Carreira e Mercado

Saiba quais são as 6 especialidades médicas em alta

Deseja entender melhor o panorama do mercado de Medicina? Confira este conteúdo e fique por dentro das especialidades médicas em alta!

10
minutos de leitura

O setor de saúde está entre os maiores mercados do mundo e se divide em diversos segmentos. Um dos mais promissores é a indústria farmacêutica e outro é a Medicina. Ambos são negócios interessantes para quem deseja se profissionalizar, tem visão de crescimento e pretende aproveitar as oportunidades que surgem com as demandas sociais.

A Medicina já passou por uma fragmentação e, com o avanço da tecnologia, tornou-se uma área muito abrangente. A inovação abriu espaço para a telemedicina e para a realização de estudos sólidos focados nesse setor que está em pleno avanço e oferece diversas oportunidades de investimentos.

Neste post, vamos explorar as principais especialidades médicas em alta. Gostaria de descobrir qual carreira se encaixa melhor ao seu perfil e está em alta na atualidade? Acompanhe a leitura!

Entenda o panorama do mercado de Medicina

A partir de 2018 houve um aquecimento no mercado de Medicina com diversas fusões e incorporações de grandes grupos que atuam na área da saúde. Esse desenvolvimento vem proporcionando a valorização de quem atua nesse setor, especialmente após o surgimento do Covid-19.

Observe abaixo mais detalhes sobre a busca por profissionais que atuam na gestão ou diretamente com os pacientes!

Contratação de equipes assistenciais

A demanda cresceu de forma significativa nos últimos anos. Os hospitais e clínicas médicas passaram por ajustes orçamentários e ampliaram seus quadros de profissionais.

As equipes assistenciais cresceram após um enorme volume de contratações de enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, profissionais de saúde ocupacional e muito mais. Além de pessoas, o avanço da tecnologia levou à aquisição de novos equipamentos.

Demanda por formadores de opiniões

Aumentou a procura por profissionais que têm habilidades para a participação na unificação de processos, gestão de equipe e fluxo de trabalhos. Há a necessidade de contratar pessoas que atuem e tenham competências para desenvolver as companhias de saúde, sejam formadores de opiniões e componham os times de gerenciamento para dar direção aos negócios.

Busca de especialidades médicas

A população está em busca de médicos especializados que tenham expertise em uma área específica. Diante disso, foram realizados investimentos na área de saúde por empresas ou clínicas de pequeno e médio porte para a construção de unidades e a oferta de serviços. Consequentemente, surgiu a necessidade de desenvolver linhas de especialidades médicas.

Foco na experiência do paciente

A jornada ou a experiência do paciente ganhou destaque e se tornou um diferencial competitivo nos últimos tempos. As clínicas médicas e os hospitais estão se movimentando para a criação de estratégias inteligentes, com o auxílio das tecnologias baseadas em dados.

A transformação digital possibilitou a alavancagem de novos negócios, com inclusão tecnológica e investimento de alto nível.

Formação de times multidisciplinares

As empresas da área da saúde estão contratando profissionais para a formação de equipes multidisciplinares para obter maior rentabilidade. É interessante desenvolver habilidades analíticas, realizar avaliações e utilizar metodologias e ferramentas específicas do setor de Medicina.

Os profissionais especialistas em genética e fertilidade também estão sendo requisitados para facilitar a reprodução assistida humana.

Adaptação ao trabalho remoto

Todos os setores estão sendo impactados pela possibilidade do trabalho remoto, inclusive a Medicina, que possibilita a contratação diferenciada e atendimentos via plataforma digital.

O panorama atual é de escassez de profissionais que tenham os mesmos objetivos, atuem alinhados e se adaptem com agilidade às soluções tecnológicas que surgem diariamente.

Conheça os principais benefícios de escolher o curso de Medicina

Os estudantes que optam por se graduar em Medicina possuem cada vez mais opções de boas faculdades espalhadas pelo país, tanto públicas quanto privadas.

Investir na educação médica permite a construção de carreiras gratificantes e traz outros benefícios. Confira alguns deles!

Impacto positivo na vida dos pacientes

Os treinamentos médicos permitem que os profissionais da Medicina ajudem os pacientes. Quem trabalha nessa área percebe que pode fazer uma diferença real na vida de uma pessoa. Por exemplo, quando os pacientes estão doentes, eles precisam de profissionais experientes para ajudá-los a se curar e reerguer. Os médicos causam um impacto positivo na vida dos outros.

