Como funciona o Fies para Medicina
Separamos todas as informações que você precisa saber sobre o programa e quais são as regras para pleitear uma vaga no Fies 2022. Leia agora!
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma das opções que os estudantes brasileiros têm para ingressar em uma graduação com a nota que obteve no Enem. Como o próprio nome indica, o objetivo do programa é facilitar o acesso à educação superior por meio de métodos específicos de financiamento.
Em 2022, foi aprovado um aumento de 22,8% para o Fies destinado aos cursos de Medicina. Ou seja, o novo teto cobre uma parte maior do custo semestral, fazendo com que as mensalidades a serem pagas pelo estudante durante o período de formação sejam menores ou não sofram grandes variações com possíveis reajustes.
Este valor se aplica tanto aos contratos em aberto quanto aos aditamentos de renovação semestral, que devem ser feitos duas vezes ao ano juntamente com a renovação de matrícula na faculdade. O prazo de inscrição para o próximo processo seletivo do Fies, referente ao 2º semestre de 2022, será de 9 a 12 de agosto.
A seguir, separamos todas as informações que você precisa saber sobre o programa e quais são as regras para pleitear uma vaga.
O que é o Novo Fies e o P-Fies?
Desde 2018, o Novo Fies reduziu a zero a taxa efetiva de juros para os estudantes que se enquadram na Modalidade I (ou modalidade Fies). Já para aqueles que se enquadram na Modalidade II e III (ou modalidade P-Fies), os juros variam de acordo com o banco contratado. Ainda assim, os valores são menores do que os encontrados no mercado por causa dos subsídios do Governo Federal.
- Modalidade Fies I: vagas a juro zero para estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos;
- Modalidade Fies II: destinado aos estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, custeado com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Modalidade Fies III: essa modalidade também é para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, mas é destinada a todas as regiões do Brasil e custeada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Quais são as condições do Fies?
Existem as parcelas de pagamentos que devem ser feitos durante a utilização do programa, isto é, durante o período de formação acadêmica, e aqueles referentes à amortização da dívida contraída nos respectivos anos. O valor a ser pago mensalmente é estabelecido pela universidade contratada e pode variar de acordo com os reajustes pré-fixados no contrato.
Depois de graduado, o beneficiário tem um mês para começar a pagar pelo financiamento feito, desde que possua renda. Caso o recém-formado não esteja empregado, a dívida será quitada inicialmente a partir de prestações mínimas, de acordo com o regulamento do CG-Fies.
Quem pode participar?
Além das exigências financeiras listadas acima, que incluem a necessidade de um fiador, o candidato só pode se inscrever caso tenha realizado alguma edição do Enem a partir de 2010; tenha feito mais de 450 pontos nas provas; e não tenha zerado a redação.
Passo a passo para inscrição no Fies 2022
1º Entre no site fiesselecaoaluno.mec.gov.br e clique em “Primeiro Acesso” para criar sua conta. Se já for cadastrado, faça o login.
2º Preencha os dados solicitados, incluindo o questionário socioeconômico e perfil familiar. Escolha também a cidade, o estado, o curso, a instituição e o turno em que você deseja estudar.
3º Envie sua inscrição e aguarde para ver se foi pré-selecionado.
4º Vá à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade para validar as informações em até 5 dias úteis.
5º Procure o banco responsável pela linha de crédito para levar toda a documentação exigida: identificação do candidato e do fiador, comprovante de residência e comprovantes de renda.
Resultado do Fies
A lista de aprovados no processo de seleção do Fies acontece em chamada única no site oficial, de acordo com a data prevista no cronograma. Na Modalidade I há lista de espera, pois às vezes o candidato pré-selecionado não atende aos critérios ou então desiste do financiamento. Já para as modalidades P-Fies não existe etapa de vagas remanescentes.
Quem pode ser o fiador do Fies?
Fiador é uma pessoa que aceita ser responsável pela dívida do financiamento caso o estudante não seja capaz de quitá-la por algum motivo.
Quem não precisa de fiador para participar do programa:
- Bolsistas parciais do Prouni que também contrataram o financiamento;
- Estudantes matriculados em cursos de licenciatura;
- Estudantes que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
Critérios para ser fiador do estudante:
- Não pode ser cônjuge ou companheiro;
- Não pode ser estudante beneficiário do Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc) que não tenha quitado o financiamento;
- Não pode ser cidadão estrangeiro;
- Não pode também estar usufruindo do Fies.
No ato da inscrição o estudante pode escolher entre a fiança convencional, em que são informados os dados de dois fiadores que tenham renda igual ao dobro da mensalidade do curso; e a fiança solidária, em que três a cinco pessoas da mesma instituição de ensino e que estudem no mesmo período, sem vínculo consanguíneo, se tornam fiadores de todos os outros do grupo.
O que é a nota de corte do Fies?
Assim como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Fies possui um número fechado de vagas a serem distribuídas, e a quantidade de candidatos interessados é sempre bem maior. Portanto, apenas os melhores colocados para o curso de Medicina de cada faculdade da rede privada são selecionados. E este sistema faz com que exista uma nota de corte, que nada mais é do que a nota (a mais baixa) do último candidato escolhido para o programa.
Enquanto as inscrições estiverem abertas, o estudante pode alterar quantas vezes quiser a opção de instituição de ensino. Por isso, é importante verificar as colocações diariamente, pois sua nota pode lhe garantir uma vaga em outro lugar à medida que mais pessoas entram no sistema.
Notas de corte das IES Afya para o Fies de Medicina
Abaixo, você encontra todas as notas de corte das nossas IES em 2021 para ter uma noção do que esperar. Confira:
- UniREDENTOR - RJ: 719, 80
- FASA Itabúna - BA: 721, 90
- FESAR - PA: 725, 48
- ITPAC Cruzeiro do Sul - AC: 725, 62
- ITPAC Palmas - TO: 729,14
- UNIDEP - PR: 729,88
- ITPAC Porto - TO: 732,06
- FIPGuanambi - BA: 740,34
- IPEC - PA: 743,90
- UNIVAÇO - MG: 743,90
- ITPAC Santa Inês - MA: 752
- FCM - PA: 752,94
- UniFipMoc - MG: 758,38
- ITPAC Fameg - PE: 759,58
- FMIT - MG: 762
- UNIPTAN - MG: 763,16
- FASA Vic - BA: 770,44
- IESVAP -PI: 771
Gostou deste conteúdo? Então, baixe agora nosso Manual da Carreira Médica. Com este material em mãos, você estará preparado para as próximas etapas após sua graduação!