso

Deixar um emprego para tornar-se estudante por tempo integral novamente não é algo simples de se lidar. Muitas vezes, esse recomeço traz consigo uma falsa sensação de retrocesso, como se houvéssemos perdido tempo em vez de termos ganho uma nova oportunidade. Na hora que se sentir assim, sugerimos ouvir a bela música de um ícone da MPB que diz assim:

“É sempre bom lembrar

Que um copo vazio

Está cheio de ar.”

- Gilberto Gil

Vantagens de fazer Medicina com mais idade

  • Maturidade

Alguma vez você já pensou que gostaria de reviver certas experiências da juventude, mas com a cabeça que tem hoje? Pois bem! Ninguém inventou ainda uma máquina para voltarmos no tempo. Então, o melhor que podemos fazer com as ferramentas que estão à nossa disposição é encarar a possibilidade de cursar Medicina aos 30 como a chance de aproveitar muito mais a oportunidade de fazer uma graduação.

  • Comprometimento

A maturidade é uma consequência do autoconhecimento adquirido com o tempo que, por sua vez, traz mais certeza às nossas decisões. Nesse sentido, estar certo de que realmente deseja construir uma carreira médica, pesando tudo que foi deixado para trás em prol deste objetivo e, principalmente, estar arcando com os custos dos próprios estudos fará com que você seja um estudante muito mais comprometido.

  • Saúde emocional

Saúde emocional é o nome dado à capacidade de controlar suas próprias emoções primárias: medo, amor, alegria, raiva, nojo, tristeza, assim como das que são derivadas destas. Não apenas graças às experiências vividas ao longo da vida, mas também por uma questão biológica, após a puberdade torna-se mais fácil desenvolver esta habilidade, devido à conclusão do desenvolvimento do córtex pré-frontal.

Logo, quando uma nota ruim vier de forma inesperada ou você não conseguir revisar todo o conteúdo que esperava em uma noite, sua capacidade de lidar com tais situações estará mais apurada aos 30 do que estava aos 17. Então, mais um ponto para a ‘idade avançada’.

  • Relacionamento interpessoal

A partir do momento que nos conhecemos e sabemos controlar melhor nossos sentimentos que, muitas vezes, dirigem as nossas ações, também se torna mais fácil compreender os outros. Isso significa que, apesar do choque geracional ser algo chato, você saberá superar este obstáculo e talvez até encontre maneiras de aprender com seus colegas na mesma medida em que os ensina, com amorosidade e paciência.

Pequenos passos

Nós não dissemos que seria fácil, pois de fato essa é uma decisão que mudará a sua vida para sempre. Mas decidir por começar ou não um curso de Medicina mais velho será mais fácil agora que você conhece melhor os pontos negativos e positivos que isso acarretará a curto, médio e longo prazo, não é mesmo?

De qualquer forma, fique atento ao prazo de inscrição do vestibular da AFYA. Garantir a sua vaga, enfrentando tamanha concorrência, com certeza, será um sinal de que a carreira médica é mesmo o seu destino. Então, inscreva-se já!