Durante os programas de treinamento médico, os profissionais têm a oportunidade de ganhar experiência, obter conhecimentos e fazer novos estágios de trabalho em unidades de saúde. Muitos se apaixonam pela Medicina nessa fase ao perceber que fazem bem às outras pessoas. Profissionais prestativos podem mudar a rotina de seus pacientes para melhor.

Ainda que determinado paciente esteja lidando com uma condição médica favorável, profissionais de saúde amigáveis são capazes de oferecer informações valiosas. Os treinamentos para a área da Medicina requerem habilidade, paciência, persistência e um alto nível de empatia. O tato e a maneira de lidar com as pessoas, por meio de um atendimento humanizado, são diferenciais para os médicos.

Carreira com excelentes chances de crescimento

Os médicos aprendem como ajudar os pacientes a mudar para um estilo de vida mais saudável e podem desfrutar de muitas oportunidades de crescimento futuro em suas carreiras. Após concluir a faculdade, esses profissionais se deparam com uma ampla gama de possibilidades dentro de sua área. Existem mais de 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para escolher e aprender.

Como a assistência médica e os cuidados com a saúde fazem parte de um campo muito amplo e diversificado, você pode conduzir a sua carreira na direção desejada. Os estudantes de Medicina também podem escolher as instalações nas quais vão trabalhar, como em um hospital, um centro de atendimento de urgência, um laboratório de pesquisa, ou abrir um consultório médico.

Flexibilidade para trabalhar em qualquer lugar

A profissão de médico é necessária em todos os lugares do mundo. Isso significa que existem opções a nível global para você buscar durante a faculdade e após a formatura. Depois de estar formado e de fazer uma especialização, você poderá buscar oportunidades únicas em outros países para aprimorar a sua experiência de aprendizado profissional.

Um curso de Medicina de qualidade prepara os estudantes para atender a todos os requisitos de treinamento e legislações vigentes. Os professores são profissionais bem preparados para falar sobre os regulamentos estaduais aplicáveis ​​às áreas de treinamento específicas. Alguns programas médicos também oferecem flexibilidade com horários de aulas no período integral ou de meio período.

Auxílio na pesquisa médica

A Medicina está muito avançada, mas sempre há mais para aprender. Dentre as possibilidades da carreira médica após a faculdade, trabalhar com pesquisa médica é outra forma de ajudar as pessoas.

Nessa área, você poderá trabalhar com outros profissionais para fazer descobertas inovadoras, e desenvolver uma carreira em um laboratório médico pode ser a melhor escolha para quem deseja trabalhar nos bastidores.

Enfrentamento de desafios

Quem escolhe pela área da Medicina deve estar disposto a assumir novas responsabilidades aprendendo todos os dias. Os médicos enfrentam diversos desafios durante suas rotinas, conhecem novos pacientes, aprendem sobre causas e sintomas de enfermidades e condições subjacentes que exigem uma abordagem exclusiva. Cada dia é único e isso mantém a motivação para crescer.

Durante o curso superior de Medicina, os estudantes assumem diferentes responsabilidades e aprendem novas habilidades. Os médicos precisam trabalhar a comunicação, a anatomia, a terminologia médica e fazer registros de saúde dos pacientes.

Obtenção de experiência prática

O curso de Medicina possibilita o aprendizado prático em tempo real e auxilia os alunos a trabalhar as suas habilidades técnicas em aplicações reais. A prática normalmente ocorre em instalações de saúde afiliadas às instituições de ensino, especialmente em hospitais e na clínica-escola. É nesse ambiente que o estudante tem contato com os pacientes e com médicos mais experientes.

Remuneração no trabalho

As carreiras na área médica serão sempre necessárias, pois cuidar da saúde é algo que nunca pode parar. Além disso, devido ao envelhecimento da população, profissionais médicos estão em alta demanda. Sendo assim, a remuneração dos médicos é ótima e muito acima da média de outras profissões.

Um bom curso de Medicina fornece aos estudantes as habilidades necessárias para ingressar no setor da saúde, aumentam a segurança e os ganhos gradualmente. Conforme o profissional for se especializando a tendência é de salários ainda maiores.

Confira algumas oportunidades da carreira de Medicina

A área da saúde está em crescimento contínuo e os cursos de Medicina podem preparar os alunos para entrar em um mercado de crescente demanda. As faculdades de ciências médicas oferecem aos alunos uma chance valiosa para trabalhar as habilidades mais procuradas e permitem que eles se tornem profissionais competitivos ​​após a graduação.

A carreira de Medicina disponibiliza oportunidades no mercado farmacêutico, nos serviços de pesquisa clínica e nos atendimentos convencionais. Há uma enorme demanda para gestores de negócios personalizados, que queiram apostar em soluções inteligentes, integração e conexão com clientes.

As carreiras mais promissoras se relacionam com doenças raras, Cardiologia, Oncologia, Anestesiologia e saúde mental. Para se tornar um especialista em algumas destas áreas, é necessário cursar uma pós-graduação ou um programa de residência médica, que ajudam a aprimorar essas habilidades enquanto o profissional desenvolve novas habilidades e competências de sua profissão.

Veja as 6 especialidades mais procuradas pelos próprios médicos

A Medicina é uma ciência prática que envolve cuidados com os pacientes, a realização de prognósticos, o gerenciamento de diagnósticos, a prevenção de doenças, o tratamento de comorbidades, a redução dos sofrimentos e muito mais.

A área abrange uma variedade de práticas desenvolvidas para manter e restaurar a saúde. Veja a seguir as especialidades que estão sendo procuradas pelos médicos!

1. Clínica Médica

A Clínica Médica é uma especialidade que exige experiência prática de Medicina e um estudo exaustivo de assuntos médicos altamente técnicos. A atuação nessa área pode incluir observações diretas, análise de histórico clínico, investigações, exames, tratamento e manejo de pacientes.

O profissional que deseja se especializar em Clínica Médica precisa passar por mais 2 anos de estudo e treinamento após a formatura na graduação.

Como funciona

Esse é um serviço médico que oferece serviços ambulatoriais, além de diagnósticos, tratamentos terapêuticos e preventivos. A assistência pode ou não estar vinculada a um hospital, pois quem atua em clínica médica desenvolve práticas variadas.

Quais são as vantagens

Uma das principais vantagens desta especialidade é o conhecimento abrangente da Medicina, que perpassa por diversas áreas.

Por isso mesmo a especialização em Clínica Médica é considerado pré-requisito para diversas outras especialidades mais específicas. Ou seja, existem algumas especializações que exigem do médico a formação prévia em Clínica Médica. Podemos citar, por exemplo: Cardiologia, Gastroenterologia, Alergia e Imunologia, Pneumologia e Reumatologia.

Oportunidades de crescimento

Essa área oferece amplas oportunidades de crescimento, com o uso de softwares, aplicativos e tecnologias que aperfeiçoam a comunicação, a gestão empresarial e os resultados dos pacientes.

A clínica médica possibilita a realização da terapêutica digital, que é uma opção empolgante para quem realiza assistência médica à distância.

Áreas de atuação

Clínica Médica é a área indicada para quem deseja atuar com serviços de saúde mais gerais, mas diferentemente do médico que acabou de se formar na faculdades, que é considerado um médico generalista, estes médicos são especialistas.

Como a formação é ampla, os profissionais podem lidar com quem sofreu pequenos acidentes e fazer quase tudo o que é feito em um pronto-socorro ou acompanhar pacientes no consultório e analisar exames de rotina. Há alguns que preferem se concentrar em saúde mental ou prestar outros serviços de assistência. Enfim, a atuação é bem diversificada.

2. Pediatria

Pediatria é a área da ciência médica cujo foco está na saúde física e mental das crianças desde o seu nascimento até que se tornem adultos. Os cuidados pediátricos abrangem a prevenção e um amplo espectro de serviços de saúde, como o diagnóstico e o tratamento de doenças agudas ou crônicas.

Como funciona

O pediatra aprende uma disciplina que lida com as influências sociais, biológicas e ambientais sobre as crianças que estão em desenvolvimento. Essa especialidade visa a redução dos impactos das doenças e a disfunção no desenvolvimento durante a infância, questões anatômicas, fisiológicas, imunológicas, psicológicas, metabólicas etc.

Quais são as vantagens

A vantagem de ser um pediatra é se especializar no cuidado das crianças. O profissional faz diagnósticos, trata e oferece orientação preventiva sobre doenças infantis e lesões. É uma atuação gratificante para quem almeja trabalhar em hospitais, consultórios ou clínicas recebendo uma boa remuneração.

Oportunidades de crescimento

Um pediatra define com precisão o estado de saúde de bebês e crianças, então age como um consultor que fornece informações essenciais aos pais ou responsáveis. Nessa área, o médico pode se esforçar para a criação de ambientes acolhedores, apoiar as conquistas da família e orientar sobre desenvolvimento ou vida saudáveis.

Áreas de atuação

A pediatria inclui a orientação antecipada para pacientes e pais, assim como a educação sobre vida saudável. Desse modo, é possível atuar em nível comunitário para prevenir e solucionar problemas de saúde infantil, principalmente nas áreas de Hematologia, Neonatologia, Pneumologia, Ortopedia e Cardiologia.

3. Cirurgia Geral

A Cirurgia Geral é indicada para aqueles que gostam da ideia de estar em uma sala de cirurgia. Os cirurgiões são capacitados para realizar cirurgias para a cura de uma ampla gama de doenças, que exigem a capacidade de realizar procedimentos em várias regiões do corpo.

Além disso, são responsáveis por atender os pacientes antes, durante e após os procedimentos cirúrgicos. Esses médicos precisam fazer um treinamento específico para exercer a função, com duração média de 3 anos.

Como funciona

Os médicos da Cirurgia Geral são treinados para operar o sistema endócrino, a pele, os tecidos moles, a mama, o abdômen e os órgãos internos do corpo humano, como o sistema digestivo e o intestinal. Essa é a área que desenvolve o aprendizado em cuidados críticos cirúrgicos relacionados à oncologia, traumas, hérnias, apendicite, vesícula biliar etc.

Quais são as vantagens

Os cirurgiões gerais podem realizar cirurgias de todo o tipo, mas também podem se subespecializar em determinados tipos de cirurgia, como tratamentos de queimaduras, cirurgia plástica ou câncer. Esses médicos praticam os procedimentos, recebem uma educação bastante ampla para desempenhar o seu papel e têm flexibilidade para trabalhar em diversas configurações, como em plantões ou escalas fixas.

Oportunidades de crescimento

As perspectivas de trabalho e de crescimento profissional na área de Cirurgia Geral são ótimas. Os cirurgiões são bastante requisitados nos hospitais públicos e particulares e, em função dos conhecimentos aprimorados, enfrentam um mercado menos competitivo do que as demais áreas da Medicina. Eles podem se destacar mais facilmente que seus colegas de profissão.

Áreas de atuação

Cirurgiões podem atuar em várias áreas, por exemplo, com pacientes em doenças terminais, cuidados paliativos e controle da dor, deficiência nutricional e de quem luta contra condições crônicas. Os profissionais podem dar aconselhamento e apoiar as decisões no fim da vida de uma pessoa, lidar com obesidade mórbida, distúrbios metabólicos e muito mais.

4. Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e Obstetrícia (GO) é uma especialidade médica que abarca duas subespecialidades para a manutenção da saúde do sistema reprodutor feminino, como útero, ovários e mamas. Trabalham com fatores relacionados ao sistema hormonal, à menstruação e gestação, parto e pós-parto.

Como funciona

Os ginecologistas obstetras são treinados para fazer procedimentos diferentes, tratar a fertilidade, realizar cesarianas e efetuar cuidados gerais pós-natal. Eles também resolvem problemas do trato urinário, condições uterinas, rastreio de doenças sexualmente transmissíveis, câncer do colo do útero e atuam nas UTIs Neonatal e Pediátrica.

Quais são as vantagens

Um dos maiores benefícios de trabalhar com obstetrícia e ginecologia é a variedade de tarefas e de especialidades que o médico pode desenvolver. Essa rotina permite que você trate vários tipos de pacientes e tenha um espaço interessante no mercado de trabalho. Um obstetra e ginecologista também pode fazer as tarefas clínicas e procedimentos minimamente invasivos.

Oportunidades de crescimento

As oportunidades de crescimento são enormes, já que esses especialistas também fazem algumas operações abdominais. É possível atender muitos pacientes em curto, médio e longo prazo para alcançar diferentes objetivos, como ajudá-los a aumentar a família ou evitar a gravidez indesejada. Você poderá atuar em organizações de saúde diversas, clínicas e hospitais.

Áreas de atuação

A Ginecologia cuida da saúde da mulher desde a primeira menstruação, por meio de consultas e exames periódicos. A sua atuação vai desde o planejamento familiar, pelo uso de contraceptivos, até o acompanhamento de doenças crônicas como a síndrome do ovário policístico.

Já a Obstetrícia é voltada para mulheres grávidas, mas também lida com condições capazes de complicar a gravidez. A maioria desses médicos fazem parto assistido com o auxílio de instrumentos, cesarianas, intervenções cirúrgicas após aborto espontâneo e tratamento de sangramento anormal ou pólipos.

5. Anestesiologia

Um anestesiologista não é somente um médico que faz os pacientes dormirem antes das cirurgias. Isso é apenas uma parte do trabalho deles, pois na realidade trata-se de um profissional que atua nas operações em geral. Ele precisa cuidar do paciente durante toda a sua experiência cirúrgica: antes, durante e após o procedimento.

Como funciona

O anestesiologista faz um exame pré-operatório ou uma avaliação antes de o paciente ir para a sala de cirurgia. Dependendo do tipo de procedimento a ser realizado e conforme o caso, a operação pode ser de emergência ou agendada. Esses profissionais fazem um exame físico, revisam os resultados dos exames laboratoriais e muito mais.

Quais são as vantagens

Os pacientes costumam conversar com o anestesiologista para entender o que vai acontecer após o procedimento. Essa área oferece segurança e um salário competitivo porque esses profissionais são indispensáveis em todos os centros cirúrgicos. Afinal, eles são especialistas em aplicar anestesias, gerenciar e monitorar os pacientes durante as cirurgias.

Oportunidades de crescimento

As condições gerais de trabalho para anestesiologistas são muito boas e possibilitam a alavancagem de uma carreira médica. Trata-se de uma escolha apropriada para quem assume grandes responsabilidades e também uma opção a ser considerada se as suas metas se encaixam na realização de planos anestésicos e bloqueio da dor.

Áreas de atuação

A prática da Anestesiologia é eficaz e faz parte de outras áreas de conhecimento dos profissionais de Medicina. O anestesiologista utiliza alguns anestésicos inalatórios, tópicos, vasopressores e outras drogas que precisam ser associadas para o sucesso pós-operatório.

6. Ortopedia e Traumatologia

A Ortopedia e Traumatologia é a área que trata lesões traumáticas nos músculos, ossos, tendões e articulações que trazem desconfortos congênitos ou adquiridos ao longo da vida. As áreas ajudam a desenvolver soluções para corrigir ou prevenir deformações ou traumas do sistema musculoesquelético, manter a função da coluna e dos membros do corpo.

Como funciona

Essa especialidade também estuda doenças degenerativas, como a osteoartrite, as malformações ósseas e as lesões tumorais ósseas. Os ortopedistas e traumatologistas são responsáveis por tratar fraturas, ossos quebrados e outros danos físicos. Eles tratam a osteoporose, dores nas costas, nas articulações e nos joelhos decorrentes de esforço excessivo e lombalgia.

Quais são as vantagens

Entre as principais vantagens de atuar com Ortopedia e Traumatologia é a possiblidade de fazer correções de urgência em pacientes que sofreram lesões múltiplas. Os profissionais dessa especialidade conseguem desenvolver estratégias para a redução dos danos provocados por acidentes, além de curar feridas e fazer tratamentos intensivos.

Oportunidades de crescimento

Os médicos dessa área podem trabalhar em conjunto com os cirurgiões gerais e os cirurgiões ortopédicos. Na maioria dos centros de Medicina Regenerativa, esses profissionais são essenciais para tratar definitivamente as fraturas, colocar talas, auxiliar nos procedimentos que exigem reduções e fixações externas, entre outros cuidados práticos.

Áreas de atuação

Esses médicos têm uma compreensão da composição dos ossos, periósteos e cartilagens. Eles utilizam métodos diagnósticos, profiláticos e terapêuticos que são aplicados ao sistema musculoesquelético, bem como ajudam na reabilitação de pacientes que sofreram lesão medular. Os ortopedistas e traumatologistas avaliam tumores ósseos, aspectos clínicos e infecções.


E aí, qual das especialidades médicas em alta você vai escolher?

Agora você já sabe quais são as 6 especialidades médicas que estão em alta! Cada uma delas oferece benefícios para quem tem como objetivo iniciar uma carreira médica de sucesso.

Mas não se esqueça que existem outras tantas oportunidades na Medicina: Medicina do Trabalho, Psiquiatria, Dermatologia, Cardiologia etc. Escolha com atenção e dê início a uma nova jornada de aprendizado.

Gostou deste conteúdo? Então assine a newsletter e receba novidades e artigos interessantes em sua caixa de entrada!